Tecnologia

UNIFACS representa o Brasil em prêmio internacional de robótica

Estudantes de Engenharia estão entre os seis melhores do mundo e vão concorrer ao Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia Robótica
UNIFACS , Madri | 29/04/2015 às 11:48
Érica Bezerra, Diogo Vilar, Rodrigo Andrade e Anderson Cesarino
Foto: UNIFACS

Um grupo de estudantes de Engenharia Mecatrônica e Elétrica da UNIFACS prepara as malas para participar da finalíssima no Prêmio Laureate de Excelência em Engenharia Robótica, em Madri, na Espanha. Érica Bezerra, Diogo Vilar, Rodrigo Andrade e Anderson Cesarino desenvolveram o robô “Zéfiro” e são os únicos brasileiros a participar da competição internacional, que reunirá, de 5 a 7 de maio, as seis melhores equipes universitárias do mundo. Se vencer, os alunos voltam para casa com um prêmio de U$ 20 mil, além do reconhecimento internacional.

Formada por alunos do 1º ao 8º semestre, a equipe foi classificada após desenvolver o projeto conceitual durante seletiva que envolveu outras universidades brasileiras da Laureate. A etapa final consiste na apresentação do Zéfiro, que foi criado para enviar informações do ambiente remotamente. “Nosso robô é 100% autônomo e foi desenvolvido para fazer o monitoramento da qualidade do ar em ambientes internos e externos”, explicou o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica e orientador da equipe, Sérgio Xavier.

O projeto foi todo pensado pelos estudantes, que escolheram, inclusive, o nome do robô. “Os alunos foram muito criativos desde a escolha do nome até a estética de como ele vai ser apresentado. Zéfiro quer dizer o deus do vento, nada mais apropriado já que ele foi desenvolvido para medir a qualidade do ambiente”, orgulha-se Xavier. Mais de 40 equipes de todas as instituições da Rede Laureate participaram da seletiva, mas apenas seis vão para a grande final na Universidad Europea de Madri (UEM), onde estarão reunidos grandes nomes da indústria e robótica mundial.

Teoria na prática

De acordo com o orientador, neste projeto foram aplicados conhecimentos de robótica móvel, redes de computadores, programação de computadores, elementos de máquina, eletrônica e teoria de controle. Esta é a segunda vez que uma equipe de estudantes engenheiros da UNIFACS vai à final nesse tipo de competição. Xavier ressalta que, “essa é uma oportunidade de os alunos perceberem que os conteúdos vistos em sala de aula são de fato úteis, e também reconhecem o seu potencial como estudante do curso”.

Além de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, os futuros engenheiros também experimentaram outros tipos de aprendizagem considerados importantes para a vida profissional. “É a primeira vez que a equipe concorre a um prêmio internacional. Então, saber como trabalhar em equipe, saber a importância de respeitar, acreditar e desenvolver as qualidades dos integrantes em prol de um objetivo comum, isso significou muito, uma vez que engenheiro nunca trabalha sozinho”, resumiu Érica.

O estudante Anderson, a UNIFACS tem cumprido um papel importante em sua vida. “A UNIFACS não apenas prepara seu aluno para o mercado de trabalho como também o motiva e o prepara para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos negócios”, afirmou.

Sobre a Unifacs

A UNIFACS – Universidade Salvador, integrante da rede internacional de universidades Laureate, líder global no segmento de educação superior, é uma das maiores universidades da Bahia. Fundada em 1972, a UNIFACS oferece cursos de graduação (bacharelado e tecnológica) nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato (especializações e MBA’s) e stricto sensu (mestrados e doutorados), além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão que contribuem para o desenvolvimento econômico em social do nosso estado. Atualmente, a Universidade conta com sete campi na capital baiana, um em Feira de Santana, maior cidade do interior baiano, além de polos de EAD (Ensino a distância) espalhados por diversos municípios da Bahia, além dos estados do Ceará, Paraná, Paraíba e Pernambuco, sendo a primeira instituição particular baiana a ser credenciada pelo MEC para oferecer cursos na modalidade de ensino a distância.

Sobre a Rede Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino que possuem mais de 50 campi em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil: BSP - Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Unida da Paraíba (UNPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Sobre a Laureate International Universities

Líder global no segmento de educação superior, a Laureate International Universities é formada por mais de 80 instituições de ensino em 29 países na América do Norte, América Latina, Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Mais de 950 mil estudantes fazem parte de sua comunidade acadêmica. As instituições da Laureate oferecem cursos de graduação, mestrado e programas de doutorado em áreas como arquitetura, administração, engenharia, hospitalidade, direito e medicina. A rede Laureate tem Bill Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, como seu Chanceler Honorário. Para saber mais, visite o site www.laureate.net.