Colunistas / Política
Tasso Franco

ALICE PORTUGAL VIROU A QUERIDINHA DAS ESQUERDAS EM SALVADOR

VEJA COMENTÁRIO
15/06/2012 às 20:01
1. Há sinais no bloco de apoio ao governo Wagner formado pelo PCdoB, PDT, PTB e PSB de uma unidade em torno da pré-candidatura Alice Portugal a prefeita de Salvador. Essas conversas já ocorrem há muito tempo desde aquele almoço no Barbacoa, local bastante "escondido" da cidade e onde ninguém vê, ainda mais com dois os três telefonemas casuais à jornalistas. Agora, afunila-se essa provável tendência, o que será uma pá de cal na pré-candidatura Nelson Pelegrino (PT).

  2. Nos bastidores da Assembleia Legislativa, registra-se um sentimento entre essas forças chamadas popularmente de "esquerdas" de que não desejam Pelegrino prefeito, não se sabe se porque o PT passou a ter o estigma de partido muito centralizador e que só cava pra dentro, não dando espaços a outrens; ou se a presença de Alice, vista como "a nova" no processo sucessório esteja encantando esse grupo.

  3. Pelegrino já tentou chegar ao Tomé de Souza em três oportunidades e não obteve êxito. Nunca conseguiu sequer ir para um segundo turno, pois, Antônio Imbassahy venceu duas eleições em primeiro turno (1996/2000) e João Henrique (2004), enfrentou a César Borges no segundo turno. Agora, na pré-campanha, começou até bem: pacificou o PT e lançou-se com bastante antecedência. Mas, não deslancha.

  4. Ou seja, não consegue alianças que possam lhe garantir uma certa tranquilidade de ir ao segundo turno, entendendo-se que, ACM Neto, o candidato do DEM com PV, PSDB e PPS por representar a oposição ao modelo Lula/Dilma/Wagner, estaria, em tese, com seu passaporte garantido para disputar o segundo turno, ele que já tem uma votação de eleitorado consolidado em torno de 32%.

   5. Então, a questão que se analisa nesse final de junho onde se fecham as convenções partidárias até o dia 30, é se Pelegrino terá forças para disputar com Alice essa vaga. A deputada, no momento, está em posição de inferioridade numérica nas pesquisas, mas, se formatar uma aliança poderosa com PSB, PDT, PTB e ficar namorando com PP, PRB e PMDB, adeus Pelé. 

   6. Alguém duvida que Alice tem capacidade verbal maior do que Pelegrino em polemizar com Neto? Eu não tenho. Daí que esses últimos 14 dias que ainda faltam no mês, com foguetes espoucando nos céus juninos da Bahia, serão decisivos em negociações.

   7. Falou-se, hoje, na Assembleia que o governador Wagner receberá o PR na segunda-feira, 18, para fechar um acordo com esse partido. E que estaria em jogo, uma secretaria e outros. Nunca se sabe se isso é verdade ou especulação. Mas, o encontro com o PT é factível.

   8. Para Pelegrino, no entanto, observação nossa, o importante é um entendimento do PT com o PSB. Aí, Pelé pode marcar o gol e tocar rojões no São João. Caso contrário vai pular fogueira e bem alto pra não queimar as canelas.
                                                                         **