Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PANDEMIA DA COVID NA BAHIA ESTÁ ESTÁVEL COM 7.535 CASOS AINDA ATIVOS

Prefeitura inaugura mais um Posto de Saúde na capital no km 17 bairro de Itapuã
29/10/2020 às 19:37
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.566 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.411 recuperados (+0,4%). Dos 351.277 casos confirmados desde o início da pandemia, 336.171 já são considerados recuperados e 7.535 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,19%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia ((8.483,54), Almadina (6.570,28), Itabuna (6.521,34)) Madre de Deus (6.452,38), Apuarema (6.125,51).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 717.337 casos descartados e 85.127 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (29).

  5. Na Bahia, 28.859 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 25 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                       *****
  8. (FEIRA) Nenhum óbito por Covid-19 foi confirmado em Feira de Santana hoje. Nas últimas 24h, o município registrou mais 100 pacientes recuperados da doença e atingiu a marca de 11.131 curados desde o início da pandemia, índice que representa 92% dos casos confirmados. Enquanto isso, 162 pessoas testaram negativo e 105 novos casos de Coronavírus foram positivos.

  9. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 36 pacientes internados no município e 641 casos ativos, ou seja, pessoas que ainda estão com a doença. A informação é da Vigilância Epidemiológica através da Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (29).  Relatório sobre Covid-19 em Feira de Santana 

  10. NÚMEROS DESTA QUINTA-FEIRA
29 de outubro de 2020 Casos confirmados no dia: 105
Pacientes recuperados no dia: 100
Resultados negativos no dia: 162
Alta hospitalar no dia: 0

  11. Óbito comunicado no dia: 0 A Secretaria de Saúde ressalta que a inclusão no boletim dos registros de óbito por covid-19 é feita quando a declaração de óbito, ficha de notificação e resultado do exame positivo para a doença chegam à Vigilância Epidemiológica. NÚMEROS TOTAIS Total de pacientes ativos: 641

  12. Total de casos confirmados no município: 12.017 (Período de 06 de março a 29 de outubro de 2020)
Total de pacientes em isolamento domiciliar: 605
Total de pacientes hospitalizados no município: 36
Total de recuperados no município: 11.131
Total de exames negativos: 13.415 (Período de 06 de março a 29 de outubro de 2020)
Aguardando resultado do exame: 456

   13. Total de óbitos: 245 INFORMAÇÕES TESTES RÁPIDOS Total de testes rápidos realizados: 16.994 (Período de 06 de março a 29 de outubro de 2020)
Resultado positivo: 3.055 (Período de 06 de março a 29 de outubro de 2020)
Em isolamento domiciliar: 16

  14. Resultado negativo: 13.939 (Período de 06 de março a 29 de outubro de 2020) O teste rápido isoladamente não confirma nem exclui completamente o diagnóstico para covid-19, devendo ser usado como um teste para auxílio diagnóstico, conforme a nota técnica COE Saúde Nº 54 de 08 de abril de 2020 (atualizada em 04/06/20)

  15. O Shopping Paseo vai inaugurar a decoração e iluminação especial de Natal nesta sexta-feira, 30 de outubro, às 17h30. A Cia on Broadway fará uma apresentação para marcar a abertura, com trechos do clássico repertório de O Quebra Nozes e participação de alunas da Ebateca. Para evitar aglomeração, a programação do Paseo será 100% online, e terá transmissão com as noeletes acendendo a árvore de Natal central, iluminação da fachada, além das apresentações musicais e mensagem do Papai Noel. 

  16. As famílias poderão acompanhar em tempo real pelo perfil do shopping no Instagram (@paseoitaigara).

  17. Com a destinação de mais R$ 44 milhões do Governo do Estado referentes à quarta parcela do vale-alimentação estudantil, o comércio nos 417 municípios da Bahia foi beneficiado com o aquecimento da economia direcionada à venda de alimentos nos mais de 18 mil estabelecimentos que aceitam o cartão-alimentação. 

  18. A ação, que vem sendo executada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), chegou a um total de R$ 176 milhões de recursos próprios do Estado para garantir a segurança alimentar dos estudantes e familiares, promovendo, também, o fortalecimento dos comércios locais.

   19. Gilson Amorim, dono do supermercado Unimax há dez anos, no município de Wagner, conta que o movimento começou desde segunda-feira quando houve o depósito da quarta parcela para os estudantes. “É muito bacana esta iniciativa, porque ajuda os estudantes e, de quebra, aos comerciantes. É uma forma, também, de ajudar os municípios que sofrem com este momento de pandemia. Ficamos muito felizes com este aquecimento do comércio”, afirmou o comerciante.

   20. A proprietária da rede de supermercados Cestão da Economia, com lojas em Una, Ilhéus e Serra Grande (distrito de Uruçuca), Diane Brito Rusciolelli, também aprovou a iniciativa do vale-alimentação. “Estamos muito felizes com esta ação do Governo do Estado. 

  21. Está sendo de grande valia esta ajuda não só para os estudantes, mas para o comércio, que foi também alcançado com este auxílio”, relatou Diane, observando que os estudantes compraram, realmente, alimentos, como carne, feijão, verduras. “Pudemos ver que havia, de fato, uma necessidade e que este investimento está ajudando muitas famílias”.

   22. Para a retirada da quarta parcela, o estudante deverá usar o mesmo cartão utilizado anteriormente, com a bandeira Alelo. O recurso é destinado, exclusivamente, para a compra de gêneros alimentícios, como feijão, arroz, macarrão, carne, frango, frutas, verduras, café e leite, sendo que a aquisição dos alimentos é de livre escolha dos estudantes.

  23. Salvador recebeu nesta quinta-feira (29) dois ônibus 100% elétricos BYD, de um total de cinco, que integrarão o transporte no trecho Mapele/Ilha de São João X Terminal Pirajá. Os veículos, confortáveis e não poluentes, serão operados pela Expresso Metropolitano a serviço do Governo do Estado da Bahia e vão atender à demanda da população facilitando a mobilidade durante o período de obras do VLT do Subúrbio.

   24. Os novos ônibus são acessíveis, possuem ar-condicionado e proporcionam bem-estar aos passageiros e à população em geral, que também é beneficiada com a redução da poluição sonora que é percebida tanto em relação ao ruído interno, quanto externo. Os veículos têm capacidade para transportar 33 pessoas sentadas e 41 em pé.

   25. Moradores do Km 17, no bairro de Itapuã, foram beneficiados nesta quinta-feira (29) com a entrega de uma Unidade de Saúde da Família (USF), que disponibilizará atenção integral à saúde da população em todas as faixas etárias, através atendimento médico, de enfermagem e odontológico. A entrega do equipamento foi feita pelo prefeito ACM e pelo secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

   26. Este é o 15º posto inaugurado pela Prefeitura este ano. A unidade tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia através da atuação de quatro equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal. A estrutura possui três pavimentos, com salas de curativo e vacina, farmácia, 12 consultórios – sendo quatro deles odontológicos, almoxarifado e sala de reunião. 

   27. A USF Km 17 também tem atendimentos nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. Além disso, no local, a população conta com serviços de curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS (2ª via).

   28. “Poderão ser atendidos aqui na região 16 mil pessoas que estavam desassistidas. Nesse Distrito Sanitário, a cobertura de atenção básica pulou de 15% para 75% em quase oito anos. Transformamos essa ampliação em uma obsessão, por isso não poupamos esforços e investimentos em consistir plenamente as unidades”, afirmou ACM Neto, reforçando os avanços na rede municipal de saúde. Além da reconstrução e entrega de novos postos, Salvador cresceu de 104 para 359 o número de equipes de saúde da família.

   29. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as unidades básicas da cidade também foram incorporadas na estratégia de enfrentamento da doença, com acompanhamento remoto de pacientes infectados através do programa Salvador Protege. “A capital baiana foi a cidade que mais cresceu na oferta da atenção primária em todo o país. Saímos em 2013 de uma cobertura de 18% para chegar hoje em 56%. Já são mais de cinco mil profissionais contratados para a saúde”, acrescentou ACM Neto.