Tecnologia

UFF e UFRJ vencem o 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem

As peças criadas por estudantes universitários serão usadas no Passeio Ernesto Nazareth, em Santo Cristo, região do Porto Maravilha
Rafael Veloso , Rio de Janeiro | 07/12/2016 às 12:37
4º Desafio de Design Odebrecht Braskem
Foto: Divulgação

Aconteceu na noite desta segunda-feira (5), a cerimônia de premiação do 4º Desafio de Design Odebrecht Braskem, que mobilizou universitários a criarem novas soluções para mobiliários urbanos, utilizando o plástico como matéria-prima. Nesta edição, a primeira no Rio de Janeiro, com o tema central “Mobiliário urbano para espaços em transformação”, os vencedores foram da Universidade Federal Fluminense (UFF) na categoria Alimentação e Apresentações Artísticas, e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na categoria Trabalho e Descanso. A iniciativa é da Odebrecht e da Braskem, em parceria com o Rua City Lab.

Os grupos premiados apresentaram peças com design arrojado, que misturaram funcionalidade, sustentabilidade e inovação. Com a premissa de um “descanso na árvore”, a equipe Bosque, da UFRJ, quis oferecer aos cariocas um local para contemplar toda a beleza do novo cais, com um mobiliário sinuoso e de muita sombra. A estudante Vanessa Bernardes, uma das idealizadoras do projeto vencedor falou dos desafios na criação. “Para nós a fase de concepção do projeto foi a mais complexa. Conceber um projeto a partir de produtos produzidos pelos clientes da Braskem foi o momento mais tenso e divertido deste processo”.

Já o conceito adotado pela equipe ÒN, dos estudantes da UFF, foi o mergulho. Os bancos em formato de tubos criam a ideia de bolhas, que ao se juntarem formam um grande espaço para “se conectar e desacelerar”, como diz uma das criadoras do projeto, a estudante Juliane Rodrigues. Sobre a experiência de ter participado do Desafio, ela fala sobre os conhecimentos adquiridos. “Trabalhar com uma equipe competente expandiu meus horizontes na carreira”.

Cada equipe receberá um prêmio no valor de R$ 15.000 e terá suas peças instaladas no Passeio Ernesto Nazareth, em Santo Cristo,no Porto Maravilha, região que passa por processo de revitalização e tem como proposta oferecer à sociedade a sensação de pertencimento e apropriação do espaço público. Além dos projetos vencedores, cada categoria teve uma menção honrosa. A equipe Pilotis e Pires, ambas da PUC Rio, foram premiadas nas categorias Alimentação e Apresentação Artísticas, e Trabalho e Descanso, respectivamente.

Segundo a gerente comercial de polipropileno da Braskem, Mônica Evangelista, os participantes conseguiram criar peças inovadoras e sustentáveis que pudessem representar o Rio de Janeiro. “Por meio do projeto, os estudantes mergulharam em um intensivo conhecimento de novas técnicas, materiais e puderam estimular a criatividade ao se inspirar na beleza e cultura do Rio de Janeiro. Além disso, eles puderam aprender como o plástico é uma solução que atinge níveis de qualidade e flexibilidade únicos, diferenciais que podem ser mais explorados em mobiliário no Brasil.”

 

 A disputa

O Desafio contou com a participação de quatro instituições de ensino, com cursos tradicionais de Arquitetura e Design: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal Fluminense (UFF).  Foram 24 estudantes formando oito equipes no total.

Para se preparar, os alunos selecionados foram orientados pelos designers Augusto Seibel, Daniel Kraichete e Marco Maia por quatro meses. Durante esse período, os jovens foram capacitados com inúmeras palestras técnicas e treinamentos sobre as aplicações de produtos da Braskem, informações sobre Análise de Ciclo de Vida dos produtos, materiais e processos, tendências de design, empreendedorismo, captação solar entre outros. O projeto foi dividido em quatro etapas (entender, conceituar, conceber e finalizar), que desafiaram os jovens a repensarem o espaço público a partir da ressignificação dos materiais em plásticos, já produzidos por clientes da Braskem. A comissão julgadora foi composta por arquitetos e designers renomados, representantes da Braskem e da Odebrecht.

 

 

Sobre o Desafio de Design

O Desafio surgiu durante a elaboração do projeto de interiores do edifício sede da OR (Odebrecht Realizações) em São Paulo. Em vez de buscar arquitetos ou designers renomados, as empresas decidiram por um processo que envolvesse jovens talentos do design brasileiro. A proposta de utilizar o plástico como o material das peças de mobiliário da praça de convivência do edifício buscou mostrar a versatilidade dessa matéria-prima, inclusive em aplicações corporativas, e a possibilidade de seu uso de forma prática e sustentável, com seu menor impacto ambiental. Entre as principais vantagens do plástico estão redução de peso, facilidade no transporte, durabilidade, resistência e ergonomia, que permite trabalhar formas complexas. Além disso, o plástico é 100% reciclável.