Tecnologia

PM/BA: Viaturas equipadas com câmeras e computador ajudam policiamento

vide
Secom ,  Salvador | 31/07/2014 às 16:11
80 viaturas da PM da Bahia estão com esses novos equipamentos
Foto: Ibsen Santos
Mais de 80 viaturas da Polícia Militar utilizadas em Salvador já estão equipadas com duas câmeras de vídeo, monitor, computador de bordo, sistema de localização via satélite (GPS) e rádio de comunicação digital. A previsão é que até o fim do ano 200 veículos recebam o kit que permite a transmissão de imagens em tempo real das ações policiais.

O sistema amplia a mobilidade e capacidade de monitoramento por vídeo do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC), localizado no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela, na capital baiana. O emprego cada vez maior da tecnologia, através do uso de equipamentos de aplicativos móveis, resulta em eficiência e agilidade para os agentes da área de segurança pública no estado.

Por meio dos equipamentos instalados nas viaturas, os policiais que atuam em companhias independentes de Polícia Militar e bases comunitárias de segurança podem consultar via internet o cadastro de veículos roubados, situação de condutores e mandados de prisão em aberto. As imagens enviadas para o centro de controle também são visualizadas através do monitor no interior do veículo.

De acordo com o superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e coordenador do CICC, coronel Ronaldo Tosta, as novas ferramentas reforçam o trabalho das equipes nas ruas. “A mobilidade das viaturas com câmeras facilita muito nas operações e o acompanhamento do policiamento no dia a dia, pois com isso podemos analisar e avaliar o posicionamento de cada viatura em Salvador”.