Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PACIENTES INFECTADOS POR COVID-19 NA BAHIA AGORA SÃO 6.136 E ÓBITOS 28

Pandemia está sob controle no Estado da Bahia mas ainda não se fala na reabertura das escolas. O ano escolar está perdido.
05/10/2020 às 09:34
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 565 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 994 curados (+0,3%). Dos 316.005 casos confirmados desde o início da pandemia, 302.916 já são considerados curados e 6.136 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (27,65%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.792,06), Almadina (6.515,37), Madre de Deus (6.144,22), Itabuna (6.105,81), São José da Vitória (5.497,61).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 631.411 casos descartados e 75.947em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (5).

  5. Na Bahia, 26.408 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                    ****
  8. Os 10.703 mil estudantes das universidades públicas estaduais baianas (UNEB, UEFS, UESB e UESC) beneficiários do programa Mais Futuro receberam, na última sexta-feira (2), o pagamento de mais uma parcela do auxílio-permanência. O novo investimento do Governo do Estado é de R$ 4.160.40 milhões. No total, já foram pagos R$ 36.810.900 milhões diretamente aos estudantes, equivalentes aos meses de janeiro a setembro deste ano.

   9. O coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado, Marcius Gomes, falou sobre a importância do programa. "Este auxílio está sendo de fundamental importância para os estudantes e familiares que podem contar, neste período de pandemia, com mais uma renda, que pode ser utilizada em despesas domésticas e gastos com moradia."

   10. A estudante de Filosofia, Maricelia Mendes, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ressaltou a importância do benefício. "Temos que reconhecer esta ação do Governo do Estado em manter o auxílio sem interromper o seu pagamento, o que resultou em um apoio aos estudantes neste momento de pandemia".

  11. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está oferecendo condições facilitadas de pagamento para os usuários de seus serviços. A ação, que segue até o dia 22 de dezembro, envolve condições especiais para a quitação de débitos, prazo estendido para pagamento da entrada, anistia de juros e multas, entre outras vantagens.

  12. As condições especiais de pagamento podem ser simuladas na Agência Virtual Embasa com acesso via web ou por aplicativo, pelo atendimento WhatsApp (71 99908-9001) ou pelo teleatendimento (0800 0555 195). “Esses canais permitem que o usuário ache a oferta que melhor se adequa à sua condição econômica com segurança e comodidade”, informa Thalita Vieira, gerente comercial da Embasa.

  13. Para quem preferir atendimento presencial, a Embasa está retomando a atividade de seus postos na rede SAC em todo estado. Além das várias opções de acesso a atendimento e simulação do pagamento facilitado de contas atrasadas, os usuários dos serviços da Embasa ainda podem fazer o pagamento da conta por cartão de crédito ou cartão Elo Caixa do Auxílio Emergencial.

  14. A simulação do pagamento da dívida na Agência Virtual Embasa, acessível nos canais de atendimento, permite que cada usuário com débito conheça as facilidades oferecidas e organize, de acordo com sua conveniência e capacidade de pagamento, a melhor forma de quitar suas contas atrasadas.

  15. A campanha de Juliana Araújo, candidata a prefeitura de Morro do Chapéu pela coligação "Um Novo Tempo", formada pelos partidos PL, PDT, Democratas, MDB, Podemos, PSDB,  Solidariedade e PTB, realizou uma carreata que mobilizou carros e motos, no último dia 02.

  16. "A participação do povo de Morro do Chapéu na nossa campanha nos estimula e nos deixa extremamente confiantes. Vamos juntos mudar a história da nossa cidade. A carreata foi um sucesso e só podemos agradecer a todos que estiveram com a gente”, afirmou Vitor Araújo.

  17. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) vai promover uma audiência pública virtual, nesta quarta-feira, 7, para esclarecer dúvidas sobre a Lei Aldir Blanc, que dispõe sobre ações emergenciais para o setor cultural durante o estado de calamidade pública devido a pandemia do novo coronavírus. 

  18. A audiência pública vai tratar do repasse da União aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como os editais para recebimento do benefício.

  19. “Vamos tirar dúvidas e receber sugestões dos diversos setores artísticos e culturais através do Comitê Gestor Intersetorial. Esse será um espaço também para prestar contas à sociedade do que está sendo feito em relação a aplicação da lei”, afirma o secretário de Cultura, Jairo Carneiro Filho.
O link para participar da audiência pública estará disponível por meio de banner no site da Prefeitura de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br).   

   20. O Shopping Center Lapa segue com o plano de diversificação e ampliação do mix de lojas e serviços em 2020 e inaugura na próxima terça-feira (06) uma unidade da rede C&A, localizada no piso L2. A nova loja, que já gerou cerca de 25 novas vagas de emprego, será aberta ao público com todos os cuidados e cautelas para garantir a segurança e bem-estar dos seus clientes e associados, em linha com as recomendações das autoridades e órgãos de saúde do país. No total, a rede tem 290 unidades no Brasil.

  21. Além da C&A, após a reabertura do shopping, o empreendimento inaugurou recentemente outras operações, dentre elas: as franquias Unhas Cariocas e Loucos por Coxinha; Acarajé da Drica; Litoranius (produtos com proteção UV); e Fuel (óculos esportivos). A loja do segmento de cosméticos +Make, também já assinou contrato com o empreendimento e irá inaugurar nos próximos dias. Outras 6 grandes operações estão em processo de assinatura de contrato e brevemente irão compor o mix de lojas do Shopping Center Lapa.

  22. “A retomada da ampliação do mix reforça o trabalho conjunto do Center Lapa e seus parceiros em trazer mais diversidade para os visitantes e clientes, respeitando todos os protocolos de saúde e segurança. Além disso, as novas operações representam novas oportunidades de geração de empregos, fundamentais nesse período de retomada da economia”, resume a gerente de marketing do Shopping Center Lapa, Ivanir Mattos.