Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TOTAL DE 1.213.356 BAIANOS FORAM RECUPERADOS DURANTE PANDEMIA COVID

PP teria dito não ao presidente Bolsonaro numa possível filiação, o que é bom para João Leão
24/10/2021 às 13:04
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 184 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,01%) e 214 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico deste domingo (24) também registra 2 óbitos. Dos 1.243.005 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.213.356 já são considerados recuperados, 2.630 encontram-se ativos e 27.019 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.569.663 casos descartados e 242.769 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. Na Bahia, 52.254 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3.Com 10.507.285 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,5% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
                                               *****
4. A imprensa esquerdista lulopata brasileira age da seguinte maneira: se Bolsonaro não dá o auxílio emergencial de R$400,00 aos dessassistidos - 50 a 70 milhões de pessoas no Brasil receberam a bolsa covid - é um desnaturado, insensível e alheio à pobreza; se dá os R$400,00 vai furar o teto e quebrar o Brasil.

5. Por posto, o ministro da Economia, Paulo Guedes, já caiu uma dez vezes. E nem adianta Bolsonaro dizer que ele vai ficar até o final do seu governo que ele cairá, com certa - na boca da imprensa - na próxima semana mais umas cinco vezes.

6. A vacinação contra a Covid-19 avança em Lauro de Freitas. Nesta segunda-feira (25), o município disponibiliza a dose de reforço da Pfizer para idosos com 69 anos ou mais que tomaram a 2ª dose há seis meses. A imunização com a 3ª dose vale para qualquer pessoa da faixa etária independente da vacina que tenha tomado anteriormente.

7. O público pode comparecer, das 8h às 12h, em dos pontos de vacinação montados no Terminal Rodoviário de Portão, na quadra da Escola Dois de Julho, em Itinga, no Ginásio de Esportes do Aracuí, localizado na Rua dos Vereadores, e na Associação de Moradores de Areia Branca. Necessário levar documento oficial com foto e cartão de vacinação.

8. 1ª e 2ª dose suspensa: A aplicação de 1ª e 2ª dose de vacinas que protegem contra o coronavírus está suspensa em Lauro de Freitas. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) aguarda a chegada de novos lotes. No município, mais de 101 mil pessoas, acima de 18 anos, já foram vacinadas com a 2ª dose ou dose única. Com a 1ª dose, o número chega a 158.094 pessoas, incluindo adolescentes de 12 a 17 anos. Mais de 4 mil pessoas já receberam a dose de reforço.

9. Com o objetivo de oferecer novos espaços para a população baiana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizará consultas e audiências públicas para a concessão de parques estaduais, com o foco na modernização e preservação ambiental. Um dos parques que deverão ser contemplados nesse programa é o Metropolitano de Pituaçu, situado na capital baiana e que é grande atrativo esportivo e turístico da cidade.

10. A ação faz parte de um projeto do BNDES de Concessões de Parques Naturais, lançado com a finalidade de disponibilizar espaços com atrativos ao público, sem deixar de oferecer a gratuidade prevista nas leis municipais, estaduais e federais. 

11. O processo de concessão ainda passará por todos os ritos que preveem no contrato firmado com o Governo do Estado, como ouvir a comunidade do entorno, informar a sociedade passo a passo de tudo o que será feito, com transparência e responsabilidade ambiental, mostrando o cuidado com as comunidades tradicionais, os moradores do entorno, turistas e os esportistas que usufruem do local.

12. A concessão contemplará a modernização e revitalização da ciclovia, dos restaurantes, quadras, parques infantis e demais espaços que ofereçam lazer para a população. Após a efetivação da concessão, o Governo do Estado oferecerá à sociedade um novo conceito de parque urbano na capital.

13. Os parques estaduais estavam fechados desde março de 2019, quando começou a pandemia da Covi-19, e foram reabertos no último dia 15 deste mês. Neste momento de reabertura, o Parque Metropolitano de Pituaçu vem adotando todas as medidas restritivas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e conforme preveem os decretos municipais e estaduais.

14. Salvador voltou a registrar o melhor desempenho em gestão fiscal entre as capitais do Brasil. O resultado foi divulgado na quinta-feira (21) pelo Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), referente ao ano de 2020.

15. “Mesmo com o cenário adverso provocado pela pandemia de Covid-19, Salvador prosseguiu com a missão de trabalhar com foco no equilíbrio fiscal, realizando as obras e atividades necessárias aos cidadãos com total planejamento e responsabilidade no que diz respeito ao uso dos recursos públicos. 

16. Isso tem feito, inclusive, com que a capital baiana servisse de exemplo para outras cidades no país. Nossa intenção é continuar com essa missão, trabalhando com eficiência para todos os cidadãos, principalmente aqueles mais necessitados”, avaliou o prefeito Bruno Reis.

17. A metodologia utilizada pela pesquisa observa autonomia, gastos com pessoal, liquidez e investimentos. Em todos os pontos a capital baiana apresentou melhora. No requisito autonomia, Salvador registra nota máxima (1,0) desde 2013, o mesmo ocorre com gasto com pessoal desde 2016 e liquidez desde 2018.

18. O resultado positivo reflete o bom planejamento das receitas e dos gastos da capital baiana, que, apesar da pandemia da Covid-19, chegou ao final de 2020 com folga no caixa. Para a secretária da Fazenda de Salvador (Sefaz), Giovanna Victer, o bom desempenho e o crescimento constante registrado pelo Índice desde 2013 é explicado por decisões políticas que garantem uma gestão com responsabilidade fiscal.

19. “Salvador demonstra ser exemplo no planejamento, probidade e na responsabilidade com os recursos públicos, o que garante o aumento da qualidade na prestação de serviços e investimentos para a cidade”, afirmou a titular da Sefaz.

20. O vice-governador João Leão (PP) parece que escapou da pular uma fogueira: o PP teria dito não a Bolsonaro para uma possível e sondada filiação.