Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IDOSOS A PARTIR DE 80 ANOS COMEÇAM A SER VACINADOS NA BAHIA, SEGUNDA

Nesse ritmo a vacinação na Baia vai até 2024
07/02/2021 às 20:03
1. Com a chegada de 186.200 doses da vacina contra o coronavírus (Covid-19), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) autorizou que os 417 municípios iniciem a vacinação de idosos acima de 80 anos a partir da segunda-feira (8). O total de vacinados no estado já supera os 286 mil baianos, sendo o segundo do Brasil em número de imunizados. Para acompanhar o avanço da imunização, acesse https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.884 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.039 recuperados (+0,4%). Dos 607.946 casos confirmados desde o início da pandemia, 584.179 já são considerados recuperados e 13.394 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,81%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (12.114,68), Itororó (10.573,05), Itabuna (9.688,45), Muniz Ferreira (9.444,89) e Conceição do Coité (9.103,46)

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 989.670 casos descartados e 140.416 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (7).

  6. Na Bahia, 40.616 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 39 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                               *******
  8. O Brasil registrou neste domingo 522 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que levou a contagem total de mortes pela doença no país à marca de 231.534, informou o Ministério da Saúde.

  9. Houve ainda o registro de 26.845 novas infecções pelo coronavírus, com os casos confirmados no Brasil até o momento totalizando agora um acumulado de 9.524.640, acrescentou a pasta.

  10. Enfrentando uma nova onda da Covid-19, o Brasil é o segundo país em número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. Em número total de infecções, o país ocupa a terceira posição, abaixo dos EUA e da Índia.

  11. Estado mais atingido pela pandemia, São Paulo alcançou neste domingo a soma total de 1.849.334 casos e 54.614 mortes, embora autoridades locais venham falando em estabilização com viés de queda nos indicadores, o que levou o governo paulista a afrouxar medidas restritivas para contenção do vírus que incluíam fechamento de restaurantes e comércio nos fins de semana.
                                                    *******
  12. A Prefeitura de Lauro de Freitas recebeu, neste domingo (07), mais 750 doses da vacina contra o coronavírus. Com estas novas doses, o município dará continuidade ao cronograma de vacinação. A partir de amanhã (08) serão imunizados os idosos com 89 anos. 

  13. O público com mais de 90 anos, que não tenha comparecido na etapa anterior, também poderá ser imunizado. Além disso, 6% da remessa será reservada para os profissionais de saúde que atuam em clínicas particulares e hospitais da cidade.

  14. As vacinas são da Coronavac (Instituto Butantan). Esta nova remessa tem um diferencial em relação as anteriores, já que cada ampola agora contém dez doses da vacina. O secretário Municipal de Saúde, Augusto César Pereira, destaca que o objetivo é imunizar todos os laurofreitenses, mas como as doses encaminhadas ainda não são suficientes, continuará priorizando os grupos mais vulneráveis.

   15. “Vamos imunizar os idosos de 89 anos, mas depois vamos priorizar em uma escala decrescente. Com o saldo de doses vamos convocar os idosos de 88 anos, depois os de 87 anos e assim por diante”, disse.

  16. Os idosos podem ser imunizados em drives thru que foram montados no Colégio Pedro Paranhos, em Portão, na Quadra da Escola 2 de julho, próximo a UPA da Itinga, e no Ginásio de Esportes do Aracuí – Rua dos Vereadores, Centro, das 8h às 16h. 
                                                      ******
   17. Mata de São João, A partir desta segunda-feira (8), os técnicos da Secretaria de Saúde de Mata de São João irão imunizar os idosos com idades entre 87 e 89 anos contra a covid-19. A vacinação será feita em domicílios, por todo o município.

   18. De acordo com a secretária de Saúde Tatiane Rebouças, a determinação dos públicos é do Ministério da Saúde. Nas duas semanas anteriores Mata de São João vacinou os idosos com mais de 90 anos e 60% dos profissionais de saúde.

  19. "As quantidades de vacina que recebemos até agora não são as satisfatórias, para termos uma imunização mais veloz. Mas é o que tem sido possível. É o que todas as cidades brasileiras têm recebido”, explica Rebouças. “Essa dificuldade não é só do nosso município, mas de todo o Brasil e de todo mundo. Por isso temos que ter paciência e nos cuidar”, recomenda.

   20. Prevenção e combate – Paralelo ao processo de vacinação, Mata de São João segue desenvolvendo ações de combate e prevenção ao coronavírus. Além da fiscalização para o cumprimento das regras de distanciamento sociais e dos tratamentos, o município adquiriu 500 testes PT PCR na semana passada.

   21. Os testes proporcionarão mais velocidade na identificação dos pacientes infectados e mais abrangência de testagens. O PT PCR é o mesmo tipo de exame feito pelo Laboratório Central da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Lacen), que realiza os diagnósticos para todos os municípios baianos, seguindo protocolos do Ministério da Saúde.