Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SESAB DIVULGA QUE SÓ EXISTEM 6.322 PESSOAS INFECTADOS PELA COVID NA BA

Bolsonaro muda de ideia em, 24 horas e agora diz que tem pressa para viabilizar a vacina contra o coronavirus
27/12/2020 às 19:26

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.624 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.215 recuperados (+0,5%). Dos 483.737 casos confirmados desde o início da pandemia, 468.404 já são considerados recuperados, 6.322 encontram-se ativos e. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,59) Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.259,93), Muniz Ferreira (8.286,18), Conceição do Coité (8.189,22), Pintadas (7.914,15), Jucuruçu (7.900,50).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 876.646 casos descartados e 122.722 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (27).

  5. Na Bahia, 36.099 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7.  Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                        *****
  8. O Brasil registrou neste domingo 344 mortes decorrentes da Covid-19, enquanto o número de casos diários atingiu 18.479, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

  9. Com isso, o número de mortes devido ao coronavírus no país, desde o início da pandemia, subiu para 191.139, enquanto os casos confirmados da doença avançaram para 7,484 milhões.

  10. Do total de mortes no país, o Estado de São Paulo lidera com 45,86 mil registros, seguido por Rio de Janeiro (24,9 mil) e Minas Gerais (11,6 mil).

  11. O Brasil é o segundo país em número de mortes por coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro em casos, abaixo dos EUA e da Índia.

   12. O ministério informou ainda neste domingo que o Brasil tem cerca de 6,5 milhões pacientes recuperados da doença e 777,8 mil casos em acompanhamento.
                                                                       *****
  13. O Hospital Geral Ernesto Simões Filho (HGESF), unidade da rede própria da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), foi premiado na tarde de hoje com uma nova ambulância. O prêmio foi concedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Arena Fonte Nova, ante do início da partida entre o Esporte Clube Bahia e o Esporte Clube Internacional, pelo Brasileirão Série A.

  13. A CBF está premiando os hospitais no país, que estão trabalhando com atendimento aos pacientes da Covid-19. A diretora geral da unidade, Cristiana França, recebeu as chaves da ambulância das mãos dos capitães do Bahia (Gregory) e do Internacional (Rodrigo Dourado).

   14. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, é quem vai julgar o pedido de habeas corpus solicitado pela defesa da desembargdora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lígia Ramos, presa durante as últimas fases da Operação Faroeste, que apura um suposto esquema de venda de sentenças referentes a disputas de terras na região Oeste e tem manchado a imagem do Judiciário baiano.

   15. A situação ocorre após o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, ter se declarado suspeito de analisar a causa. Lígia está presa no Complexo Penintenciário da Papuda, em Brasília.

  16. "Declaro minha suspeição para o processamento do presente feito, nos termos do disposto nos artigos 277 do RISTF e 145, §1º, do CPC. Encaminhem-se os autos à eminente Ministra Vice-Presidente", escreveu o presidente do STF.

  17. A Fundação Pierre Verger informa que, após oito meses funcionando em sistema home office (desde as primeiras recomendações pelo distanciamento social por consequência da pandemia), retornou às suas atividades presenciais e já recebe o público visitante na sua sede, na Vila América, bem como na sua Galeria, no Centro Histórico. Para as visitas na sede, é necessário fazer o agendamento através do número 71 3203.8400 ou do e-mail fpv@pierreverger.org.

   18. Horários de funcionamento são: Sede da Fundação Pierre Verger – Ladeira da Vila América. de
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Galeria da Fundação Pierre Verger – Centro Histórico
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Sábado, das 9h às 16h.

   19. Importante destacar que nos dois espaços a Fundação Pierre Verger segue todos os protocolos de segurança, com controle de entrada para evitar aglomerações, disponibilização de totens com álcool em gel e mantendo a obrigatoriedade do uso de máscaras.

  20. Um dia depois de declarar que não “dá bola” para o fato de vários países já haverem iniciado seus programas de imunização contra a covid-19, o presidente Jair Bolsonaro usou neste domingo as redes sociais para dizer que há pressa em começar a vacinação no Brasil. Porém, deixou claro que tem ressalvas.

  21. O pagamento dos créditos de ISS (Impostos Sobre Serviços) e prêmios de até R$ 50 mil do Programa Nota Salvador será retomado pela Prefeitura. Os valores podem ser solicitados pelos contemplados imediatamente e serão pagos a partir de janeiro. Os sorteios de prêmios voltarão a acontecer no início de 2021. As transferências de créditos do programa e a realização de sorteios de prêmios foram suspensas no início da pandemia da Covid-19 por medida de segurança.

   22. Apesar dos pagamentos estarem suspensos, a geração de créditos continuou funcionando normalmente ao longo desses meses. Aqueles que não optaram pelo pagamento do IPTU, única opção que ficou disponível, poderão transferir os valores retidos imediatamente.

   23. Pioneira em devolução de créditos e sorteio de prêmios na Bahia, a Nota Fiscal Salvador é um programa de incentivo à cidadania que estimula a população a pedir a nota, com o número do CPF, todas as vezes que utilizar um serviço na capital baiana. 

  24. Participam do programa as notas de serviços, ou seja, aquelas emitidas por academias, estacionamentos, escolas, creches e/ou faculdades particulares, lavanderias, serviços advocatícios, contábeis, construtoras, consertos de eletrodomésticos, salões de beleza, hospedagens em geral, dentre outros.