Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID MATA MAIS 64 NA BAHIA E SURGE TRANSMISSÃO DE VARIANTE BRITÂNICA

Toque de recolher vai atingir bares e restaurantes na BA ao menos por mais 8 dias
17/02/2021 às 20:01
 1. Nesta quarta-feira, (17), o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a Covid-19 registrou 64 óbitos. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Os números tem demonstrado uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.

  2. Neste cenário, o Governo da Bahia abriu novos leitos de terapia intensiva nos municípios de Camaçari, Seabra e Barra nos últimos dias e estão previstas ampliações nas cidades de Ilhéus e Porto Seguro, em um esforço para reduzir a pressão na rede assistencial.

  3. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.

  4. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.928, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,57% ocorreram no sexo masculino e 43,43% no sexo feminino. 

  5. Em relação ao quesito raça e cor, 55,28% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,16%, preta com 14,48%, amarela com 0,59%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,34% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,39%).
                                                   ****
  6. A Vigilância Epidemiológica do Estado da Bahia confirmou nesta quarta-feira (17) a transmissão comunitária da variante B.1.1.7 do SARS-CoV-2, originalmente detectada no Reino Unido, no estado. O resultado veio após o sequenciamento genético da amostra de um homem de 62 anos, residente em Salvador, sem histórico de viagem ao exterior, nem contactantes com esse perfil. O sequenciamento genético da amostra foi realizada pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

  7. De acordo com a diretora da Vigilância Epidemiológica do Estado, Márcia São Pedro, “a transmissão autóctone ou comunitária é assim chamada quando as equipes de vigilância não conseguem mapear a cadeia de infecção, não sabendo quem foi o primeiro paciente responsável pela contaminação dos demais”, explica a diretora.

  8. Até o momento, a Bahia identificou outros três casos suspeitos da variante do Reino Unido e confirmou a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 presente em Manaus, que é a P.1, em 11 pessoas, todos com origem na região Amazônica.

  9. O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), que é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, iniciará o sequenciamento de 300 novas amostras dos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

                                                 *****
  10. O Governo do Estado da Bahia investirá mais de R$ 34,4 milhões na requalificação de 18 escolas estaduais localizadas na capital, Região Metropolitana de Salvador e do interior. Os resultados finais das licitações de nº 015/20 e nº 016/20, realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), foram divulgados no Diário Oficial desta quarta-feira (17). 

  11. Serão realizadas melhorias na infraestrutura das unidades escolares, incluindo cobertura de quadra, vestiário, construção de novas salas de aula, biblioteca e laboratórios. Além de Salvador, as obras serão executadas para a modernização da infraestrutura de unidades escolares da rede pública estadual nos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Candeias, Catu, São Sebastião do Passé e Simões Filho.

  12. “Essas obras representam um investimento superior a 34,4 milhões de reais e fazem parte de um conjunto de ações que o Governo do Estado vem realizando para requalificar a nossa rede, melhorar as condições de trabalho dos educadores e profissionais da Educação e, principalmente, a aprendizagem dos estudantes. 

  13. Além dos investimentos na melhoria da estrutura existente, também estão sendo construídas e entregues novas escolas. A meta é termos 60 novas unidades escolares na nossa rede até 2022”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

   14. Em Salvador, as unidades escolares beneficiadas com o resultado da licitação divulgada, nesta quarta-feira, pela CONDER, são: Thales de Azevedo, Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Classe II, Evaristo da Veiga, Estadual de Praia Grande, Edvaldo Brandão, José Augusto Tourinho Dantas, Governador Roberto Santos, Ana Bernardes e Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito.

   15. As escolas estaduais contempladas na Região Metropolitana são: Colégio Modelo, São Francisco e Colégio da Polícia Militar Professor Carlos Rosa, em Alagoinhas; Polivalente de Camaçari; José de Freitas Mascarenhas e Modelo, em Camaçari; Polivalente de Candeias, em Candeias; Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro Pessoa, em Catu; Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira de Brito, em São Sebastião do Passé; e Alberto Silva, em Simões Filho.

   16. Complexos Poliesportivos - Também foi publicado, no Diário Oficial de terça-feira (16), o aviso de licitação para a construção de mais seis Complexos Poliesportivos Educacionais nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Ipiaú, Vitória da Conquista, Itamaraju e Feira de Santana. 

  17. Estes equipamentos fazem parte deste conjunto de ações do Governo do Estado para requalificar a infraestrutura da educação, do esporte, do lazer e da cultura, disponibilizando unidades com moderno padrão arquitetônico e fortalecendo as práticas esportiva, artística e cultural no currículo escolar, na perspectiva da Educação Integral.

   18. Já foram inaugurados os Complexos Poliesportivos Educacionais de Conceição do Coité e São Gonçalo dos Campos. Em Itapetinga, Alagoinhas, Riachão do Jacuípe, Serrinha, Irecê e Jequié, as obras dos respectivos Complexos já foram iniciadas, assim como foi anunciada a construção dos Complexos de Bom Jesus da Lapa e Itapetinga. Além da rede estadual, os complexos atenderão aos estudantes das redes municipais e particular, bem como a comunidade local.

   19. Na queda de braço entre o Congresso e o STF duvida-se que a Câmara autorize por maioria a continuidade da prisão do deputado Daniel Silveira (PSL). 

   20. O Toque de Recolher decretado pelo governador Rui Costa a partir da sexta-feira vai inviabilizar os negócios de bares e restaurantes por, pelo menos, 8 dias.