Tecnologia

Coelba entrega Ecotecas em Barreiras e Simões Filho

A doação das Ecotecas para escolas municipais da rede pública tem como objetivo contribuir para a educação em Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, Barreiras e Simões Filho
Imprensa Coelba , Simões Filho | 26/11/2015 às 19:33
Coelba entrega Ecotecas em Barreiras e Simões Filho
Foto: Divulgação

Depois dos municípios de Juazeiro, Itabuna e Vitória da Conquista, esta semana foi a vez de Barreiras e Simões Filho receberem a doação da “Ecoteca – A Biblioteca Ecológica”, feita pela Coelba, empresa do Grupo Neoenergia.  Amanhã (27/11), às 15h, será realizada a entrega à Escola Municipal Antônia Gonçalves de Souza, em Simões Filho, com as participações do Secretário de Educação, Jorge Sales, e da gestora de Atendimento da Coelba em Simões Filho, Adriana Teodório. Ontem, 25, aconteceu a cerimônia de entrega na Escola Municipal Padre Vieira, em Barreiras. A Ecoteca é uma ação patrocinada pela Coelba por meio do FazCultura, e foi desenvolvida pela Rede Educare - organização que, desde 2007, cria, desenvolve e implementa projetos educacionais, culturais e socioambientais.

A Ecoteca é uma biblioteca diferente. Totalmente ecológica, é fabricada em uma estrutura revestida com placas de resíduos de caixinhas de leite e suco e tubos laminados de creme dental. O acervo que ficará para a Escola Padre Vieira conta com 300 livros de literatura infantil, infanto-juvenil e livros-brinquedos das mais importantes e conceituadas editoras brasileiras. O objetivo é que sirva de instrumento de estímulo à leitura e auxilie nas atividades educacionais.

Além dos livros, também fazem parte do acervo 100 filmes em formato de DVD, com curta, média e longas metragens e animação, além de equipamentos de projeção, sonorização e exibição de filmes. Segundo dados da Rede Educare, no Brasil, existem mais de 125 mil escolas sem biblioteca. Cerca de 69% da população nunca leu um livro e 83% dos municípios do país ainda não possuem salas de cinema ou outra forma de projeção cinematográfica.

A Ecoteca esteve nos cinco municípios entre setembro e novembro e, neste período, atendeu mais de 5,5 mil alunos de 100 escolas municipais com atividades lúdicas e orientações sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica. À noite, foram exibidas sessões de filmes para alunos das escolas municipais com educação voltada para jovens e adultos e para a comunidade.

O projeto Ecoteca está ancorado na política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia, que adota o modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor ao negócio e a contribuição para uma sociedade sustentável.