Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VAI COMEÇAR VACINAÇÃO BA ÀS PESSOAS NORMAIS ACIMA DE 90 ANOS DE IDADE

A quantidade de vacinas disponibilizada pelo Ministério da Saúde ainda é pouca para a população da Bahia
29/01/2021 às 11:33
  1. Com 154.720 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14 horas desta sexta-feira (29), a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

  2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.173 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 3.262 recuperados (+0,6%). Dos 581.880 casos confirmados desde o início da pandemia, 559.616 já são considerados recuperados e 12.243 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,96%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.592,22), Itororó (9.969,58), Itabuna (9.099,39), Muniz Ferreira (9.067,64), Conceição do Coité (8.878,28).

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 969.648 casos descartados e 136.748 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (29).

  6. Na Bahia, 39.841 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7.  boletim epidemiológico de hoje contabiliza 34 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.
                                                       ********
  8. A partir da próxima segunda-feira (1º), os 417 municípios da Bahia estão autorizados a iniciar a vacinação de idosos a partir de 90 anos. A boa notícia é do governador Rui Costa, que enviará 54 mil doses ainda neste final de semana a fim de cumprir o cronograma sugerido pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 

  9. A decisão ocorre após entendimento consensual das Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Tripartite (CIT), que são as instâncias deliberativas do Sistema Único de Saúde (SUS) em nível estadual e nacional.

  10. De acordo com o secretário, “ainda que a Bahia registre a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil, é preciso vacinar os nossos idosos. Do total de óbitos na Bahia, 75% tinham mais de 60 anos, sendo que a faixa etária com mais de 80 anos concentrou 29,1%”, analisa Vilas-Boas

  11. O titular da pasta estadual da Saúde ressalta que os municípios que mais avançaram na imunização terão acesso prioritário na distribuição. “Temos um quantitativo reduzido de doses, ainda fruto das três entregas iniciais do Ministério da Saúde e, neste sentido, vamos priorizar os municípios que imunizaram pelo menos 75% do seu público-alvo”, afirma o secretário

  12. Informações detalhadas sobre o quantitativo de doses distribuídas e aplicadas, por município, estão disponíveis no painel da vacinação https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/. Os números são atualizados diariamente pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) a partir do contato com as equipes de cada município.
                                                             ******
  13. A estratégia de vacinação contra a Covid-19 de idosos a partir de 90 anos em Salvador será apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, em coletiva a ser realizada neste sábado (30), às 8h30, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, na Avenida Centenário. Na ocasião, também serão informados dados atualizados sobre a imunização contra o novo coronavírus na cidade.

  14. Na próxima segunda-feira (1º) começam a vencer os boletos do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e taxa do lixo (TRSD) 2021 em Salvador. Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 7% no pagamento da cota única, à vista, até a data do vencimento, entre os dias 1º e 28 de fevereiro, sendo que a maioria da população tem vencimento no dia 5. 

  15. Caso alguém não tenha recebido o boleto, pode emitir a segunda a segunda via pelo site da Sefaz, no endereço www. sefaz. salvador. ba. gov. br .

   16. A capital baiana, como qualquer cidade, não se mantém sozinha. É necessário um esforço mútuo entre cidadão e poder público, em uma relação de cooperação conjunta. No caso do IPTU, o município converte a contribuição do cidadão em benefícios para a cidade, como salários dos profissionais de saúde, da educação e da guarda municipal, além de obras como escolas e creches, praças e equipamentos públicos.

   17. Quarenta por cento da arrecadação dos municípios é destinada, obrigatoriamente, para saúde e educação – respectivamente 15% saúde e 25% educação. Porém, Salvador tem investido além desses limites nas duas áreas em todos os anos desde 2013 e, em 2020, bateu o recorde de investimento em saúde, destinando mais de 22% das receitas para área, o que significou uma suplementação de R$291 milhões, número quase cinco vezes maior que o aplicado em 2012.

   18. Agora é a vez do cidadão. “A população precisa se conscientizar que estar em dia com o pagamento de impostos reflete em benefícios para a própria cidade”, afirma a secretária da Fazenda, Giovanna Victer.

   19. Todos os boletos já foram enviados e a população tem até o dia do vencimento para pagar a cota única. Os isentos receberão os boletos nos próximos dias. “Além de fazer muito pelo cidadão e pela cidade, Salvador é um exemplo de justiça social – são mais de 253 mil imóveis com valor venal de até R$107 mil que estão desobrigados a pagar os tributos”, completa a secretária.

  20. O SAC Móvel permanece no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), até a próxima sexta-feira (5). O atendimento à população é de 9h às 16h. A carreta está na Praça da Bíblia, no centro da cidade, no estacionamento da Associação de Deficientes de Simões Filho (Adesf). No local, é possível tirar RG, CPF e Antecedentes Criminais, além do serviço da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Vale ressaltar que a partir da próxima terça-feira (9), as outras carretas estarão em Irecê e Santo Antônio de Jesus.    

   21. É importante atentar que o atendimento no SAC Móvel é realizado 100% por agendamento, através do SAC Digital. Para ter acesso à plataforma e agendar o atendimento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).   

   22. Medidas de segurança - A Rede SAC reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pelo Governo do Estado e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) ao se dirigem ao SAC Móvel. 

  23. Entre as medidas de segurança adotadas pela Rede SAC estão a disponibilização de dispensers com álcool em gel; reforço na higienização das dependências da carreta, bem como dos móveis; reorganização do espaço de espera para promover o distanciamento, e controle da quantidade de agendamentos, reduzindo o número de pessoas no ambiente, como determina o Decreto Estadual 19.529/20.