Tecnologia

Ronda Universitária da PM leva mais segurança ao entorno instituições

Com infirmações da Secom
Da Redação , Salvador | 25/06/2017 às 19:52
Ronda de moto
Foto:

Estudantes das instituições de ensino superior da capital baiana estão mais seguros para freqüentar seus cursos. A Polícia Militar da Bahia lançou a Ronda Universitária em solenidade realizada na sede do comando-geral, o Quartel dos Aflitos. O comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, fez a entrega de 24 motos, duas viaturas e uma base móvel. São destacados para a atividade 50 policiais por dia.
 
Segundo o coronel Anselmo Brandão, houve um período de teste de três meses da Ronda Universitária. “Neste período, fizemos várias prisões, mas o mais importante é a prevenção. Os reitores e diretores têm demonstrado o quanto reduziu a criminalidade no entorno dessas instituições. Este trabalho será permanente, principalmente no horário mais crítico, nos pontos de ônibus, próximo ao metrô. É uma proposta do governador Rui Costa que complementa as rondas na Escola e Maria da Penha”.
 
Para o vice-presidente da Fundação Visconde de Cairu, Fernando Henrique Oliveira, a sensação de segurança e tranquilidade permitem inclusive que os estudantes melhorem o rendimento. “A nossa faculdade fica no bairro dos Barris, e antes da implantação do serviço, tínhamos vários casos de assalto. A região é de área comercial, e à noite fica muito deserta. Depois desse sistema melhorou muito. Este ano ainda não tivemos a notificação de nenhuma ocorrência”.
 
Diretor do Campus Fratelli Vita, do Centro Universitário Estácio da Bahia, Yuri Ganem afirma que a parceria com a PM já existe há algum tempo. “A Polícia Militar nos procurou informando da existência desse serviço. São três campi beneficiados, com quase 15 mil alunos. Há um alinhamento em questão de horários, turnos, o acesso à Polícia Militar é muito fácil, então isso surte muito efeito. A gente se sente muito mais seguro”.