Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB: SOBE PARA 16.224 INFECTADOS ATIVOS PELA COVID ANTES DO SÃO JOÃO

Na Bahia, 50.313 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
20/06/2021 às 19:56
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.737 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 4.325 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico deste sábado (19) também registra 96 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.092.772 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.053.444 já são considerados recuperados, 16.224 encontram-se ativos e 23.104 tiveram óbito confirmado.

2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.339.176 casos descartados e 236.744 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado. Na Bahia, 50.313 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 23.104, representando uma letalidade de 2,11%. Dentre os óbitos, 55,81% ocorreram no sexo masculino e 44,19% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,97% corresponderam a parda, seguidos por branca com 22,20%, preta com 15,43%, amarela com 0,42%, indígena com 0,13% e não há informação em 6,84% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 61,12%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,01%).
                                                *****
4. Os deputados Robinson Almeida e Paulo Rangel, do PT,  criticaram veementemente o senador Ângelo Coronel (PSD) por votar a favor da privatização da Eletrobrás, no Senado Federal, nesta quarta-feira (17). Coronel não seguiu a posição dos senadores Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD), que votaram contra a Medida Provisória 1031, defendida pelo governo Bolsonaro, que deve encarecer, segundo especialistas, em até 20% a conta de energia e oferecer riscos de apagão no Brasil. 

5. "Ao votar a favor da privatização da Eletrobras e da Chesf, Coronel traiu a confiança dos eleitores que o elegeram pra defender os interesses do povo trabalhador, dos ribeirinhos e dos baianos mais simples, que não podem pagar mais caro pela energia. Privatizar a Eletrobrás é um crime contra o Brasil e contra nossa soberania energética", afirmou Robinson Almeida, que é engenheiro eletricista. 

6. "O voto dos senadores Wagner e Otto contra a privatização da Eletrobras e da Chesf honra a Bahia. Já o voto de Coronel a favor da privatização envergonha a Bahia no senado", endossou Paulo Rangel, que é funcionário da Chesf.
"Coloca em perigo o uso múltiplo das águas, em especial a utilização do Rio São Francisco, que é o provedor da Chesf. Coloca em risco o abastecimento de água pra consumo humano, consumo animal e a irrigação dos pequenos produtores rurais", observa Rangel.

7. Os parlamentares também alertam que a medida apoiada por Coronel, associada a política econômica de Bolsonaro, ultraliberal, vai fazer com que a conta de luz fique mais cara como está o preço da gasolina, do gás de cozinha e mesmo da cesta básica.

8. "Tudo disparou por causa dessa política econômica nociva de Bolsonaro para o Brasil e, sobretudo, para os mais pobres, que ganham em real e tem seu custo de vida pago em dólar. Nosso projeto político é contra essa plataforma, esse projeto que produz desigualdade, que traz de volta o fantasma da fome e que dilápida o patrimônio nacional. Por isso, Coronel ao votar pela privatização da Eletrobrás, com esse projeto de Bolsonaro, envergonha a Bahia e trai os baianos", enfatizam os deputados Robinson Almeida e Paulo Rangel, em nota.

9. A MP que prevê a privatização da Eletrobras recebeu 42 votos a favor e 37 contra. O texto agora volta à Câmara dos Deputados. Ele precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional até 22 de junho, ou perde a validade.

10. Até o voto soberano do senador Angelo Coronel a turma do PT quer controlar no cabestro.

11. O deputado estadual Niltinho (PP) comemora a restauração de 26,8 km da BA-651. A requalificação beneficia as populações de  Itapitanga, Coaraci e cidades da região. O vice-líder do PP na Assembleia Legislativa é autor da solicitação ao Governo do Estado da Bahia.

12. O aviso de licitação para a requalificação da rodovia entre Itapitanga e Coaraci foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) desta quinta-feira (17). A obra foi realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e também beneficiará o escoamento da produção do cacau, pecuária e desenvolvimento do turismo.

13. O benefício contempla também os municípios de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe e Almadina, junto com Itapitanga e Coaraci. Além da segurança viária, a recuperação do trecho ajudará no deslocamento dos moradores de Itapitanga em direção a Coaraci, Itabuna e Ilhéus para o acesso à saúde, educação e o setor de comércios e serviços. O investimento previsto é de R$ 13,1 milhões.

14. “Obrigado, governador Rui Costa e secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, pela realização desta grandiosa obra. Continuamos trabalhando em prol da população do sul da Bahia. Esta obra será importante para os municípios da região”, frisou Niltinho.

15. O Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-Ba) lamenta a marca de meio milhão de vidas perdidas pela Covid-19 no Brasil. O país atinge essa triste marca no dia em que os brasileiros vão às ruas protestar contra o governo Jair Bolsonaro.

16. Na Bahia, os protestos foram realizados em mais de 40 cidades de todas as regiões do estado, como Salvador, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Jacobina, Ilhéus, Juazeiro e Camaçari, dentre outras. 

17. Muitas dessas mortes poderiam ter sido evitadas se o Brasil tivesse um  governo comprometido com a vida, com o país, com os brasileiros. Mas ao invés disso, o presidente atua como principal aliado do vírus, fazendo lobby para uso de medicamentos ineficazes contra a Covid, negligenciando a vacina e incentivando as pessoas a não usarem máscara.

18. "Quinhentos mil não são apenas números, são 500 mil vidas perdidas. Foram crianças, jovens e idosos que tiveram suas vidas abreviadas quando poderiam ter sido salvas. Foram pessoas que perderam seus pais, mães que deram adeus a seus filhos e tantas outras que perderam um amigo, um grande amor", lamenta o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

19. Na Bahia já são 23.104 e o PT nada falou delas.

20. Mataram o comércio do São João na Bahia.