Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NÚMERO DE INFECTADOS PELA COVID NA BAHIA CAI PARA 5.710 COM 30 MORTES

Nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, o Hemóvel (Unidade móvel da Fundação Hemoba) estará estacionado ao lado do PA Santo Amaro de Ipitanga
28/12/2020 às 10:59
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 748 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.330 recuperados (+0,3%). Dos 484.485 casos confirmados desde o início da pandemia, 469.734 já são considerados recuperados, 5.710 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,58) Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.259,93), Muniz Ferreira (8.299,65), Conceição do Coité (8.193,72), Pintadas (7.962,06), Jucuruçu (7.900,50).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 877.040 casos descartados e 122.461 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (28).

  5. Na Bahia, 36.185 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 30 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                     *****
   8. O Brasil registrou, nesta segunda-feira, 431 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de mortes pela doença no país a 191.570, informou o Ministério da Saúde. Passando por um repique da doença, o Brasil é o segundo país com maior número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

  9. Também foram notificados 20.548 novos casos da doença provocada pelo coronavírus, com o total de infecções confirmadas no país atingindo 7.504.833.

  10. Os registros de casos e óbitos do ministério costumam registrar quedas às segundas-feiras, em função do represamento de testes durante os finais de semana. Ainda de acordo com o ministério, o Brasil possui 6.568.898 pessoas recuperadas da Covid-19 e 744.365 pacientes em acompanhamento.
                                                       *****
   11. O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que qualquer das vacinas que seja aprovada pela Anvisa estará disponível de forma gratuita em 5 dias para a população.

  12. Segundo ele, a partir da certificação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), haverá uma distribuição "equânime" a todos os Estados da Federação.

  13. Ainda que tenha assegurado a disponilização do imunizante, o presidente voltou a fazer ressalvas sobre os possíveis efeitos colaterais. Reafirmou sua posição contrária à obrigatoriedade da vacinação e defendeu a adoção de um termo de consentimento.

  14. Questionado por repórteres se faria uma campanha pela imunização, afirmou que não poderia aconselhar o uso sem alertar para os riscos.
                                                 ******
  15. No Hospital Sírio-Libanês em recuperação pós-COVID-19, o prefeito Herzem Gusmão Pereira, de 72 anos, tem quadro de saúde estável e respondendo bem ao tratamento de recuperação das funções pulmonares no Hospital Sírio-Libanês

   16. O prefeito ACM Neto inaugura nesta terça-feira (29), às 9h30, o Mercado Municipal de São Cristóvão, localizado na Avenida Aliomar Baleeiros (Estrada Velha do Aeroporto), logo após a loja de material de construção Casa Brasil). Construída do zero, a estrutura vai beneficiar os ambulantes e feirantes em um dos bairros com mais intenso comércio de rua de Salvador. Na mesma ocasião, o prefeito estará à disposição para falar das medidas contra o coronavírus, inclusive sobre a alta de casos envolvendo crianças na rede municipal de saúde.

   17. Nesta terça e quarta-feira, 29 e 30, o Hemóvel (Unidade móvel da Fundação Hemoba) estará estacionado ao lado do PA Santo Amaro de Ipitanga,, no Centro de Lauro de Freitas, para realizar coleta de sangue e cadastro de medula óssea. A ação faz parte da campanha "Presenteie vida, doe sangue", promovida como forma de incentivo à doação sanguínea no último mês do ano. 

   18. De acordo com a secretária da Saúde de Lauro de Freitas, Maria Isabel Andrade, o veículo receberá doadores das 8h às 17h. "Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, está bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional", informou. 

  19. No hemóvel, os atendimentos são realizados de forma espontânea, sem necessidade de agendamento, mas cumprindo os protocolos sanitários de distanciamento social e atendimento por ordem de chegada para segurança dos candidatos à doação e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus, os espaços comuns estão sendo higienizados constantemente e é obrigatório o uso de máscara de proteção.    

  21. Mata de São João, 28 de Dezembro de 2020 – Assim como nos anos anteriores, a Prefeitura de Mata de São João restringirá o acesso de veículos particulares à Vila da Praia do Forte, do dia 31 de dezembro a 3 janeiro e em todos os finais de semana de janeiro. Terão acesso apenas veículos de moradores, de serviço e visitantes com reserva de hospedagem.

   22. O Município já restringiu, até 31 de dezembro, a entrada de ônibus, vans e micro-ônibus de turismo, não só à Praia do Forte, mas em Imbassaí e em todos os outros destinos locais. Neste caso, os visitantes terão que apresentar liberação da Agerba, reserva em meios de hospedagens ou em equipamentos de visitação turística, guia de turismo e pagamento de taxa municipal.