Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA TEM QUEDA ACENTUADA: 6.632

Número de infectados é o mais baixo registrado em 2021
29/07/2021 às 12:21
   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.025 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 2.053 recuperados (+0,2%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (29) também registra 44 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.190.992 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.158.686 já são considerados recuperados, 6.632 encontram-se ativos e 25.674 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.434.681 casos descartados e 232.392 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 51.382 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

2.Com 6.220.316 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.488.529 receberam também a segunda aplicação, e mais 248.815 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas desta quinta-feira, a Bahia já vacinou 58,3% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose. 

4. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
                                            *****
5. Para sanar as principais dúvidas dos consumidores sobre direitos básicos, princípios e conceitos da relação de consumo, entre outros temas relacionados, o programa Codecon & Você vai realizar dois encontros semanais nas Prefeituras-Bairro de toda a cidade no mês de agosto. Os primeiros eventos vão acontecer na próxima terça-feira (3), às 10h, na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, e na quinta (5), também às 10h, na unidade que abrange São Caetano e Liberdade.

6. Os interessados podem se inscrever para o primeiro dia de capacitação até a segunda-feira (2), e até a quarta-feira (4) para a aula do dia 5. Serão 25 vagas por encontro e, a depender da demanda, o órgão vai liberar mais vagas para o turno da tarde. Para inscrições e consulta sobre outras datas, o consumidor deve acessar o formulário https:// bit.ly/ 3l0RvpvO.

7. O titular da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), Humberto Viana, ressalta que o órgão atua em três pilares: o atendimento ao consumidor por meio das denúncias e solicitações, o processo de fiscalização e o pilar educativo, a exemplo do Codecon & Você.

8. "O Codecon & Você exerce um trabalho educativo para o público que busca ter um maior aprofundamento sobre os seus direitos. Nosso objetivo é justamente esse: oferecer mecanismos que possibilitem o cumprimento das leis e, principalmente, que seja respeitado o Código de Defesa do Consumidor. Nossa expectativa é que todo mês tenhamos a possibilidade de fechar pelo menos uma turma em cada Prefeitura-Bairro", frisou Viana.

9. O Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), se reuniram, nesta quinta-feira (29), para consolidar a agenda ambiental de cooperação iniciada, há exatos dois anos, com a assinatura de uma carta de intenções entre as entidades. Após a reunião presencial em Recife (PE), o governador Rui Costa e os demais governadores do Nordeste divulgaram uma declaração conjunta destacando as ações desenvolvidas e os próximos eixos de cooperação.

10. “A reunião teve como objetivo aprofundar nossa cooperação e explorar futuras possibilidades de colaboração. Nesse sentido, após consultas realizadas entre a Embaixada da França, a AFD e as câmaras temáticas do Consórcio Nordeste, cinco temas foram confirmados como prioritários: energia, meio ambiente, água e saneamento, gestão de resíduos e agricultura familiar”, diz o documento.

11. A declaração elenca os primeiros eixos de cooperação a serem privilegiados para cada um desses temas: “Em matéria de agricultura familiar: o desenvolvimento da agricultura sustentável, das indicações geográficas e do agroturismo e a dinamização econômica dos territórios rurais por meio da sociobiodiversidade, da bioeconomia e do turismo sustentável”.

12. A integração de políticas ambientais com as de turismo e agricultura familiar; a gestão de parques naturais; e a monetização de ativos ambientais, entre outros itens, integram a pauta relacionada ao meio ambiente. “Em matéria de plataforma de investimentos: as questões relativas às finanças sustentáveis, à monetização de ativos ambientais, com especial foco no reflorestamento e proteção dos biomas da região e à captação de recursos para os projetos integradores e estruturantes da Região Nordeste, como de identificação de projetos promissores de concessões e PPPs”.

13. A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), responsável pela Nota Premiada Bahia, ressalta que não envia nenhum tipo de mensagem via SMS, WhatsApp ou redes sociais para os participantes contemplados campanha. Todo contato com os sorteados é feito pelo e-mail notapremiadabahia@sefaz.ba.gov.br ou por telefonema da equipe da Coordenação de Educação Fiscal da Sefaz-Ba. Além disso, cada participante contemplado recebe um aviso automático de premiação em sua conta no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

14. Caso receba alguma ligação, SMS ou mensagem, o cidadão não deve clicar em nenhum link. Se houver alguma dúvida, confirme a autenticidade da informação com a coordenação da campanha, pelo telefone 71 3115-2518. Vale ressaltar que os contemplados devem verificar sempre se seus nomes realmente constam na lista de ganhadores, disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, na opção "Sorteios" => "Relação de Ganhadores".

15. “Os cidadãos devem confiar apenas nas informações divulgadas pelos canais oficiais da Nota Premiada Bahia. O contato com os participantes contemplados nos sorteios é feito apenas por ligação telefônica e e-mail oficial, confirmando o resultado publicado no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. 

16. Recomendamos que os participantes confiram sempre o resultado dos sorteios no site da campanha e não acredite em mensagens divulgadas por canais extraoficiais”, alerta o coordenador da campanha André Luís Aguiar.

17. A atual diretoria do Instituto dos Auditores Fiscais (IAF) do Estado preza pela discrição. Tão discreta que parece não existir.

18. A partir de agora, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai disponibilizar, através do Vacinômetro, as informações relacionadas ao quantitativo de doses destinadas para a segunda aplicação contra a Covid-19 contidas no estoque municipal. As informações estarão presentes no site vacinometro.saude.salvador.ba.gov.br, para consulta pela população.

19. Após a publicação de resolução do Ministério da Saúde, nesta quarta-feira (28), que obriga os municípios a manterem rigorosamente os intervalos de aplicação entre as doses das vacinas contra Covid-19 definidos no Plano Nacional de Imunização, o secretário da SMS, Leo Prates, voltou a defender a antecipação da administração das doses complementares da Oxford e Pfizer. O gestor explica que a iniciativa assegura a otimização do sistema de vacinação e evita que as doses permaneçam paradas no estoque da rede municipal.

20. A ideia da SMS seria permanecer com a recomendação do Ministério da Saúde de manter a data da dose de reforço dos imunizantes de 12 semanas, mas abrir a possibilidade de antecipação para Oxford para até nove semanas, e para Pfizer de até oito semanas. A administração antecipada da dose complementar das vacinas não gera prejuízo em relação ao percentual de imunidade assegurado pelos imunobiológicos.

21. “O Ministério da Saúde baixou uma resolução em que responsabiliza o gestor por qualquer antecipação da aplicação da 2ª dose. Achamos um erro. Em Salvador, utilizamos a antecipação para otimizar o sistema nos dias que não temos a aplicação da 1ª dose, por exemplo. Isso evita aglomeração e dá mais conforto à população”, explica Prates.

22. O titular da Saúde soteropolitana completa ainda que, com a expectativa do envio de quantitativos mais robustos de doses pelo governo federal, previsto para agosto, muitos municípios do país não terão estrutura física instalada para armazenar os imunizantes.