Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA JÁ TEVE 609.755 CASOS DE PACIENTES COM COVID COM 586.131 CURADOS

O que o governo do estado fará com os 56 milhões de reais que gastava na segurança do Carnaval?
08/02/2021 às 20:04
  1. Mais de 3,4 mil idosos com idades entre 80 e 89 anos já foram vacinados em toda a Bahia nesta segunda-feira. Com a chegada de 186.200 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) autorizou que os 417 municípios iniciassem a vacinação de idosos nessa faixa etária. O total de vacinados no estado já supera os 291 mil baianos, sendo o segundo do Brasil em número de imunizados. Para acompanhar o avanço da imunização, acesse https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

   2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.809 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 1.952 recuperados (+0,3%). Dos 609.755 casos confirmados desde o início da pandemia, 586.131 já são considerados recuperados e 13.212 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,81%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.153,87)), Itororó (10.607,40), Itabuna (9.710,02), Muniz Ferreira (9.444,89) e Conceição do Coité (9.104,97)

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 990.492 casos descartados e 139. 989 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (8).

  6. Na Bahia, 40.667 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 39 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                  ******
  8. Foi iniciada nesta segunda-feira (8), na Bahia, a vacinação contra a Covid-19 de idosos acima dos 80 anos. Em Lauro de Freitas, onde o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esteve nesta manhã para a abertura da imunização desta faixa etária, os idosos de 89 abriram o calendário. O começo desta nova etapa foi possibilitado com a chegada, no sábado (6) de 186.200 doses da vacina contra o coronavírus.

  9. Um das vacinadas hoje foi Maria Valdenice. Com 89 anos recém completados, ela comemorou ao ser imunizada. “É um momento de muita alegria”, disse ela. “Lauro de Freitas está dando continuidade ao cronograma da vacinação contra Covid-19. 

  10. O total de vacinados no estado já supera os 291 mil baianos, sendo o segundo do Brasil em número de imunizados. Para acompanhar o avanço da imunização, acesse https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.
10. O prefeito Colbert Martins Filho e o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, empossaram hoje, 8, mais sete integrantes do seu secretariado, em ato ocorrido no Paço Municipal Maria Quitéria.  

  11. Assinaram o termo de posse Eli Ribeiro (Secretaria de Serviços Públicos), Antonio Carlos Borges Junior (Secretaria de Desenvolvimento Social), Pablo Roberto (Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural), José Carneiro Rocha (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais), Gerusa Sampaio (Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres), Marcus Carvalhal (Agência Reguladora de Feira de Santana) e Maurício Carvalho (Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor).

  12. Na oportunidade, o prefeito tratou dos desafios de cada colaborador e reafirmou o compromisso em fazer, nos próximos dias, uma reunião entre os novos gestores para discutir a proposta de uma ampla reforma administrativa.

  13. “Quero contar com todos vocês e as equipes nas respectivas pastas para fazermos um levantamento criterioso de ações, bem como tratarmos de maneira integrada com a empresa especializada de Salvador que nos dará este suporte”, pontuou.

  14. Ainda, segundo Colbert Filho, o objetivo é integrar os sistemas da Prefeitura por meio da inovação tecnológica e otimizar o trabalho da gestão municipal, facilitando o acesso da população aos serviços públicos.

  15. Já Fernando de Fabinho desejou votos de confiança aos novos secretários e ratificou que estará à disposição para atendê-los e colaborar administrativamente.

  16. Professores, gestores e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais da rede estadual de ensino aprenderam, nesta segunda-feira (8), a utilizar os recursos digitais Padlet e Mentimeter para a interação com os estudantes e atividades com formulários on-line. A atividade, transmitida no YouTube, no canal (Educação Bahia), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), pode ser acessada no endereço: https://bityli.com/a6zMK. A iniciativa faz parte de uma maratona de lives sobre recursos digitais ministradas por especialistas convidados e que prossegue até o dia 12 de fevereiro. 

  17. A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, que representou o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou da importância da iniciativa. "O Brasil todo está discutido esta questão do ensino híbrido e, independentemente da data da volta das aulas, certamente o formato será híbrido, que abre possibilidades da gente introduzir outras inovações. Nesta live, os professores conheceram novas ferramentas bem interessantes para o ensino híbrido", destacou. 

  18. A atividade foi conduzida pelo especialista em tecnologias digitais, Leandro Holanda, que mostrou o funcionamento dos recursos digitais Padlet, usado para a construção de murais virtuais colaborativos, e o Mentimeter, voltado para a criação de apresentações de slides com interatividade.

  19.  "São recursos leves, que podem ser usados gratuitamente e sem precisar que sejam instalados no computador. E isso é muito importante, pois a probabilidade dos estudantes interagirem é bem maior. O Padlet, por exemplo, é um recurso que pode nos ajudar bastante a coletar evidências de aprendizagem e de participação dos estudantes na educação remota", explicou.

  20. O governo da Bahia gastava com a segurança do Carnaval (capital e interior) mais de 50 milhões de reais todos os anos. Como não teremos Carnaval, em 2021, o que fará o governo com esse capilé?

  21. Alguns demistas estão sugerindo a Rodrigo Maia vir chorar no pé-do-caboclo no Campó Grande.

  22. São Paulo (capital) já começou a retornar as aulas presenciais nas escolas. A Bahia caminha (pelo menos até agora) para o segundo ano consecutivo sem aulas.

  23. O deputado federal Joseildo Ramos (PT) criticou, nesta segunda-feira (8), a concretização da venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) para o grupo Mubadala Capital - fundo de investimento árabe - por U$ 1,6 bilhão. O resultado do leilão foi divulgado nesta segunda pela companhia. Para o deputado Joseildo, a atitude do governo Bolsonaro vai na contramão dos interesses do país e demonstra, mais uma vez, o entreguismo do presidente.

  24. "É um processo de involução sem precedentes. A Petrobras está deixando de ser uma grande companhia de energia, do poço ao posto, para se tornar uma exploradora de óleo cru. Fica claro o objetivo de privatizar a Petrobras aos poucos, sem alarde. É um entreguismo sem precedentes", afirmou.

  25. Primeira refinaria de petróleo no país, a Rlam tem capacidade para processar 323 mil barris de petróleo por dia, que são transformados em 31 produtos. Além de gasolina, diesel, gás de cozinha e lubrificantes, é a única produtora nacional de “food grade”, uma parafina de teor alimentício utilizada para fabricação de chocolates, chicletes, entre outros.

  26.  A venda inclui, além da refinaria, o Terminal de Madre de Deus, outros três terminais portuários em Candeias, Itabuna e Jequié e 669 km de dutos que integram a rede do complexo incluindo oleodutos ligando a RLAM ao Terminal Madre de Deus e oleodutos longos ligando a RLAM aos Terminais de Jequié e Itabuna e também o oleoduto ligando a RLAM ao Complexo Petroquímico de Camaçari.