Tecnologia

Exame prático de direção no Detran vai ter protótipo de bicicleta

A notícia foi comemorada pelo técnico em segurança do trabalho Bartolomeu Lima
Imprensa Detran , Salvador | 22/09/2016 às 23:19
Exame prático de direção no Detran vai ter protótipo de bicicleta
Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou nesta quinta-feira (22), data em que é comemorado o Dia Mundial Sem Carro, que o órgão irá implantar o protótipo de bicicleta nos exames práticos de direção, ainda este ano.

A notícia foi comemorada pelo técnico em segurança do trabalho Bartolomeu Lima, 50 anos, que durante a semana faz o percurso em Salvador, entre os bairros de Marechal Rondon e a Barra, de bicicleta. Ele disse que não trocaria a bike por um carro, mas admite que enfrenta grandes dificuldade para pedalar na capital baiana. "O nosso espaço não é respeitado e a qualquer momento podemos sofrer um acidente", relatou.

O ciclista e outros representantes do segmento participaram hoje do Encontro Técnico do Grupo de Trabalho de Ciclismo, no Centro Empresarial Iguatemi, em uma das ações da Semana Nacional de Trânsito. O grupo foi criado em 2015, por meio de uma iniciativa do Detran, e reúne órgãos de trânsito e segurança e entidades do modal de transporte não motorizado.

De acordo com o diretor de Educação para o Trânsito do Detran, professor Eliezer Cruz, o evento promoveu uma reflexão sobre a infraestrutura cicloviária na cidade e apresentou propostas para o setor. "Defendemos a educação como prioridade, o planejamento urbano, a regulamentação de equipamentos de proteção para os ciclistas e fiscalização dos condutores de veículos motorizados, com viés de atenção para a bicicleta," pontuou.

Apresentando o painel "Segurança para o ciclista", a engenheira industrial e representante da WRI Brasil - Cidades Sustentáveis, Rafaela Machado, fez um alerta sobre o modelo do sistema cicloviário do país. "Não podemos transformar as nossas cidades em locais onde não possamos ter falhas humanas, porque a nossa infraestrutura precisa prever as distrações no trânsito. Nenhuma vida deve ser perdida nesse sentido. Outro ponto importante é a diminuição da velocidade nas vias urbanas, que precisa ser revista, além da divisão do espaço, de forma igualitária, entre todos que compõem o trânsito".