Tecnologia

Bahia é destaque no mercado audiovisual com dois projetos aprovados

Projetos são os primeiros do estado selecionados através do PRODAV 01

Lima Comunicação , Salvador | 20/06/2016 às 17:04
A Agência Nacional de Cinema (Ancine) aprovou por unanimidade os projetos das séries “A CHAVE” e “Criativos.br - Moda e Identidade”, da TêmDendê Produções. Selecionados através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro – PRODAV 01 os projetos serão financiados integralmente pela Ancine. Os programas serão exibidos pelas TVs Aratu da Bahia e Tambaú, da Paraíba, ambas afiliadas do SBT em seus estados.

“A Chave” e “Criativos.br - Moda e Identidade” são os primeiros projetos da Bahia aprovados pela Ancine no PRODAV 01, desde de 2014. Em toda a região nordeste apenas seis projetos, incluindo os dois baianos, foram aprovados na modalidade.

Em sua segunda temporada a série “A Chave” retoma o tema da educação no Brasil e faz um mergulho no universo do ensino e seus desafios através dos olhares de professores brasileiros.

Já a primeira temporada de Criativos.br mergulha no universo da moda brasileira e viaja por sete estados do país para investigar elementos da economia criativa das regiões visitadas,  desvendando artistas e profissionais que compõem as cenas de moda locais.

A produção de conteúdo independente tem tido grande destaque e relevância no atual cenário e é o principal foco da TêmDendê Produções, conforme explica a diretora de conteúdo Vânia Lima. “A aprovação desses dois projetos no Prodav inicia uma nova jornada na TêmDendê. Acreditamos que investir em conteúdo regional é uma excelente oportunidade não só de negócios, mas de revelar um Brasil através de suas diversas vozes e trabalhamos firmemente neste caminho desde 2010”.

Na avaliação de Pablo Reis, diretor de programação da TV Aratu, é muito importante que a Bahia se consolide nesse segmento de produção audiovisual independente. “Para nós é gratificante saber que a Aratu é a primeira emissora aberta do estado a ter um projeto aprovado nessa modalidade, o que reforça a nossa proposta e compromisso de estar cada vez mais próximo do cidadão e agora também das produtoras independentes para fazer uma programação com ainda mais qualidade”, explica o diretor.

Vânia Lima concorda com a avaliação do diretor de programação da TV Aratu e defende que o investimento em produção regional é uma conquista não só para as empresas, mas para todo o ciclo produtivo. “Apesar de a TêmDendê já manter relações com canais nacionais, a aprovação desses dois projetos inicia um trabalho com as regionais em diversos estados. Nesse modelo não apenas as empresas que produzem conteúdo e os canais que os exibem ganham. O público também sai ganhando porque tem acesso a produtos de qualidade. Portanto, a regionalização é uma oportunidade de mostrar o mercado brasileiro audiovisual nas regiões e essa é uma vitória do mercado regional”, conclui.