Tecnologia

Guarda Municipal de Salvador capacita 50 GMs para uso do Taser

vide
Agecom , Salvador | 15/09/2014 às 14:38
Os guardas mineiros já usam a Taser há tempo
Foto: BH
A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) capacitou mais 50 guardas municipais para uso do Taser. A atividade foi realizada neste fim de semana (dias 12 a 14) pela Gerência de Desenvolvimento e Corregedoria (Gdcor) da instituição, em parceria com a Força Nacional de Segurança e Secretaria Nacional de Segurança Publica (Senasp) do Ministério da Justiça, na base do Grupamento de Operações Especiais (GOE) da Guarda Municipal de Salvador, na Avenida Paralela.

Com duração de 30 horas, os agentes aprenderam nesta etapa temas como montagem, desmontagem, manuseio, manutenção, aplicação correta e outros procedimentos operacionais da arma Taser. Para o guarda municipal Jurandir Araújo, o uso da arma elétrica traz segurança às ações de proteção ao patrimônio público e auxílio à população, e esclarece sobre aplicação do equipamento. 

“Temos uma ordem de atuações a depender de cada caso. A primeira ação é verbalizar, ou seja, conversar; em seguida imobilizar com o auxílio da tonfa (tipo de cassetete); a terceira ação é a utilização de gás de pimenta; e por último a utilização do Taser”, informou. Denúncias e informações referentes a riscos para a população, vandalismo e ameaças a bens públicos podem ser comunicados pelo número 156 ou pelo telefone (71) 3183-8300.