Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA TEM RECORDE DE MORTES PELA COVID-19 EM 24 HS COM 100 ÓBITOS

Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas segue internado na UTI do Aliança
26/02/2021 às 10:21

   1. Segundo boletim da SESAB, nesta quinta-feira (25) foram registrados 100 óbitos, o maior número desde o início da pandemia em um boletim epidemiológico sobre a Covid-19, na Bahia. Apesar dos óbitos terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. 

   2. Esse número supera o ocorrido em 24 de agosto, quando foram contabilizados 77 óbitos. O número de hoje demonstra o crescimento de casos graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.

  3. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *****
  4. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, segue internado no Hospital Aliança, em Salvador, desde a última sexta-feira (19) em virtude da Covid-19. Segue estável, sem febre, com oxigênio em baixo fluxo, mas foi transferido nesta quinta-feira (25) para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a fim de proporcionar fisioterapia respiratória mais intensa. Ele é assistido pelo pneumologista Sérgio Jezler e pelo infectologista Roberto Badaró. Permanece em uso de medicamentos e ainda não há previsão de alta.

   5. Profissionais do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, começaram a receber na terça-feira, dia 16 de fevereiro, a segunda dose da CoronaVac, vacina de uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por determinação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) todos os funcionários das unidades de saúde do estado devem receber a vacinação contra a Covid-19.

  6. As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas no HRCC, a partir do dia 20 de janeiro e seguiu o fluxo de acordo com os protocolos estabelecidos de aprazamento para a segunda dose, que compreende o período de 14 a 28 dias para a sua aplicação. Estudos do Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, apresentaram uma eficácia geral de 50,38% para casos muito leves, 78% para leves e 100% para moderados e graves.

  7. No mês de janeiro, parte dos funcionários do HRCC recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, a segunda dose está prevista para ser aplicada, conforme aprazamento de 90 dias. O imunizante é desenvolvido pela farmacêutica indiana AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford, da Inglaterra, e teve seu uso emergencial também autorizado pela Anvisa.

  8. Brasil, estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro, responsável pela produção da vacina Oxford/AstraZeneca no país, apresentaram eficácia geral de 76%, dos 22 aos 90 dias após a aplicação da primeira dose. Na segunda dose sua eficácia geral sobe para 82,4% e nos casos graves da doença, a eficácia apresentada foi de 100%.

  9. De acordo com a enfermeira Indira Borges, coordenadora do Núcleo Epidemiologia Hospitalar (NHE) do HRCC, mesmo após a aplicação da segunda dose, as pessoas vacinadas devem continuar com os cuidados de prevenção contra a Covid-19. 

  10. “Receber a vacinação não te livra da infecção, mas se o vacinado for infectado não terá quadros mais graves da doença, assim mostram os estudos. Além disso, o vacinado infectado pode transmitir o vírus para outra pessoa não vacinada, por isso é importante ainda os cuidados, como uso de máscara e higienização. Só atingiremos um nível de segurança maior, quando a maioria da população estiver imunizada”, explicou.

  11. A partir das 17h desta sexta-feira (26) apenas serviços essenciais, a exemplo de unidades de saúde, estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios, como padarias e supermercados, e farmácias vão poder funcionar em Lauro de Freitas. A medida, que se estende até as 5h da próxima segunda-feira (1) e é válida para todos os municípios da Bahia, segue decreto publicado pelo Governo do Estado em função do agravamento da pandemia do novo coronavírus.

  12. De acordo com o governador Rui Costa, as medidas são urgentes e necessárias “A situação está muito próxima do colapso no que diz respeito a quantidade de leitos disponíveis nas unidades de saúde, inclusive na rede privada. Precisamos conter o avanço da contaminação. Apesar de nossos esforços tem crescido o número de pacientes internados e a demanda por vagas em UPAS e hospitais, mesmo com a ampliação de leitos que fizemos e continuamos fazendo.”

  13. A prefeita Moema Gramacho também ressaltou a necessidade de se cumprir as medidas e evitar aglomerações. “Esta nova medida, decidida em diálogo do governo do estado com todos os prefeitos e prefeitas, se faz necessária para evitar as aglomerações e alertar a população para o momento grave que estamos vivendo. Enquanto a vacina está chegando, a conta-gotas, as pessoas só têm uma forma de não se contaminarem, evitar as aglomerações e cumprir todos os protocolos que evitam a proliferação do vírus”.

  14. Estratégia contempla com a primeira dose idosos a partir de 82 anos e trabalhadores de saúde; bem como completa o esquema vacinal dos trabalhadores vacinados na primeira etapa 

   15. A vacinação contra a COVID-19 será ampliada em Salvador nesta sexta-feira, 26 de fevereiro. Será ofertada a segunda dose do imunizante para trabalhadores da saúde, que assim completam o esquema vacinal; bem como a primeira dose para idosos com idade igual ou superior a 82 anos e também para os demais trabalhadores de saúde ligados a estabelecimentos com o CNES ativo (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) que não foram vacinados na primeira etapa.

  16. Três drives e seis salas de vacina estão disponíveis para vacinação da primeira dose dos idosos com idade igual ou superior a 82 anos. São eles:
Drive: 5º Centro de Saúde, Parque de Exposições e Atacadão Atakarejo (Subúrbio)
Salas fixas: 5º Centro de Saúde, USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.

  17. 1ª DOSE CADASTRADOS. O trabalhador da saúde que já estiver cadastrado no site da Secretaria Municipal da Saúde (www. saude. salvador. ba. gov. br) pode se dirigir aos pontos de vacinação descritos abaixo portando cópia do último contracheque e documento oficial com foto.

  18. Pontos de vacinação: Drive: Arena Fonte Nova
Pontos fixos: USF Vista Alegre, UBS Virgílio de Carvalho, UBS Nelson Piauhy Dourado e USF Curralinho.

  19. 1ª DOSE NÃO CADASTRADOS

Para o trabalhador da saúde que não estiver com o nome cadastrado, o mesmo deverá se dirigir aos locais indicados abaixo portando os seguintes documentos: as duas declarações disponibilizadas no site da SMS com preenchimento obrigatório do CNES, documento de identificação com foto, CPF e cópia do contracheque ou nota fiscal, ou carteira de trabalho atualizada. No caso de pessoa jurídica será aceito o contrato de prestação de serviço, no lugar do contracheque.

  20. Pontos de vacinação:

Drive: Faculdade Bahia de Medicina (Brotas)
Pontos fixos: Faculdade Bahia de Medicina (Brotas) e Faculdade Católica (Pituaçu)

  21. 2ª DOSE TRABALHADORES DE SAÚDE

Drive: Centro de Convenções
Pontos fixos: USF KM 17 (Itapuã), UBS Péricles Laranjeiras, UBS Castelo Branco, USF Colinas de Periperi, USF San Martin III, Centro Social Urbano de Pernambués (CSU)