Tecnologia

INCÊNDIO EM LONDRES: 12 mortos. Morador fala em assassinato em massa

Policia estima que ainda há muitos mortos no prédio destruído pelo fogo
Da Redçaão , Salvador | 14/06/2017 às 18:35
Policia recolhe mais um corpo
Foto: PA
m incêndio, que se estendeu por toda a madrugada, destruiu um prédio residencial de 24 andares em Londres, nesta quarta-feira (14/06). Cenas de horror se passaram no conjunto habitacional popular Grenfell Tower com cerca de 120 apartamentos, localizado no oeste da capital britânica. Para uma associação de moradores do edifício, uma tragédia anunciada.

Enquanto autoridades confirmam ao menos 12 mortos e dezenas de feridos encaminhados a hospitais, moradores e testemunhas relataram cenas de pânico, acusaram a prefeitura de omissão e criticaram a atuação de bombeiros e policiais. As causas da tragédia não estão claras, mas moradores irritados disseram que advertiram repetidamente sobre os riscos de um potencial incêndio. Um residente garante que o alarme de incêndio não acionou.

    REMOÇÃO DE CORPOS

   FIREFIGHTERS estão removendo corpos da Grenfell Tower, pois advertiram que não esperam encontrar ninguém vivo dentro do prédio destruído após o inferno devastador da noite passada.

Pelo menos 12 pessoas foram mortas e 18 outras estão lutando por suas vidas, pois temem que dezenas de moradores tenham morrido.
   Residentes desesperados foram vistos atirando-se do prédio, pulando para suas mortes enquanto tentavam escapar de serem queimados vivos.

Um bebê foi apanhado depois de ser jogado do nono andar, enquanto alguns residentes frenéticos amarraram lençóis juntos em uma tentativa grosseira de escapar da chama em rápido crescimento.

Imagens arduas mostram sombras de moradores presos dentro de suas casas, como testemunhas ouviram pessoas gritando de ajuda quando se debruçaram para fora das janelas.
  
Uma mãe enviou uma mensagem de vídeo angustiante para seu melhor amigo chorando "me perdoe todos, adeus" enquanto estiveram presos no 23º andar.

Acredita-se que outro residente tenha enviado um Snapchat do interior do bloco da torre em chamas dizendo aos amigos: "Pessoas que não consigo sair".

Denise Bloomfield, de 37 anos, que foi evacuada de um apartamento próximo, disse: "Você podia sentir o calor de onde você estava parado. Era assustador. Era como assistir a um filme.

"As pessoas eram como zumbis em pijama. Não era real".

Ela olhou por sua janela e "viu todo o prédio em chamas e as pessoas gritando por ajuda".

Ela disse: "Havia pessoas que estavam apenas sobrevivendo ... e esperando que o fogo os levassem, apenas esperando para morrer".

Uma mãe perturbada perdeu sua filha de 12 anos depois de soltar acidentalmente a mão dela enquanto eles tentavam escapar pela escada preta, e os amigos disseram ao Mirror.
"Foi um assassinato em massa"

Edward Daffarn, um homem de 55 anos que morava no 16º andar, disse que o alarme de incêndio não disparou. "Tenho sorte de estar vivo. O alarme de fumaça de um vizinho disparou, e outro vizinho telefonou e me disse para sair", relatou. Daffarn acrescentou que os residentes se queixavam há anos no conselho da cidade de Londres sobre a segurança do edifício, mas sem sucesso. "Considero isso um assassinato em massa."

O prédio Grenfell Tower foi recentemente reformado a um custo de 8,6 milhões de libras. Os trabalhos foram concluídos em maio de 2016. A organização comunitária Grenfell Action Group vinha alertando as autoridades sobre o risco de incêndio no edifício e as inadequadas rotas de emergência desde 2013.

O grupo levantou preocupações sobre testes e manutenções de equipamentos de combate a incêndios e o bloqueio do acesso de emergência. "Todos os avisos foram ignorados. Nós prevemos que uma catástrofe como essa era inevitável e apenas uma questão de tempo", disse a organização por meio de um comunicado.