Colunistas / Política
Tasso Franco

A SENADORA LÍDICE É A PEDRA NO SAPATO DE PELEGRINO

E fundamental para apoiar ou ser apoiada
23/09/2011 às 20:01

Foto: Blog do Anderson
Pesquisa aponta senadora Lídice com mais votos do que Pelegrino. E agora? Leia nosso comentário.
  A pesquisa do Instituto Farani citada por este site em Miudinhas (edição de 21/9) e publicada no facebook do deputado Jutahy Magalhães Jr, ontem, revela o que já se sabe nos bastidores da política que o maior "adversário" de Nelson Pelegrino, na próxima eleição municipal, em Salvador, não é ACM Neto; nem Antonio Imbassahy e provavelmente nem uma aliança dos dois, e sim a senadora Lídice da Mata.

  Entenda-se que o sentido da palavra adversário, posta em aspas, não se expressa no termo etimológico da palavra em sí, porque Pelegrino e Lídice pertencem a um mesmo projeto político (Lula/Dilma/Wagner), mas colocada assim apenas para ilustrar a dificuldade que Pelegrino terá para eleger-se prefeito.

  Lídice está à frente de Pelegrino (13.5% a 13.2%) o que significa dizer, caso as eleições fossem hoje, a senadora é quem iria para o segundo turno com Neto.

  Essa é uma engenharia política bastante complicada para o PT, pois, o sucesso da provável eleição de Pelegrino, quer queira; ou não exige-se a presença de Lídice na campanha, diga-se, encabeçando uma chapa. Sem ela, uma aliança das oposições em torno de ACM Neto e/ou Antonio Imbassahy o risco de Pelegrino naufragar é grande.

  Há de se admitir, que estaríamos a exagerar nas tintas com essa versão "catastrófica", mas a realidade é que uma campanha do PSB com Lídice é uma coisa; e uma campanha encabeçada pelo deputado capitão Tadeu é outra. E tanto é verdadeiro que os votos potenciais de Lídice não se deslocam para Tadeu, da mesma forma isso aconteceria com relação a Pelegrino.

  Os votos são de Lídice assim como os votos de Neto/Imbassahy são dos dois deputados e não se deslocariam com facilidade para uma candidatura Mário Kértész, citado com 3.7% na Farani. 

  Ora, e se Lidice for a candidata do PSB? Evidente, e isso já está na pesquisa Farani, que ela tem chances de ter mais votos do que Pelegrino. E aí, num segundo turno, o PT terá a obrigatoriedade de apoiá-la.

  E Lidice poderia ser a candidata a vice de Pelegrino? Não.

  Diferente do que aconteceu em 2008, quando topou ser a vice de Walter Pinheiro, naquela época Lidice não tinha mandato. Hoje, é senadora. Faz uma grande diferença. Ademias, nos bastidores do PSB, o que se advogava de que Lídice era melhor candidata do que Pinheiro, em 2008, é a mesma tese válida para 2012, em relação a Pelegrino.

  Ademais, Lídice está conversando com o PCdoB (Alice Portugal tem 3.2%) e Edvaldo Braito, do PTB (4.9%) e Pelegrino está só zanzando. O PT vai fazer um encontro público na próxima segunda-feira, é o que se diz, no Barbacoa, para oxigenar a pré-campanha Pelegrino e vamos verificar se o partido estaria sozinho ou com algum agregado.

  Fundamental, pois; pois a Pelegrino que agrege valores (legendas partidárias) agora. Sem isso, e com essa "pedra" no seu sapato (Lídice) seu sonho de chegar a Prefeitura pode ser frustrado mais uma fez. Salvo, numa hipótese que já aconteceu com Geddel, em 2010, que Lula/Dilma adote Pelegrino ao lado de Wagner e deixe Lídice a ver navios, caso ela seja candidata.