Colunistas / Política
Tasso Franco

WAGNER ESTÁ ABORRECIDO COM 4 ASES DO SEU BARALHO NA ASSEMBLEIA

Uma deputada do PT e 3 do PCdoB na alça da mira
27/04/2012 às 19:00
Foto: Manu Dias
Tem um ditado na política e na vida que diz o seguinte: quem ri por último ri melhor
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Uma fonte próxima ao governador Jaques Wagner sinalizou para o BJÁ, que o chefe do Executivo baiano estaria bastante aborrecido com a atitude da deputada Luiza Maia (PT) em votar contra o PL aprovado por maioria de sua base política na Assembleia Legislativa estabelecendo nova remuneração para os professores estaduais.

   2. Essa mágoa, se é que podemos chamar assim, se estende aos três deputados do PCdoB, Álvaro Gomes, Kelly Magalhães e Jean Fabrício que se abstiveram na votação, e ao PCdoB, como partido político, responsável pelo comando da greve, com o professor Rui Oliveira e outros.

  3. Evidente que deputados não são para dizer amém a todos os projetos do governo, mas, em se tratando de um PL estratégico com uma categoria em greve e fazendo manifestações na soleira da governadoria, os ritos da fidelidade deveriam ser melhor considerados. Lembre-se, por exemplo, que, recentemente, Wagner sancionou um PL emanado da deputada Luiza Maia, popularmente conhecido como "Antibaixaria" com elementos que induzem à censura.

  4. Ora, caberá ao governo do estado, doravante, assumir o ônus de assinar contratos com artistas com a ressalva de que não podem cantar músicas ou fazer gestos que possam ofender a mulher, em certos aspectos bem claros, mas, também, de uma subjetividade infinita. As pedras na Geni, de Chico Buarque, que vai fazer show no TCA, equipamento público, é um caso? Gestos de dançarinos afros no Carnaval são outro caso? 

  5. Wagner poderia vetar o projeto de lei, até porque valeria mais se criar uma norma interna, uma portaria para tal caso, ou esperar o decurso de prazo de 30 dias e deixar que a própria Assembleia, a sua mesa diretora, o efetivasse. Mas, em gesto até raro na política, posou com a deputada Luiza Maia, do seu partido, sancionando o projeto. E, o que recebeu de volta no PL dos salários dos professores, um não da parlamentar.

   6. Todo mundo no meio político sabe que Wagner não é de bater na mesa, nem se altera com muxoxos. Mas, governador nenhum tem sangue de barata para aceitar qualquer situação sem reagir. Lembre-se, pois, que o marido da deputada Luiza Maia, Luiz Caetano é prefeito de Camaçari, presidente da UPB e um dos pré-candidatos a governador da Bahia, em 2014. E, a própria, desde que ingressou na ALBA manifestou desejo de ser a presidenta da Casa.

  7. Quanto aos três deputados do PCdoB, as observações desse texto são todas nossas, diria que Álvaro Gomes, era bastante combativo ao lado do então lider do governo, deputado Waldenor Pereira (hoje, deputado federal) na defesa do governo Wagner quando a oposição era mais numerosa e a base governamental carecia de bons debatedores.

   8. Álvaro fez esse papel no primeiro governo Wagner com muita dedicação. Agora, no segundo mandato do governo, Álvaro recolheu seu flap. Motivos? Não são muito claro. Parece-me mais pelo fato do PCdB, tentar, a partir destas eleições muncipais um voo mais audacioso sem necessariamente servir de coadjuvante do PT. A candidatura da deputada Alice Portugal, em Salvador, seria um sintoma.

  9. Assim como o é a candidatura do deputado Jean Fabrício, em Conquista, no enfrentamento a Guilherme Menezes, atual prefeito e candidato à reeleição pelo PT. Há uma aliança (Força Popular) que já dura anos, em VCA, PT sempre na cabeça. Agora, Fabrício rompeu. O PCdoB entregou os cargos na administração municipal e vai enfrentar Guilherme. Chances? Bastante pequenas.

  10. Como em Conquista tem segundo turno seria um complicador maior para Guilherme se der ele x Hérzem Gusmão (PMDB) e Fabrício apoiar Hérzem, o qual sendo do PMDB, menos mal, faz parte da base de Dilma Rousseff.

  11. A deputada Kelly Magalhães é uma novata na Assembleia e preside a Comissão de Educação, justo o segmento parlamentar que trabalha com os profissionais da educação (professores e outros). Kelly tem posições muito firmes e deixou isso bem claro ao lider da base e ao próprio Wagner quando se posicionou favorável a criação do estado do São Francisco, com capital em Barreiras, região onde é votada.

   12. Na última viagem do governador ao Oeste ela elogiou bastante o desempenho do governo na sua região, mas, continua firme com o Estado de São Francisco. Ademais, Álvaro, Jean e Kelly integram o PCdoB partido que controla politicamente a APLB/Sindicato, Sindicato dos Bancários e Sindsefaz, entre outros.

   13. São essas as observações postas aos nossos leitores para que entendam o que se o passou na votação do PL dos professores e as 4 dissidências na base governista, e o que se passará doravante. Tudo tem sua hora. Que vai acontecer, vai.