Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGUNDA ONDA DA PANDEMIA COVID PREOCUPA OMS E BAHIA TEM 11.029 DOENTES

Bahia tem 21 óbitos mas número de infectados cresce a cada dia
30/11/2020 às 10:31
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.652 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.857 recuperados (+0,5%). Dos 403.071 casos confirmados desde o início da pandemia, 383.774 já são considerados recuperados, 11.029 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (24,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (9.319,49), Itabuna (6.916,70), Aiquara (6.905,08), Madre de Deus (6.826,91), Almadina (6.808,20).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 800.887 casos descartados e 106.953 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (30).

  5. Na Bahia, 31.881 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 21 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                 *******
  8. O governo federal vai apresentar nesta terça-feira, 1º, a versão preliminar do plano para a vacinação da população contra a Covid-19. A ideia é que o encontro tenha informações mais detalhadas sobre a estratégia que está sendo formulada.

  9. A proposta preliminar de trabalho será atualizada de acordo com a disponibilidade das vacinas, após o licenciamento de imunizantes e a definição dos grupos prioritários. Além do Ministério da Saúde, participam da reunião: a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde (INCQS).

  10. Além da Fiocruz; o Instituto Butantan; o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar); sociedades médicas; conselhos federais da área da Saúde; Médicos Sem Fronteiras; e integrantes dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde (Conass e Conasems).

  11. Estimativa do governo federal é fazer a distribuição das vacinas de forma simultânea em todo o país, embora haja a possibilidade de priorizar áreas que passam por um surto da doença.

  12. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou nesta segunda-feira, 30, que a situação da pandemia de Covid-19 no Brasil é “muito, muito preocupante”. As declarações foram em uma entrevista coletiva em Genebra.

  13. “Acho que o Brasil deveria levar isso muito, muito a sério. É muito, muito preocupante”, alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus sobre a evolução do coronavírus no país sul-americano, cujo presidente, Jair Bolsonaro, nega a gravidade desta doença e na semana passada anunciou que não será vacinado contra a Covid-19.

  14. Também nesta segunda, um dia após as eleições municipais, o estado de São Paulo anunciou que vai voltar com restrições para bares e restaurantes. A medida busca conter uma possível segunda onda de infecções no 
20. 

  15. O Brasil registrou nesse domingo, 29, 6.314.740 casos confirmados do novo coronavírus, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia ocorreram em todo o país 172.833 óbitos. Conforme o balanço, 563.789 pessoas estão em acompanhamento. O número de recuperados está em 5.578.118.
                                                ******
  16. No dia 02 de dezembro de 2020, quarta-feira, por meio de um encontro virtual às 10h via plataforma Teams, será realizada uma coletiva de imprensa para apresentar o trabalho realizado nos últimos dois anos pela Fundação Odebrecht e que deu origem à publicação “Como implementar o PDCIS”, que consiste na sistematização de um modelo para implementação de um programa social de desenvolvimento sustentável baseado numa experiência com impactos comprovados. 

  17. O PDCIS é o Programa Social da Fundação Odebrecht, concebido há quase 20 anos, e que segue em andamento no Baixo Sul da Bahia.

  18. A ampla divulgação desse trabalho contribui para tornar reconhecidos pela sociedade o potencial transformador do Programa – como tecnologia social avaliada e sistematizada – e a capacidade da Fundação Odebrecht para reaplicá-lo em outros contextos, suprindo instâncias Governamentais e Institucionais e passando a ser referência brasileira como modelo para o desenvolvimento e crescimento integrado com sustentabilidade.

  19. Na ocasião, estarão à disposição para falar com a imprensa o Superintendente da Fundação Odebrecht, Fabio Wanderley, a responsável por Sustentabilidade, Parcerias e Comunicação, Cristiane Nascimento, e líderes das instituições parceiras da Fundação no Baixo Sul da Bahia na realização do PDCIS.

  20. Não dá para negar que as festas de final de ano, mesmo com o distanciamento social, acabam estimulando as compras. E por que não tornar essa tarefa ainda mais prazerosa ajudando a quem mais precisa, sem ter que gastar nada a mais por isso? O primeiro dia de dezembro, o Dia de Doar, foi criado para abraçar o sentimento de solidariedade que toma conta das pessoas no final de ano. 

  21. Para ajudar a Apae Salvador por meio das notas fiscais, o doador precisa apenas se cadastrar no site da Nota Premiada Bahia. No cadastro, o contribuinte escolherá a instituição a ser beneficiada e, toda vez que efetuar uma compra, deve exigir a inclusão do CPF na nota fiscal eletrônica. Outra forma de contribuir é por meio de destinação do imposto de renda via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

  22. O deputado federal João Roma (Republicanos) afirmou nesta segunda-feira (30) que o prefeito ACM Neto (Democratas) sai da eleição de 2020 como grande vitorioso, ao comentar sobre as vitórias de Colbert Martins (MDB) Herzem Gusmão (MDB), reeleitos prefeitos de Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente. 

  23. "ACM Neto sai muito grande desta eleição, realmente como grande vitorioso. Já tinha conquistado esse título na eleição aqui em Salvador de Bruno Reis, prefeito mais bem votado entre as capitais no primeiro turno. Houve uma sinalização da população para ventos de mudança naturalmente".