Tecnologia

Crianças do sertão aprendem sobre o uso correto da faixa de domínio

A campanha é uma realização da Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela UFV
Gestão Ambiental da BR-235/BA , Salvador | 15/06/2015 às 14:08
Atividade nas escolas
Foto: Gestão Ambiental da BR-235/BA

Alunos de sete escolas do sertão baiano, que ficam a margens dos quatro Lotes em obra da BR-235/BA, tiveram uma matéria diferente entre os dias 9 e 11 de junho. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental da BR-235/BA, levou para as crianças uma aula interativa sobre o uso correto da faixa de domínio de rodovias.

            A faixa de domínio são as áreas laterais da pista, que pertencem ao estado (patrimônio público), assim como a rodovia. Na sala de aula, foram explicados, por meio de vídeos e dinâmicas, sobre o seu uso permitido para fins comercial, residencial e entre outros durante a fase de construção e após o término das obras de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA.

            “Foi explicado em sala de aula que na faixa de domínio são permitidas a instalação ou obras de tubulação de petróleo e seus derivados, gás, água e esgoto, transmissão de dados, como telefonia e outdoor, energia elétrica, além de outros a critério do DNIT, como postos de fiscalização, abrigos de passageiros, pontos de ônibus e entre outros” destaca Glaucia Suêrda que ministrou a atividade juntamente com Mateus Mota, ambos engenheiros ambientais.

            Os alunos agradeceram pela oportunidade de expansão dos seus conhecimentos. “Muito bom vocês estarem na minha escola. Gostaria que vocês voltassem todos os dias, se fosse possível” diz com alegria o estudante da Escola Municipal Heráclito de Carvalho, Yuri, de 10 anos.

            A atividade é feita em parceria entre os Programas de Educação Ambiental e de Regulamentação e Controle da Faixa de Domínio, que pertencem a Gestão Ambiental da BR-235/BA, executada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) por conta do Termo de Cooperação assinado com o DNIT.

            A faixa de domínio da BR-235/BA tem 70 metros, 35 para cada lado. Essa medida é variável para menos, de acordo com o local onde a obra será realizada. O projeto de Implantação e Pavimentação da BR-235/BA representa um investimento de cerca de R$ 420 milhões. Com a pavimentação dos 283,3 quilômetros em obra, haverá incremento no transporte de cargas e pessoas, além do turismo histórico e ecológico que também devem aumentar.