Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB CONFIRMA PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO SARS-COV 2 NA BAHIA

Chegou o IPTU de Salvador e v pode pagar com desconto de 7% para cota única
08/01/2021 às 20:33

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.777 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 2.339 recuperados (+0,5%). Dos 508.695 casos confirmados desde o início da pandemia, 493.064 já são considerados recuperados e 6.267 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,44%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.462,38), Muniz Ferreira (8.609,54), Conceição do Coité (8.520,99), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.096,20).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 898.105 casos descartados e 123.632 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (8).

  5. Na Bahia, 37.422 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo.

  7. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    ****
  8. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirma o primeiro caso de reinfecção por SARS-CoV-2, por meio de sequenciamento genético. Foi observada, na sequência genética do vírus presente no segundo episódio, a mutação E484K, que é uma mutação identificada originalmente na África do Sul. A paciente em questão, uma mulher de 45 anos residente em Salvador, contraiu a Covid-19 duas vezes em um intervalo acima de 90 dias, conforme laudos emitidos pelo Hospital São Rafael em maio e outubro de 2020.

  9. Em 22 de dezembro de 2020, o Hospital São Rafael comunicou oficialmente a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre o caso suspeito de reinfecção. A partir das análises das amostras sequenciadas pelo Núcleo de Vigilância Genômica em tempo real do SARS-CoV-2 no Brasil, do qual o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia faz parte, foram obtidas as seguintes conclusões:

  10. As duas amostras agrupam-se em dois lados distintos e pertencem a duas sublinhagens diferentes: B.1.1.33 a amostra da primeira coleta e B.1.1.248 a amostra da segunda coleta;

  11. .Apresentam um perfil de mutações diferentes;

  12. A identificação na amostra referente a segunda coleta (caso de reinfecção) da mutação encontrada na nova variante da África do Sul na proteína Spike localizada no RDB (E484K).

  13. Para além do sequenciamento genético foram realizados outros exames, a exemplo da quantificação de anticorpos anti-SARS-CoV-2, coletados em momentos distintos do caso em questão.

  14. Outros 118 casos suspeitos de reinfecção estão sendo investigados no estado da Bahia em pacientes com faixas etárias de 5 a mais de 80 anos. Deste total, há 82 notificações para o sexo feminino e 36 para o sexo masculino.

  15. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA). O campo de várzea do Capelão foi reformado com recursos de contrapartida social. Durante o processo de recuperação e modernização, o espaço recebeu a instalação de peças em eucalipto, telas em PVC, construção de arquibancadas e vestiários.

  14. Já a quadra poliesportiva de Ipitanga teve sua construção finalizada em dezembro. O equipamento conta com alambrados em estrutura metálica, tela de proteção, composições para as modalidades esportivas de futebol, vôlei e basquete. Possui um moderno sistema de iluminação, permitindo, também, a prática de atividades no período noturno.

  15. Além disso, a quadra tem acessibilidade, com a construção de passeios nivelados, piso tátil direcional e rampas.  De acordo com Rita Menezes, engenheira civil e coordenadora executiva da SEINFRA, a intenção destas adaptações é garantir que a população com deficiência também tenha um espaço adequado e destinado à prática de esportes e lazer.

  16. A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) afirmou nesta sexta-feira (8) que vê com otimismo o anúncio feito pelo governo federal de contrato para compra de 100 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida no Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, o acordo prevê o fornecimento de  46 milhões de doses até abril e outras 54 milhões até o fim do ano.

  17. “O Instituto Butantan divulgou que a vacina tem eficácia de 78% e, logo após, o governo federal anunciou o contrato para compra das doses. Isso representa um passo muito importante para o início da imunização.

  18.  Agora é aguardar a aprovação dos órgãos competentes para que a população comece a ser imunizada. Enquanto isso, temos que manter os cuidados para prevenir a doença, incluindo o distanciamento social e as medidas de higiene”, afirmou Kátia Oliveira.

  19. Os contribuintes de Salvador que desejam se antecipar e efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2021 já podem emitir o boleto da cota única ou primeira parcela. O documento pode ser obtido no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no endereço www. sefaz. salvador. ba. gov. br , e ser pago na rede bancária credenciada.

   20. Contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão desconto de 7% no IPTU e taxa do lixo (TRSD). A cota única pode ser paga a partir desta quinta-feira (7) e até a data de vencimento.

   21. Os boletos impressos chegarão nas casas dos contribuintes a partir do próximo dia 15 e, no caso dos isentos, até o final do mês. Os vencimentos acontecem entre os dias 1º e 28 de fevereiro, de acordo com cada contribuinte.

   22. Pelo sexto ano consecutivo, o IPTU da capital baiana não teve aumento e foi corrigido apenas pelo IPCA de dezembro/2019 a novembro/2020: 4,31%. O valor da isenção do imposto foi reajustado e contemplará imóveis residenciais de até R$ 107.457,59.

   23. São mais de 253 mil desobrigados de pagar o imposto. Sendo assim, Salvador é, sem dúvida, a capital com maior número de isenções, o que confirma a política social da administração municipal desde 2013.