Colunistas / Política
Tasso Franco

SALVADOR VIVE A TEMPORADA DOS "DENDÊS NO SANGUE"

vADE RETRO
20/02/2012 às 21:01
   1. Estamos no epicentro de temporada dos "Dendês no Sangue", personalidades baianas e turistas que só amam Salvador e a Bahia na época do Carnaval. Quando Carlinhos Brown estiver puxando os timbaleiros na quarta-feira de cinzas e o arcebispo dom Murilo Kriegr ugindo fiéis na Igreja da Conceição com cinzas nas testas dos fiéis, os "Dendês" já se mandaram para seus estados e países levando os dividendos da festa, quer em forma pecuniária; quer em imagem. E aí, bye-bye Bahia até o próximo ano para novas renovações de amores.

   2. A Bahia sempre foi uma terra muito acolhedora. Diz-se que, baiano conhece um turista na rua e, em pouco tempo, leva pra sua casa para comer uma feijoada. Hoje, diante de tantos casos de violência isso diminuiu, mas, já foi assim. Agora, os "Dendês" ainda são recebidos com todas as honras em camarotes, lounges, carpetes, piscinas, champagne e outros babados, alguns pagos a preço de ouro para compor cenários e outros para aparecerem na midia.

   3. Salvador nesta época do Carnaval é uma vitrine nacional e internacional. Os holofotes de todas as emissoras de TV, portais, jornais e revistas baixam aqui e esse pessoal fareja isso longe. Hoje, o Carnaval de Salvador, nesse aspecto dá mais Ibope do que na Marques de Sapucai ou no Sambodromo da Anhembi, ainda mais neste ano que a Globo patrocinada pela Schin para transmitir o desfile das escolas de samba no Rio, isolou os camarotes da Brhama. Não dá cobertura.

  4. Quando se faz um investimento dessa natureza e não tem cobertura da internet e da TV a promoção fica com as pernas capengas. Daí que, Salvador, se tornou o "point" e aqui estão grandes patrocionadores, as estrelas e astros da TV e assim por diante, as "Mulheres Ricas" todo mundo prestando juras de amor a Bahia, ao Ilê, que é a "coisa mais linda do mundo", ao Olodum, que "é encantador", a Ivete Sangalo, "ah! meu Deus não saio daqui sem ver a Ivete" e assim por diante.

   5. Detalhe: "Dendê" não pisa os pés no asfalto, não requebra na avenida, no máximo, aparece em cima de um trio. "Dendê" que é "Dendê" só se apresenta em camarote e, mesmo assim, só aqueles mais badalados. Um "Axézeiro" da vida nem pensar; Via Folia é coisa de baiano da gema e estão fora. "Dendê" necessita de grife, de champagne, de coisas que tenham sustentabilidade e sejam ecologicamente corretos, porque também defendem as causas dos ambientalistas, só de longe, em discurso.

   6. E você já observou as roupas dos "Dendês"? Não tem nada de Carnaval: é bolsa Louis Vuiton, sapatos Ferragamo, e roupas compradas na 43 de NY. Uma das mais badaladas socialites disse que deu de brinde a um fã uma pulserinha merreca de R$3 mil, de brinde. Ó Paí´Ó que loucura. Os "Dendês" também adoram falar que vão fazer investimentos na Bahia, mas, são raríssimos os que acontecem.

  7. Teve uma época, recente, que alguns "Dendês" compraram imóveis em Salvador, à beira mar, e até se instalaram por acá. Mas, quando chegou a temporada de chuvas (abril/maio) e tudo mais, a cidade em baixa, foram embora. Desistiram desse infortúnio. Bom mesmo é dar uma curtida no Carnaval e só. Au Revoir, Good Bye e benção.