Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL ATINGE MARCA DE 100 MIHÕES DE PESSOAS VACINADAS CONTRA A COVID

Baiano só fecha a porta (paredão) depois de roubado
13/10/2021 às 19:30
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 190 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,02%) e 292 recuperados (+0,02%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (13), também registra 7 óbitos. Dos 1.238.063 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.208.961 já são considerados recuperados, 2.162 encontram-se ativos e 26.940 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.556.135 casos descartados e 240.782 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 52.132 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. Com 10.346.725 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81,26% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

4.  Brasil alcançou, nesta quarta-feira, a marca de 100 milhões de pessoas completamente imunizadas contra Covid-19 com dose única ou duas doses de vacina, segundo o Ministério da Saúde. O número representa  62,5% do público-alvo para vacinação estabelecido pelo Plano Nacional de Operacionalização (PNO), composto por grupos prioritários, pessoas acima de 18 anos em geral, e adolescentes .

5. De acordo com dados da pasta, mais de 93% dos brasileiros já tomaram a primeira dose da vacina contra a doença. O marco foi anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em seu perfil no Twitter, onde publicou um vídeo do mascote da vacinação no país, o Zé Gotinha.
                                                    ****
6. Mais de 260 mil pessoas em Salvador ainda não tomaram a primeira dose contra a Covid-19, ou estão com a segunda e terceira doses atrasadas. Desse total, 87 mil pessoas fazem parte do público-alvo da estratégia de vacinação contra a Covid-19 (a partir dos 12 anos), outras 150 mil estão com a segunda dose atrasada. O dado tem preocupado as autoridades, visto que a pandemia ainda está em curso e que essas pessoas representam um risco de exposição para outras não imunizadas, a exemplo das crianças com idade abaixo de 12 anos.

7. “Se eu não me vacino e eu tenho crianças em casa ou tenho contato com pessoas que não puderam receber a vacina por algum motivo, eu estou sendo um vetor de transmissão. Não podemos baixar a guarda ainda, em um cenário com mais de 150 mil pessoas com a segunda dose atrasada”, afirma a coordenadora de imunização do Município, Doiane Lemos.

8. Doiane acrescenta que é necessário que as pessoas se conscientizem e tenham esse cuidado consigo mesmas e com o coletivo. 

9. “Estamos vendo a redução do número de casos, de internações e de óbitos, reduções que estão sendo noticiadas diariamente. Esse resultado é uma consequência da vacinação, somada ao uso de máscara, ao ato de evitar as aglomerações e de tomar as medidas adequadas de higienização e distanciamento social. É importante priorizar a vacinação quando chegar a vez de tomar a primeira dose, assim como também é importante completar o esquema vacinal”.

10. Até esta quarta-feira (13), 2,1 milhões de pessoas foram imunizadas com a primeira dose ou dose única da vacina contra a Covid-19; 1,3 milhão de cidadãos receberam a segunda dose e 105 mil receberam a dose de reforço na capital. Em relação à dose de reforço, o número de pessoas com atraso é de 28 mil.

11. Quem ainda está com alguma das doses da vacina faltando, deve consultar as redes sociais da Prefeitura ou o site Filômetro (filômetro. saude. salvador. ba. gov. br) e se dirigir ao ponto de vacinação mais próximo, que esteja aplicando o imunizante, levando um documento de identificação com foto. Para quem vai tomar a segunda dose, é preciso levar também o cartão de vacina. Todos devem consultar se o nome está disponível no site www. saude. salvador. ba. gov. br .

12. Estratégia – A Prefeitura adotou uma série de iniciativas para garantir agilidade e atendimento amplo à população, facilitando o acesso às vacinas. Pontos de drive-thru foram montados em locais como a Fonte Nova, faculdades Universo e Bahiana de Medicina, 5º Centro de Saúde, Vila Militar, universidades Católica e Federal da Bahia e Parque de Exposições, para que as pessoas possam se vacinar sem descer dos seus veículos. Essa medida tem ajudado a reduzir as filas nos postos de vacinação de pedestres.

13. Além disso, nos meses de grande procura, foram realizados mutirões de vacinação, com uma média de 30 horas ininterruptas de aplicação das doses em toda a cidade. Também são feitos mutirões para otimizar a administração dos imunizantes e o serviço Vacina Express, para pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, beneficiando cerca de 14 mil pessoas.

14. Adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, que ainda não se vacinaram, estão contando com a aplicação da primeira dose nas escolas da rede municipal. Além disso, pessoas que ainda não tinham feito a atualização do cadastro do Cartão SUS tiveram a oportunidade de se vacinar nas Prefeituras-bairro, no momento da atualização do cartão.

15. A tecnologia também passou a ser uma grande aliada no processo de vacinação, proporcionando mais agilidade e acesso em tempo real à informação, através de ferramentas como os sites Vacinômetro, Filômetro e Hora Marcada, e as redes sociais da Prefeitura e da SMS.

16. A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, nesta quinta-feira (14), o "Dia D" de mobilização da rede estadual para as inscrições da nova etapa do Programa Educar para Trabalhar. 

17. As atividades vão contar com um webinar que será transmitido através do YouTube a partir das 9h, no endereço https://youtu.be/qh7HPTuQgA8, com a participação intersetorial de convidados das diversas áreas da SEC e de parceiros ofertantes. A iniciativa vai contar, também, com equipes de atendimento em regime de plantão em 27 salas do Google Meet, das 9h até às 19h, para ajudar os estudantes de cada Território de Identidade que estejam com dúvidas ao realizar a inscrição, que segue até a próxima terça-feira (19).

18. São 151 mil vagas ofertadas para 43 cursos em 10 eixos tecnológicos, ministrados em parceria com o Sistema S, composto pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre a importância do programa para o futuro dos estudantes. 

19. “A nova edição do Educar para Trabalhar ocorre em um momento muito significativo na rede. Os estudantes estão envolvidos com vários projetos de aprendizagem e os cursos ofertados possibilitam aos estudantes e às suas famílias perceberem novas oportunidades de qualificação que estão sendo proporcionadas pela escola”, afirmou.

20. Ciro Gomes é uma bomba relógio. Disse ao Estado que Lula conspirou a favor do impeachement de Dilma. Segundo Ciro, algumas coisas que ele não conseguia entender na época, hoje, entende. Lula diz que Ciro é contumaz mentiroso. Mas, a realidade é que o Ceará conhece das coisa.

21. Aquela história de que baiano só fecha a porta depois de roubado aconteceu na prática,hoje, com a declaração do governador Rui Costa de que vai acabar com as festas paredões na Bahia após acontecer uma chacina.