Tecnologia

Sefaz-Ba investe em tecnologia para ampliar alcance da fiscalização

Malha Fiscal Censitária terá capacidade multiplicada por dez quando entrar em operação a Database Machine, em fase de aquisição.
Sefaz Ba , Salvador | 24/04/2015 às 15:53

Cada vez mais inserida na nova realidade da fiscalização digital, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) investe em tecnologia para contar com mais rapidez no processamento e armazenamento de dados eletrônicos dos contribuintes. Um passo importante neste processo de modernização será a aquisição de uma Database Machine, equipamento com grande capacidade de armazenamento e processamento que multiplicará por dez a velocidade de operação da Malha Fiscal Censitária (MFC), modelo de fiscalização inteiramente online pelo qual a Sefaz-Ba vem realizando batimentos de dados eletrônicos de operações comerciais e fiscais das empresas.

“Com a tecnologia, a fiscalização é cada vez mais online, o que permite, de um lado, a melhor comunicação com o contribuinte, simplificando o cumprimento das obrigações tributárias e do outro uma fiscalização mais efetiva, sobretudo no combate à sonegação”, afirma o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. Ele lembra que a modernização da Sefaz-Ba está sendo feita com recursos do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, via Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado (Profisco).

Para se ter uma ideia do impacto da nova arquitetura, basta dizer que  rotinas da Malha Fiscal Censitária que hoje são processadas em quarenta minutos estarão prontas em dois ou três minutos. “A malha fiscal dará abrangência ainda maior ao cruzamento dos dados eletrônicos do contribuinte, incluindo cadastro, Nota Fiscal Eletrônica e Escrituração Fiscal Digital, entre outros, gerando novos insumos para o planejamento e a execução da fiscalização", explica o superintendente de Administração Tributária, José Luiz Souza. Com esta nova estratégia, acrescenta o superintendente, a fiscalização está atuando mais próxima do fato gerador, ou seja, o momento em que acontece a circulação das mercadorias, evitando assim o acúmulo de contencioso tributário.

 

Sala-cofre

 

Além da Database Machine, a Sefaz também está realizando outros investimentos em TI através do Profisco, com o objetivo aprofundar a inserção das rotinas de fiscalização na nova realidade de dados. Entre esses investimentos estão a contratação de fábricas de software e de testes e a aquisição de uma moderna Sala Cofre.

Hermeticamente fechada, a sala-cofre tem o objetivo de preservar e proteger os equipamentos TI contra incêndios, inundações e outros acidentes. Se houver algum problema de variação de temperatura ou de umidade, ela tem a capacidade de preservar os dados e equipamentos que estão dentro dela. Dispositivos de armazenamento de dados, como a  Database Machine, e servidores serão todos armazenados dentro da sala-cofre.

"É uma ação para garantir a continuidade dos serviços da Sefaz em qualquer circunstância. Em caso de catástrofe ou incidente, o investimento que já foi feito em equipamentos, e também os dados dos contribuintes, que são importantíssimos, serão preservados", salienta o diretor de Tecnologia da Informação da Sefaz-Ba, Hélio Queiroz.