Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ARCEBISPO DE APARECIDA FAZ APELO PARA SALVAR OPERAÇÃO LAVA JATO

457 MIL BRASILEIROS SEGUEM COM COVID-19 E NA BAHIA AINDA SÃO 6.554
12/10/2020 às 19:27
1. "O Ministério da Saúde atualizou, às 18h desta segunda-feira (12) o painel nacional do coronavírus. Com mais 8429 casos e 210 óbitos, o país chegou a 5,1 milhões de casos confirmados, com 150.689 mortes por Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, 4,49 milhões de brasileiros já estão recuperados da doença, enquanto 457 mil seguem em tratamento."

  2. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 677 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 852 curados (+0,3%). Dos 326.634 casos confirmados desde o início da pandemia, 312.921 já são considerados curados e 6.554 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  3. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,16%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (7.183,91), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.252,61), Madre de Deus (6.220,07), Apuarema (5.661,66).

  5. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 659.851 casos descartados e 77.233 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (12).

  6. Na Bahia, 27.126 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  7. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 31 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  8. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                                    ******

  9. "Durante a missa de celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida, na manhã desta segunda-feira, 12, dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, criticou o fim da Lava Jato, como declarado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana. 

  10. Para ele, falta diálogo e união para "salvar o futuro da humanidade". Em entrevista coletiva, após a missa, dom Orlando fez um apelo para a continuidade do combate à corrupção: "Está claríssimo que a impunidade está voltando e nós deveríamos salvar a Lava Jato, porque ali estamos vencendo o dragão da corrupção, que não deve voltar".

  11. A citação ao "dragão" da corrupção já havia aparecido no sermão de dom Orlando, durante a celebração solene. "Há dragões, dragões bravos, que querem matar a vida, mas Maria vence com a força da palavra. E nós também iremos vencer esses dragões. E um que está voltando, muito feio, se chama impunidade, com isso a corrupção vai continuar e não teremos vida econômica suficiente" disse o arcebispo, durante a missa."

  12. O Ministério Público Federal (MPF) recebeu solicitação de vereadores da cidade de Serrinha, para que seja apresentada a prestação de contas referentes da prefeitura da cidade, na gestão do prefeito Adriano Lima (PP), relativa ao pagamento de R$ 14 milhões em contratos firmados com a Fundação Cultural e de Comunicação Valença.

  13. De acordo com a petição, os vereadores alegam ter havido “tentativa grosseira de burlar a legislação” no âmbito do procedimento licitatório já que uma empresa derrotada no certame “interpôs recurso chamado à atenção que a Fundação vencedora apresentou balancetes em que todos os campos estão lançados com o único valor”, o que configuraria a fraude.

  14.A Secretaria Especial do Audiovisual, ligada à Secretaria Especial de Cultura, liberou 400.000 reais para o Instituto Vladimir Herzog produzir um perfil biográfico e um documentário sobre o bispo Dom ... 

  15. O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) participou nesta segunda-feira (12) da entrega do primeiro trecho duplicado da BR-116, entre Feira de Santana e Santanópolis, e destacou a importância da obra não apenas para a região, mas também para o desenvolvimento do estado. O parlamentar integrou a comitiva liderada pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, responsável por tocar a obra do Governo Federal. 

  16. “A duplicação desse trecho norte da BR-116 era um pedido antigo dos comerciantes e trabalhadores de Santanópolis, Santa Bárbara, Serrinha, Irará e toda a região. Cidades importantes para a nossa cultura e que geram emprego e riqueza. 

  17. A BR-116 é uma das rodovias mais importantes do Brasil e, por efeito, da Bahia. Dar infraestrutura é melhorar o ambiente de negócios, para que a produção baiana escoe até outros estados e para que os transportadores de outros estados passem por nossos municípios, deixando as suas riquezas”, destacou João Roma. 

  18. As obras de duplicação seguirão por todo o trecho até Santa Bárbara. O trecho entregue nesta segunda-feira (12) tem 9 km. “É o primeiro trecho de uma obra maior, que ficou parada por muito tempo, e que agora a população está vendo caminhar rapidamente nas mãos do Governo Federal. O fluxo diário de veículos por essa rodovia é constante, desde carros particulares até caminhões de grande porte. 

  19. Essa obra dará mais segurança a todos e reduzirá o tempo de viagem, tanto do morador das cidades vizinhas que trabalham em Feira de Santana, como do caminhoneiro, que se acumulava na região urbana de Feira”, avaliou o deputado federal. 

  20. Hoje (12) o prefeito e candidato às majoritárias de Madre de Deus pela Coligação "Juntos Para Madre de Deus Avançar", Jailton Jajai (PTB), realizou uma carreata entre o bairro Cação e a Orla da cidade.
 
  22. Uma das maiores metas de Jailton Jajai e Nita, candidata a vice, são a geração de emprego e renda na cidade. “Temos como objetivo promover e apoiar cursos de formação e treinamento para os profissionais da área de turismo, que atuam em restaurantes e pousadas", frisou. Constam também do seu Plano de Governo o Centro de Artesanato Municipal e um projeto para a infraestrutura e diversificação da oferta turística.
 
  23. No que tange às propostas para a saúde municipal, constam a realização de ações para a capacitação e valorização dos profissionais, assim como a criação do Centro de Terapias Integradas, que terá como um dos focos o atendimento às pessoas com deficiência. Outra novidade será a implantação do Centro de Referência à Saúde Pediátrica.

  24. O presidente estadual do Progressistas da Bahia, o vice-governador João Leão, realizou neste fim de semana várias visitas a municípios que o partido possui candidaturas para prefeito, vice-prefeito e vereadores. Leão que desta vez cumpriu agenda na região sul do estado destacou o seu empenho em projetos do governo que devem integrar os municípios e vão contribuir para aumentar a pauta de escoamento da produção e tornarão essa região numa potência de desenvolvimento do Sul da Bahia.

  25.  "A Bahia é um estado maravilhoso, nas suas riquezas naturais e é o mais importante do país.  Juntos, iremos revolucionar o desenvolvimento da região, trazendo empreendimentos que potencializem a geração de emprego e de renda para a população", disse Leão. O líder dos Progressistas da Bahia passou pelos municípios de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Una, Ubaitaba, Ubatã, Ipiaú, Itajuípe, Ibirapitanga, Aurelino Leal, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves e Santo Antônio de Jesus.