Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BRASIL ULTRAPASSA MARCA MAIS DE 100 MILHÕES DE VACINADOS CONTRA COVID

Diretores de escolas ameaçam cortar ponto de professores que não voltarem às salas de aulas dia 9 de agosto
01/08/2021 às 20:09
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 627 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,1%) e 1.125 recuperados (+0,1%). O boletim epidemiológico deste domingo (1º) também registra 9 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.194.316 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.162.989 já são considerados recuperados, 5.568 encontram-se ativos e 25.759 tiveram óbito confirmado.

2, O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.441.472 casos descartados e 231.083 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo. 

3. Na Bahia, 51.429 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Com 6.338.146 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.559.626 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.627 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste domingo, a Bahia já vacinou 59,08% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. 

5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                                *****
6. A aplicação da primeira dose contra a Covid será retomada nesta segunda-feira, 2, para pessoas a partir de 31 anos ou que vão completar a idade ainda este ano (nascidos até 1990). A vacinação acontece das 8h às 17h, na UniFTC e UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).

7. Vale destacar que nascidos antes de 1990, que ainda não foram vacinados, também podem receber a dose. Gestantes e puérperas (até 45 dias pós parto), ambas a partir de 18 anos, também estão incluídas. 

8. Feira de Santana recebeu mais 11 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sábado, 31. O quantitativo foi o suficiente para ampliar o público-alvo.  

9. Para ser vacinado é obrigatório apresentar RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento que comprove a locação.

10. Nos casos em que a residência está no nome do cônjuge ou ex cônjuge, é necessário apresentar a certidão de casamento ou divórcio. No local da vacinação, equipes de triagem fazem a consulta do cartão SUS para confirmar a lotação em Feira de Santana.

11. Para puérperas e gestantes também é necessário levar uma prescrição médica após avaliação individualizada de risco e benefícios.

12. SEGUNDA DOSE: Também será realizada a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. Para receber a aplicação é preciso apresentar a caderneta de vacinação com registro da primeira dose, RG, CPF e comprovante de residência no nome da pessoa a ser vacinada, de pai ou mãe ou com alguma comprovação de vínculo. Se for aluguel, um documento de locação.

13. Confira a lista das Unidades Básicas de Saúde (UBS): 
UBS Cassa / Endereço: rua Frei Aureliano Grotamares, S/N, Capuchinhos.   
UBS Subaé / Endereço: rua 2ª Travessa Pliteana, S/N, Subaé.   
UBS Caseb 1 / Endereço: rua Japão, S/N, Caseb.   
UBS Caseb 2 / Endereço: rua São Valentin, S/N, Caseb.    
UBS Baraúnas / Endereço: rua Petronílio Pinto, 186, Baraúnas.     
UBS Irmã Dulce / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 1.759, Brasília.  
UBS Mangabeira / Endereço: avenida Tupinambá, S/N, Mangabeira.   
UBS Serraria Brasil / Endereço: rua Cupertino Lacerda, 297, Brasília.  
UBS Jardim Cruzeiro / Endereço: rua Miguel Calmon, S/N, Jardim Cruzeiro.   
UBS Dispensário Santana / Endereço: rua Mercúrio, 320, Jardim Acácia.  
UBS Centro Social Urbano (CSU) / Endereço: rua Tostão, S/N, Cidade Nova.
                                                  *****
14. São mais de 100 milhões de brasileiros de Norte a Sul do país com a primeira dose da vacina Covid-19 no braço. Essa foi a marca que a campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde atingiu neste sábado (31).

15. O número representa que os imunizantes enviados para estados e Distrito Federal já chegaram a 62,5% da população vacinável. O público-alvo da campanha de vacinação conta com 160 milhões de brasileiros.

16. O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, de forma eficaz e segura, é prioridade do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. “Cada dose aplicada representa uma esperança no rosto dos brasileiros. Já somos mais de 100 milhões com esse sentimento. Por isso, o ministério está empenhado em garantir a imunização de todos, com intuito de retomarmos, o mais rápido possível, a vida normal para o crescimento do país”, explicou.

17. O avanço da campanha de vacinação já está mostrando resultados positivos no cenário epidemiológico do Brasil. De 25 de junho a 25 de julho, a média móvel de casos teve redução de 40%. Já quanto ao número de óbitos, a queda foi ainda maior, chegando a 42%.

18. Para completar a imunização contra a Covid-19, é preciso tomar a segunda dose ou tomar a vacina de dose única. Até agora, cerca de 40 milhões de brasileiros já completaram o esquema vacinal, o que representa 25% da população acima de 18 anos.

19. Com a família Zé Gotinha como protagonista, a importância da segunda dose é tema de campanha do Ministério da Saúde. O objetivo da Pasta é incentivar a população a retornar aos locais de vacinação para finalizar a proteção contra a Covid-19.

20. Informes dão conta de que diretores e diretores de escolas estaduais ligadas ao PT estariam pressionando professores a voltarem as salas de aulas dia 9 próximo senão terão cortes no ponto.