Tecnologia

BAHIA JÁ COMPLETA 10 anos na telinha e mantém JORNALISMO DA IGUALDADE

Dez anos na telinha dando espaço a todos os segmentos do Estado
Tasso Franco , da redação em Salvador | 08/12/2016 às 11:50
BAHIA JÁ, jornalismo da igualdade
Foto: BJÁ
  O site Bahia Já completa 10 anos de existência neste 8 de dezembro. Fundado em junho de 1996, graças a orientação do então gerente industrial de A Tarde, Antonio Martins, contratamos os serviços da web-design Adrina Cavalcante, em Brasília, e começamos a testar os primeiros formatos na telinha do computador em setembro deste mesmo ano. Foiram dezenas de simulações e ajustes até que, no dia 8 de dezembro, entrou no ar definitivamente.

   Naquela época exisitam poucos blogs e sites na Bahia e hoje, somente de noticias, são mais de 1.000 nos 417 municípios do Estado. Uma tendência que vem se acentuando e cresce a cada ano, ainda que alguns 'morram' pelo caminho, outros mudam de trajetória e a vida segue. 

   Durante esse período de dez anos o BJÁ já fez três reformas no seu design, cortou algumas editorias, acrescentou outras, reduziu o seu quadro de colaboradores e integrou-se a rede social com o facebook e twitter. Para o jornalista Tasso Franco, 71, que dirige o site, "não é uma tarefa fácil porque a concorrência é intensa, algumas midias institucionais da Bahia são seletivas e antidemocráticas, a iniciativa privada abomina webs que focam na política, mas, sobrevive-se".

   Franco diz que não adiante se queixar e vai mantendo o site com muito esforço e dedicação. "Estamos há 10 anos no ar e nunca deixamos um dia sequer sem atualizações e sem noticias para nossos leitores" frisa o jornalista destacando que a trajetória do BJÁ seguirá a mesma dando informações de todos os segmentos políticos e dos acontecimentos da Bahia, sem discriminações.

   O site mais uma vez foi premiado neste 2016 com o Troféu Armando Lobarci como o de melhor cobertura política na Assembleia Legislativa, prêmio que será conferido no próximo dia 19. A escolha foi feita por voto secreto dos 63 deputados que compôem a Assembleia.

   PLANOS PRESENTES

   O jornalista Tasso Franco diz que o site não tem planos para o futuro e sim para o presente, o dia a dia, e vai se ajustar as novas tecnologias na medida em que tiver condições financeiras para isso. 

   "Gostariamos de ter uma TV Bahia Já, mas, infelizmente não temos condições financeiras para isso. Daí que não adianta iniciar um projeto dessa natureza se não houver sustentabilidade".

   Nas redes sociais, o site tem, na atualidade, 42.560 seguidores - facebook, twitter - e ainda participa de grupos fechados e recentemente (há 3 meses) foi lançado um canal youtuber com Sêo Franco, el sincero, com dicas para bom viver à pessoas idosas.  

   "Criamos, ainda, extra-site o grupo I Love Salvador para abordar assuntos relacionados à capital abaiana, sua cultura e história - sem fins comerciais - e mantemos o site Crônicas da Bahia, o mais velho em literatura da Bahia, no ar desde 2003", finaliza o jornalista TF.