Tecnologia

IPAC lança canal no YouTube sobre momentos da cultura da Bahia

Manifestações religiosas e culturais serão mostradas
IPAC , da redação em Salvador | 27/03/2017 às 12:35
Afoxé Filhos de Gandhy
Foto: IPAC

    Imagens dos 376 anos da Festa de Santa Bárbara; o ‘candomblé de rua’ que comemora a abolição da escravatura no Brasil com a Festa do Bembé; os Desfiles dos Afoxés no Carnaval de Salvador que acontecem desde 1895; e as influências europeias, africanas e indígenas do centenário Carnaval de Maragojipe. Essas são riquezas culturais da Bahia que estão à disposição de todos os interessados em qualquer lugar do mundo a partir de hoje (27) via internet. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) que abre hoje o seu canal no YouTube: http://bit.ly/2n1mrVZ.
 
Os vídeos incluem o emocionante documentário de 52 minutos e formato Full HD sobre 10 terreiros de candomblé de Cachoeira e São Félix tombados pelo IPAC no Recôncavo baiano. A história da Festa da Boa Morte, irmandade de mulheres negras que se transfere de Salvador para Cachoeira em 1820, também pode ser encontrada no canal. Educação Patrimonial para crianças através de personagens criados por designers do IPAC e a reabertura do Passeio Público, em Salvador, são outros vídeos à disposição no canal do YouTube, ou o projeto ‘Rota dos Museus’ produzido pela #IncubadoraIPAC.
 
REFERÊNCIA NACIONAL – Segundo o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, o Instituto é considerado referência nacional por ser um dos primeiros órgãos estaduais a atuar no segmento do patrimônio cultural no Brasil. “Ao completar 50 anos de existência no mês de setembro (2017), o instituto confirma sua política pública integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos, desenvolvendo ações no âmbito da preservação dos bens culturais e na difusão do conhecimento”, afirma João Carlos.
 
O gestor estadual ressalta que o canal no YouTube é mais uma ação para disponibilizar os produtos do IPAC para a população. “O conhecimento científico produzido por nossos especialistas deve ser disseminado para a sociedade e não ficar guardado apenas para uso da gestão”, lembra João Carlos. O IPAC também disponibiliza seus livros para download: http://goo.gl/CDv6q3. “Estamos abertos para parcerias com instituições públicas e privadas que desejem reeditar e relançar essas publicações, dentre outras possibilidades com produtos do IPAC”, completa.
 FOLDERS, GUIAS e BIBLIOTECA – Criado em 1967, o IPAC coordena a política pública estadual dos bens culturais (materiais e imateriais) e está responsável pelos principais museus na Bahia: www.ipac.ba.gov.br/museus. Mapas, cartilhas, guias e folders de museus e dos bens culturais baianos também são disponibilizados no link http://goo.gl/5WFPFH. Relatórios anuais (http://goo.gl/6VJvB8) e Livros de Bens Móveis (http://goo.gl/fPqEp3) estão igualmente na lista. O acervo da Biblioteca do IPAC, especializada em cultural, arte, arquitetura e restauro está disponível para consulta no link: http://biblio.ipac.ba.gov.br.
 
Os interessados podem conhecer os museus do IPAC na visita virtual: https://goo.gl/HriC4J. Informações sobre livros do IPAC estão disponíveis no Centro de Documentação e Memória (Cedom, Rua Gregório de Mattos, nº29), no Pelourinho, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12 e 13h às 17h. Contatos: (71) 3116-6945, coad.ipac@ipac.ba.gov.br e cepa.ipac@ipac.ba.gov.br. Fique informado: www.ipac.ba.gov.br, facebook Ipacba Patrimônio, twitter @ipac_ba e instagram @ipac.patrimonio.