Tecnologia

Google lança exposições on-line com acervo histórico de moda

Na última quinta-feira o site ganhou uma seção voltada exclusivamente para moda
Nara Franco , Rio | 12/06/2017 às 22:39
Moda on-line de acervos históricos
Foto: Google
  Os acervos de museus como o d’Orsay, em Paris, e o MoMA, em Nova York, estão mais próximos do que imaginamos. Em um projeto que já dura seis anos, o Google vem digitalizando a herança cultural do planeta e disponibilizando todo o conteúdo gratuitamente na plataforma Arts & Culture. Ali você encontra imagens de obras de museus, galerias e institutos culturais de mais de setenta países. 

Na última quinta-feira o site ganhou uma seção voltada exclusivamente para a moda. São 20 mil peças de mais de 170 instituições que podem ser apreciadas em exposições virtuais com imagens de altíssima resolução e experiências de realidade virtual. 

Para quem estuda ou simplesmente gosta de moda, estão disponíveis criações de Karl Lagerfeld para as grifes Chanel e Fendi, modelos da espanhola Balenciaga e os sapatos de Salvatore Ferragamo usados por Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. 

Representando o Brasil, as galerias virtuais do Museu Carmen Miranda, do Museu da Moda Brasileira, do Museu Imperial de Petrópolis e do Instituto Moreira Salles. O Museu do Índio também foi incluído, com uma mostra sobre a origem e o misticismo das miçangas. 

“A ideia é mostrar que até mesmo o que nós vestimos é cultura”, afirma Alessandro Germano, diretor de parcerias do Google.

O Museu Carmen Miranda, no Parque do Flamengo, disponibilizou cinco exposições on-line sobre o vestuário da cantora. Batizado como “Miranda Look”, foi inspirado nas vendedoras de quitutes que se vestiam de baiana na Praça XI, no Centro. 

Entre os itens imperdíveis da mostra estão a roupa usada na homenagem que recebeu na Calçada da Fama, em 1941; as do filme Copacabana (1946), que a alçou ao posto de ícone da moda, e a indumentária de seu último show, em 1955. 

Museólogos e gestores de instituições culturais consideram a tecnologia desenvolvida pelo Google uma ferramenta poderosa no processo de democratização do acesso à arte. 

“Além de divulgar os museus, os tours e as galerias virtuais acabam estimulando as pessoas a visitar as exposições físicas”, avalia Marcelo Araújo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Pouco conhecido, o Museu da Moda 
Brasileira, que há anos está para ser inaugurado na histórica Casa da Marquesa de Santos, em São Cristóvão, oferece aos internautas uma interessante mostra on-line sobre a origem dos leques, por exemplo. O museu traz preciosidades como os registros do Baile da Ilha Fiscal, o último do império. Funcionavam como uma espécie de diário, onde as moças costumavam 
anotar o nome dos parceiros de dança em cada festa.