Tecnologia

Mais de 80 mil foliões usaram serviço mototáxi, estima a PMS

Um bom serviço
Da Redação , da redação em Salvador | 25/02/2017 às 12:49
Rápido, eficiente e barato
Foto: PMS
A Prefeitura estima que mais de 80 mil pessoas já foram transportadas no Carnaval deste ano por mototaxistas. Esse ano, cerca de 15 mil motociclistas estão circulando nos principais circuitos da cidade. Os destinos mais solicitados pelos usuários são Rio Vermelho, Liberdade e Brotas. A atividade está em fase de regulamentação pela Prefeitura, que criou, através da Secretaria de Mobilidade (Semob), uma via exclusiva para mototaxistas na Av. Centenário, sentido Barra, até a Rua Deocleciano Barreto. O outro ponto para embarque e desembarque está localizado na Praça do Sol, em frente ao ISBA (Av. Oceânica).

No carnaval passado, antes da regulamentação da profissão, apenas sete mil mototaxistas trabalharam na folia, transportando 220 mil pessoas. O presidente da Associação dos Mototaxistas Profissionais do Estado da Bahia (Asmob), Adailson Couto, destacou que organização é a frase do momento. “Foram anos de luta e, pela primeira vez na história do motatáxi de Salvador, não somos mais vistos como marginais, graças à regulamentação e organização da categoria’’, disse.

“Pela primeira vez nós temos uma via exclusiva durante o Carnaval. Isso facilita para o folião e para o mototaxista”, acrescentou, empolgado, o presidente do Sindicato de Mototaxistas de Salvador, Henrique Baltazar da Silveira, sobre as vias exclusivas para esses profissionais

O folião que precisar seguir da Avenida Sete para a Barra conta com um acesso mais tranquilo com os mototaxistas. O objetivo da gestão municipal é dar maior segurança, além de permitir fluidez ao tráfego durante os dias de festa, em decorrência do grande número de profissionais dessa modalidade durante o período carnavalesco.

A Superintendência de Trânsito (Transalvador) recomenda ao folião que verifique antes de embarcar no mototáxi as regras de segurança e legalidade no trânsito, como o uso de equipamentos de proteção, como capacete, além da regularidade da habilitação do condutor e documento do veículo.