Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVOS CONTÁGIOS DA COVID-19 NA BAHIA CAEM PARA 693 COM 48 ÓBITOS

Governador Rui Costa fará viagem a região de Chorrochó, na terça
21/09/2020 às 19:37

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 693 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 784 curados (+0,3%). Dos 295.996 casos confirmados desde o início da pandemia, 282.229 já são considerados curados e 7.454 encontram-se ativos.  A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.387,15), Almadina (6.185,94), Itabuna (5.794,87), Madre de Deus (5.793,39), Dário Meira (5.051,35).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 583.455 casos descartados e 68.902 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (21).

  5. Na Bahia, 25.183 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 48 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 
                                                     *****
  7. A Prefeitura vai interditar o terminal de ônibus na Barroquinha a partir desta terça-feira (22), em função das obras de requalificação no local. Com isso, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informa que as linhas que circulam na região deverão realizar o embarque e desembarque na entrada do terminal, em ponto provisório.

  8. Agentes da Semob e prepostos das empresas estarão no local para auxiliar os usuários e ordenar o tráfego. Confira abaixo as linhas que passam pelo terminal da Barroquinha:
0718 Vale das Pedrinhas -Lapa/Barroquinha
1034 Parque São Cristóvão-Barroquinha
0333 Fazenda Grande do Retiro- Barroquinha
1143 Terminal Acesso Norte - Barroquinha
1317 Pau da Lima - Barroquinha
1321 São Marcos-Barroquinha
1327 Estação Pirajá-Baixa dos Sapateiros
1606 Paripe-Baixa dos Sapateiros

  9. O ex-deputado federal  Irmão Lázaro (PL) vai disputar uma cadeira para vereador em Salvador. Candidato a senador em 2018, ele obteve 1.830.581 votos no estado, sendo 359.419 votos em Salvador. Nas redes sociais, ele tem oito milhões de seguidores (8.629.213); 1,2 milhão de seguidores no Instagram e seus vídeos no Youtube já tiveram cerca de 300 milhões de visualizações.

  10. “As nossas bandeiras são: tirar as pessoas em vulnerabilidade das ruas; contra a legalização do aborto, com a exceção dos casos onde já é permitido; a reestruturação da família; a recuperação e ressocialização dos dependentes químico e a luta contra a violência doméstica que torna, em pleno século XXI, muitas mulheres vítimas”, afirmou Irmão Lázaro. Ele também é contra a legalização de qualquer droga.

  11. Como recurso para garantir a segurança da população, o prefeito ACM Neto entrega nesta terça-feira (22), às 10h30, a geomanta Marciano Porcino, localizada no bairro de Boa Vista do Lobato (Estrada Lobato/Campinas). Na mesma ocasião, o prefeito faz uma avaliação sobre a reabertura das praias e fala a respeito de outras medidas relacionadas à retomada e contra o novo coronavírus.

  12. A geomanta foi instalada em uma área de 1.342,65 metros quadrados, beneficiando aproximadamente mil soteropolitanos. Para realização da intervenção, foi investido o montante de R$185.782,48.

  13. A gestão pública municipal vem investindo na implantação das geomantas em Salvador como forma de proporcionar maior segurança dos cidadãos que vivem em áreas de risco. Desde 2016, o município aplicou mais de 118 mil metros quadrados dessa proteção na cidade, com investimento superior a R$17 milhões.

  14. O prazo para realização do recadastramento do cartão SUS foi prorrogado mais uma vez em Salvador. Agora, os beneficiários que ainda não fizeram a atualização cadastral terão até 31 de outubro para efetuar o procedimento.

  15. "Os moradores da capital baiana terão um prazo ainda maior para realização da atualização junto ao SUS. Implantamos o site para suprir a alta procura da população em nossas unidades de saúde, visando dar mais comodidade às pessoas que poderão fazer a atualização sem a necessidade de deslocamento. É importante que todos realizem o recadastramento e não deixe para última hora para evitar aglomerações”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates.

  16. Até o momento, mais de 1,7 milhão de moradores da capital já realizaram o recadastramento obrigatório do cartão do SUS. Desse total, cerca de um milhão de atualizações foram efetuadas através do site www. recadastramento. saude. salvador. ba. gov. br, implantado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

   17. Além do site, o usuário poderá realizar o recadastramento de forma presencial em uma das 152 unidades básicas da rede municipal, com o agente comunitário de saúde. Os moradores da capital baiana deverão informar o RG ou certidão de nascimento, CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum parente de primeiro grau.

  18. É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. A validação do cadastro será realizada após acesso à unidade de saúde. A medida segue determinação do governo federal, que instituiu um novo modelo de financiamento para a Atenção Primária, sendo o cadastramento a principal estratégia de transferência de recursos da União para as prefeituras.

  19. Toda a população deve ser cadastrada, até mesmo as pessoas que possuem plano de saúde e aqueles usuários que não utilizam com frequência as unidades municipais. As pessoas que já possuem cadastro realizado pelo agente comunitário não precisam realizar novamente.

  20. Nesta terça-feira (22), o governador Rui Costa visita os municípios de Chorrochó e Curaçá, no norte do estado, para inaugurar obras e autorizar novas intervenções. O primeiro compromisso do governador será às 10h30, em Chorrochó, onde vai entregar a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário na localidade de Barra do Tarrachil, realizada pela Embasa, empresa ligada à secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs). 

  21.  Rui também vai assinar ordem de serviço para 1ª etapa de Ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Paulo Afonso, obra que será também coordenada pela Embasa.

   23.Em Chorrochó, Rui participa ainda da inauguração da pavimentação de ruas nas localidades de Barra do Tarrachil e Várzea da Ema e nos loteamentos Sol do Sertão 1 e 2.

  24. já em Curaçá, às 12h, o governador fará a entrega da restauração da Rodovia BA-210, no trecho entre a BR -116 (Acesso Ibó) e Curaçá. A obra foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).  Além disso, ele inaugura, oficialmente, a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Fazenda São Mateus. O trabalho foi realizado pela Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), vinculada à Sihs.