Colunistas / Política
Tasso Franco

PELEGRINO TEM SUA MELHOR CHANCE DE CHEGAR AO TOMÉ

Mas, falta-lhe carisma
06/04/2012 às 10:02
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Ontem, abordamos neste site a pré-candidatura do deputado ACM Neto a prefeito de Salvador e o que isso vai representar para movitar a pré-campanha. Hoje, vamos comentar sobre a pré-candidatura de Nelson Pelegrino (PT), deputado que vai tentar pela 4ª vez a
possobilidade real de dirigir a cidade do Salvador.

   2. Diria que, desta feita, é o momento em que Pelegrino se apresenta mais competitivo ao pleito, com apoio do projeto político Wagner/Dilma, sem dissidências internas no PT e já lançado e em campo há meses.

   3. A questão básica de Pelegrino é que representa um político determinado, trabalhador, mas, não tem carisma e se expressa sem muito convencimento ao eleitorado. Pode até corrigir essa segunda afirmativa nossa, porém, a primeira demanda mudança de estilo, empatia popular, e isso só quem tem nesta pré-campanha são ACM Neto e João Henrique. Se Lidice entrar no jogo, também é carismática. Alice ainda está a ser testa e os outros nomes não empolgam, salvo talvez MK se ousider candidato for.

   4. Pelegrino já consegui a adesão de seis partidos à sua pré-candidatura: PSDC, PRTB, PTC, PRP, PTdoB e PMN o que tem alguma importância porque adesões são sempre salutares, mas, conta pouco em termos de tempo na TV e na densidade eleitoral. O que Rivailton Pinto,
do PTC, pode agregar a candidatura Pelegrino, pelo que tempos visto em outras campanhas é pouco o quase nada. O mesmo vale para os outros partidos, com todo respeito.

  5. O que valeria para Pelegrino, aí sim, com relevância e densidade eleitoral, seriam os apoios da senadora Lídice da Mata, do PSB; e de Alice Portugal e Daniel Almeida, do PCdoB, partidos que se lançaram com candidaturas próprias. Ainda há dúvidas quanto ao PTB, do vice-Edvaldo Brito, em namoro com o PP e PTN de JH; e o PDT, de Marcos Medrado. O bispo Márcio Marinho (PRB) vai mesmo com candidatura própria e o PSD de Otto segue com Pelegrino.

   6. Em tese, esses dois partidos PRB e PSD gostariam e muito de uma vaga na vice de
Pelegrino.

   7. Mas, a essa altura do campeonato, o PT negociar uma vaga de vice, agora, seria prematuro. Ainda é cedo, as convenções só acontecem no final de junho, e, ainda assim, decisões maiores serão tomadas no segundo turno. Esse, aliás, o grande objetivo de Pelegrino: chegar ao segundo turno para enfrentar provavelmente ACM Neto e ter o apoio dos partidos alinhados com o projeto Wagner/Dilma.

   8. Daí que Pelegrino não bate em JH sabendo que, mesmo desgastado como se encontra em alguns setores, João tem carisma, uma parte da população da periferia o adora e ele faz a diferença, sabe fazer política.

  9. Uma outra questão que pode atrapalhar Pelegrino seria uma possibilidade de lançamento da chapa Rosa Choque (Lidice/Alice) o que seria um complicar enorme. Essas duas mulheres juntas podem ser o "fantasmão" da eleição. E isso nem é bom falar com Pelegrino nem com o PT. O governador Wagner, o qual tem se comportado como magistrado, não teria como barrar essa pretensão. Se não vingar, Alice de um lado; Lídice do outro (ou capitão Tadeu) não acredito.

  10. Pelegrino, tem, portanto, que fazer o que está fazendo, gastando sola do sapato e organizando alianças com os pequenos; e o PT, como partido tem que cuidar dessa partida
política com os seus aliados mais poderosos.
                                                                  **