Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGUNDA ONDA COVID NA BAHIA CHEGA FORTE: HOJE, MAIS 4.876 NOVOS CASOS

O deputado Adolfo Menezes (PSD) deverá ser o presidente da Assembleia Legislativa entre 2021/2022 como prevê o acordo com o PP.
10/12/2020 às 19:16
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.876 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,1%) e 4.066 recuperados (+1,0%). Dos 436.662 casos confirmados desde o início da pandemia, 416.121 já são considerados recuperados,12.010 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (23,69%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.711,34), Aiquara (7.107,51), Itabuna (7.105,24), Conceição do Coité (7.043,78), Madre de Deus.

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 830.481 casos descartados e 119.206 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (10/12).

  5. Na Bahia, 33.791 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 29 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                   *********
  8. Com a crescente demanda por leitos destinados a pacientes com Covid-19, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) firmou um acordo com a Santa Casa de Itabuna para abertura de leitos no Hospital Calixto Midlej Filho. 

  9. O encontro para definir a contratação de seis leitos de Terapia Intensiva (UTI) e outros seis clínicos foi realizado nesta quarta-feira (9), com a participação do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do provedor em exercício da SCMI, o médico Antônio Augusto Monteiro.

  10. Esses leitos se somarão aos 61 existentes em Itabuna e reforçarão o atendimento pelo Sistema Único de Saúde aos pacientes com o novo coronavírus no sul do Estado. “Ao longo das últimas semanas, tem sido possível notar o aumento consistente no número de casos novos da Covid-19 no território estadual, com a consequente elevação nas taxas de ocupação hospitalar para além do considerado seguro. Diante deste cenário, precisamos e vamos garantir o atendimento a todos.”, afirma Fábio Vilas-Boas.

  11. O provedor em exercício destacou que as unidades da Santa Casa estão disponíveis para ajudar nas ações de combate à Covid-19. “Nossas unidades sempre estiveram à disposição da Sesab e da comunidade regional. O Estado sabe quanto fomos importantes para centenas de famílias de pacientes encaminhados e atendidos no Calixto Midlej e Manoel Novaes”, afirmou Antônio Augusto Monteiro.

  12. A Sesab reitera os alertas de que a pandemia não acabou e, infelizmente, os cuidados estão sendo ignorados por parte da população. O número de leitos de UTI está sendo ampliados porque medidas simples não estão sendo cumpridas. 

  13. Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, utilizar máscara e manter o distanciamento social são medidas fundamentais para combater o coronavírus e impedir o aumento do número de infectados. É necessário ter um cuidado ainda maior neste período festivo, pois as pessoas tendem a se reunir em casa ou na rua e aí aumentam os riscos, sobretudo, para os idosos.
                                                               *****
  14. A 16ª edição, do Encontro de Economia Baiana que começou nessa quinta feira (10) e segue até amanhã (11), discute este ano a temática Bahia e Brasil Pós-Pandemia: Desafios e Novas Tendências. Trata-se de uma iniciativa da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia, do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A. (Desenbahia), com o apoio do Conselho Regional de Economia – Seccional Bahia (Corecon-BA).

  15. Devido a uma pandemia devastadora em 2020, a humanidade mergulhou em um processo inédito, que culminou em uma profunda crise, com graves consequências econômicas, sociais e sanitárias para a população mundial, com desdobramentos nacionais e regionais. Predominam nesse cenário desolador os milhares de mortes provocadas pelo coronavírus e os milhões de contaminados, de desempregados e de famintos.

  16. Os debates promovidos nesse encontro estão centrados nas políticas públicas, econômicas e sociais – além das necessárias mudanças no âmbito do poder político propriamente dito – que podem ser adotadas para assegurar o desenvolvimento econômico que leve à superação do quadro regressivo e que apontem para uma evolução dos padrões de vida dos seres humanos, concomitantemente com a redução da concentração da riqueza e a melhoria da distribuição da renda.

   17.  “Voluntariado a gente faz por amor e não pede nada em troca. Fazer o bem traz sensações inexplicáveis. É gratificante ver a alegria no rosto das pessoas que a gente ajuda”. Essas são palavras de Patrícia Suzart, assistente social e voluntária há quase 30 anos. Ela trabalha na Associação Beneficente Sênior Guerreiros do Sol e fala sobre as principais dificuldades sentidas nesse momento de pandemia. 

  18. “Está sendo muito difícil, tanto para a gente quanto para os jovens que eram assistidos pela instituição. Os alunos estão ociosos por falta de atividades lúdicas e artísticas e as famílias em situação precária”, desabafa.   

   19. A Associação Beneficente Sênior Guerreiros do Sol desenvolve ações sociais voltadas para a música e a dança, e, em parceria com a Plataforma de Voluntariado da Bahia, realiza uma campanha para doação de alimentos e produtos de higiene que serão designados para músicos, dançarinos e familiares da banda filarmônica ‘Guerreiros do Sol’. Por conta da pandemia, as atividades da instituição foram paralisadas temporariamente e, para não deixar a comunidade desassistida, a associação realizará essas doações.   

   20. É o que explica a voluntária Patrícia Suzart. “Com a pandemia ficamos muito preocupados e tomando todas as medidas de segurança, resolvemos fazer uma visita as casas desses jovens. Para nossa surpresa, além dos alunos estarem sentido falta das atividades, também estão passando muitas necessidades nesse período de isolamento social, por isso resolvemos arrecadar os alimentamos para ajudá-los. Essa ajuda vai ser de muita utilidade para as famílias”, ressalta.  

   21. A instituição é uma das inscritas no Portal de Voluntariado (www.estadovoluntario.ba.gov.br) e está aceitando doações até o dia 31 de dezembro deste ano. A meta é conseguir 100 cestas básicas. Para realizar doações, ou obter mais dados sobre a iniciativa, basta entrar em contato através dos números: (71) 3625-0059 ou (71) 9.8348-4893. 

  22. Inspirada na sua decoração natalina e comemorando seus 35 anos de atuação, o Shopping Piedade traz a “Promoção Doce Natal” com 35 prêmios, de 10 de dezembro a 09 de janeiro. No total serão sorteados 01 carro - Novo Onix, 02 motos - Dafra Horizon 150 CC, 20 bikes motorizadas - Chopper 80CC e 12 smartphones - Moto G9 Play.

   23. A partir do dia 13/12, haverá sorteio todos os dias. A cada R$150 em compras, o cliente ganha um cupom, sendo que as compras até 24/12 valem cupons em dobro e nos domingos 13 e 20/12 os cupons são triplo.

   24. De 13/12 a 02/01, será sorteada 01 bike motorizada chopper, por dia. De 04 a 09/01 é a vez de 02 smartphones, por dia. Especialmente, no dia 09/01, os clientes vão concorrer a 02 bikes, 02 smartphones, 02 motos e o 01 carro. Lembrando que não haverá sorteio nos dias 25/12, 27/12, 01/01 e 03/01.

  25. 19. Para facilitar o acesso a informações sobre serviços de saúde como disponibilidade de medicamentos e vacinas nos postos da rede, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolveu em janeiro deste ano o aplicativo Vida + Cidadão. Desde que foi lançado, em janeiro deste ano, a ferramenta digital já possui mais de 35 mil downloads e 15 mil usuários ativos.

   26. Também é possível realizar outras ações no aplicativo, como ter acesso ao cartão virtual do SUS, localizar unidades de saúde mais próximas e até mesmo avaliar o atendimento recebido. O Vida+ Cidadão está disponível tanto para sistema Android quanto para iOS (iPhone).

   27. De acordo com o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação da SMS, Ariovaldo Júnior, o aplicativo possui diversas funcionalidades onde todos os cidadãos podem ter acesso através da palma da mão. O foco principal tem sido o cartão virtual do SUS e a visualização das farmácias disponíveis, o que facilita o usuário verificar em qual lugar tem o medicamento disponível ou farmácia mais próxima.

  28. O deputado Adolfo Menezes (PSD) deverá ser o presidente da Assembleia Legislativa entre 2021/2022 como prevê o acordo com o PP.