Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEC E MUNICÍPIOS VÃO TESTAR SOBRE COVID 180 MIL ALUNOS DA REDE PÚBLICA

2.203 encontram-se ativos e 26.976 tiveram óbito confirmado.
18/10/2021 às 09:02
   1. A Bahia ultrapassou, nesta segunda-feira (18), a marca de 50% da população com 12 anos ou mais completamente imunizada contra a Covid-19. Ao todo, 6.370.057 tomaram as duas doses da vacina ou a vacina de dose única, o que representa 53,03% do público, estimado em 12.732.254. Caso seja considerada a população com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.81% da população com 12 anos ou mais.

2. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel de vacinação.

3. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 378 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 397 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), também registra 8 óbitos. Dos 1.240.271 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.092 já são considerados recuperados, 2.203 encontram-se ativos e 26.976 tiveram óbito confirmado.

4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.393 casos descartados e 241.340 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.182 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com o objetivo de identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em parceria com os municípios, fará a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. 

6. O projeto Partiu! #Testagem nas Escolas tem a duração de três meses e, nesta segunda-feira (18), foi realizada a primeira coleta no Colégio Estadual Eduardo Bahiana, em Salvador, com as presenças da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Tereza Paim, do secretário da Saúde de Salvador, Léo Prates, e do superintendente da Secretaria de Educação do Estado, Manoel Calazans.

7. De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar. As amostras coletadas nas escolas pelas equipes municipais serão enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA)”, detalha Tereza Paim.

8. A secretária pontua ainda que os casos sintomáticos serão submetidos ao teste rápido de antígeno. “Mais rápido e com precisão similar ao teste molecular do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus, ele tem como vantagem a detecção da doença em sua fase aguda, além da velocidade para obtenção do resultado, estimada em 20 minutos. A contraprova será obrigatória e utilizará o RT-PCR”, explica Paim.

9. Na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos. 

10. “O projeto representa agenda intersetorial positiva, entendida como garantia adicional de que as escolas devem reabrir e permanecer abertas, com segurança para toda a comunidade escolar. Assim vamos mitigar o risco de casos e surtos”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia.

11. A superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde da Sesab, Rivia Barros, ressalta que os insumos necessários para a coleta e análise laboratorial já estão disponíveis para este projeto piloto, que já conta com a adesão de 240 municípios.

12. Para a diretora da Colégio Estadual Eduardo Bahaiana, Ivani Almeida, a ação traz uma maior tranquilidade para a comunidade escolar, principalmente neste momento de retorno às aulas 100% presenciais. “Com esta iniciativa podemos ter mais segurança na volta às atividades”, afirma a diretora ressaltando o trabalho que vem sendo feito para atender as medidas necessárias de controle da Covid-19.

13. Nesta terça-feira (19), a vacinação contra a Covid-19 em Lauro de Freitas será para as pessoas acima de 18 anos, que por algum motivo ainda não se vacinaram. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) aplica a 2ª dose da Coronavac para aqueles que estão com o prazo de retorno até 21 de outubro.

14. O público desta terça pode se dirigir a um dos quatro pontos de vacinação das 8h às 12h, são eles: Colégio Dois de Julho (Itinga), Terminal Rodoviário de Portão, Ginásio de Esportes do Aracuí (Centro) e Associação de Moradores de Areia Branca.

15. Para receber a 1ª dose é preciso levar documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para a 2ª dose é preciso documento com foto e cartão de vacinação.

16. Em Lauro de Freitas, mais de 155 mil pessoas, contando com os adolescentes de 12 a 17 anos, já receberam a 1ª dose da vacina, e mais de 93 mil pessoas receberam a 2ª dose ou dose única do imunizante contra a Covid-19.

17. A parceria entre a Academia da Cerveja, iniciativa de conhecimento cervejeiro da Ambev, e a Editora Krater ganha um novo capítulo nesta segunda (18). Juntas, as empresas darão, de forma totalmente gratuita, uma coleção de livros técnicos sobre cervejas para todos os cursos de Engenharia Química da Bahia e do Brasil reconhecidos pelo MEC. 

18. A ação quer estimular e democratizar o conhecimento cervejeiro por meio da disponibilização de obras literárias especializadas e já traduzidas para o português, além de apresentar uma nova possibilidade de carreira aos estudantes da área.

19. Serão 180 cursos contemplados pelas empresas para receber um voucher de uso exclusivo das universidades espalhadas pelo país. Até o dia 31/10, os representantes legais de cada instituição poderão resgatar o código – que é pessoal e intransferível – para realizar o pedido diretamente pelo site da Editora Krater, sem nenhum custo.

20. “Vários desenvolvimentos científicos presentes em nosso dia a dia, como a pasteurização e a refrigeração mecânica, estiveram intimamente ligados às necessidades da indústria cervejeira. Esperamos que a doação de nossos livros encoraje cada vez mais estudantes a pesquisarem e desenvolverem conhecimentos que possam contribuir para o mercado cervejeiro brasileiro”, comenta Pedro Paranhos, sócio da Editora Krater.