Colunistas / Política
Tasso Franco

GOVERNO WAGNER ESTÁ A REBOQUE DA OPOSIÇÃO E SEM AGENDA POSITIVA

Só faz se defender e mal
17/06/2012 às 20:00
1. O sentimento que se passa no meio político é de que o governador Jaques Wagner estaria precisando de uma agenda positiva para sair desse "inferno" astral porque passa seu governo. Greves, vaias, aperto financeiro, obras paradas, seca, dívida financeira que solapa recursos para investimentos e muitas críticas. Na Assembleia Legislativa, dia sim; dia também a oposição senta à pua no governador, o noticiário dos meios de comunicação via de regra é ruim para o governo, e a gente não vê uma contra-partida, uma defesa do governo mais consistente, na Assembleia, na Câmara, no Senado e entre seus auxiliares.

   2. Fica parecendo que o governador está só, abandonado, e, salvo melhor juizo, como o seu inferno astral já dura desde a greve da PM, só neste ano, e agora são mais de 65 dias com a rede pública do ensino paralisada, a avaliação do seu governo junto à população deve ter caído nos comparativos que se fazem com outros governadores de estado. Como Wagner tem o estilo "low-profile", algum estrategista governamental e o próprio chefe de estado devem se mexer para que o estrago não seja maior.

   3. No âmbito do governo, cremos existe 4 ou 5 áreas que podem ajudar nessa tarefa, especialmente a Secretaria de Infraestrutura comandada pelo vice-governador Otto Alencar, e a  Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, de James Correia. Nos parece que são as duas que podem dar uma maior contribuição nessa tarefa, além da Sedur e a de Tecnologia.

   4. A Saúde também poderia participar desse processo apesar de muitas criticas que sofre o secretário Solla, mas, em 2012, certamente diante da carência de recursos deu uma desaquecida.

   5. A Embasa, que em certo sentido foi o carro-chefe do governo com o programa Água para Todos sofre com a seca, fenômeno climático que revelou quão pouco eficiente foram os sistemas implantados, sem mexer nos projetos estruturantes. O governo já está revendo essa política com atuação da Embasa e da Cerb e a estatal da água carece de recursos para um projeto mais ambicioso.

   6. Segundo seu presidente, Abelardo de Oliveira, seriam necessários R$17 bilhões a médio prazo e este dinheiro teria que ser captado com a iniciativa privada, também.

   7. Não vou citar aqui quem defende o governo Wagner com mais impetuosidade na Assembleia, são poucos deputados, pois seria indiscreto e o governo sabe mais do que o BJÁ o que se passa. Agora, causa espécie, que o governo fique sempre a reboque da oposição na Casa Legislativa e não crie fatos, não revele o que está produzindo.

   8. Como a midia, de uma forma geral, adora os fatos negativos, a miséria, o trabalho da oposição fica facilitado apesar da quantidade ínfima de deputados na base da Minoria.

   9. Então, está na hora do governo acordar. Não pode viver sustentado apenas na intensa publicidade, muito criticada, aliás, na época de Souto e outros também era assim, a publicidade como vilã do processo, e partir para a ofensiva, para criar uma agenda positiva.
 
   10. Veja que a presidente Dilma está para visitar a Bahia há quase 70 dias, para dar ordem de serviço no mega projeto da Petrobras e outras, em Maragogipe, e não consegue. Quando foi para tratar da seca, deslocou-se para Aracaju.

   11. É isso, abir os olhos enquanto é tempo.