Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID-19: NÚMERO INFECTADOS BA CAI PARA 1.147 EM 24H E MORTOS FORAM 72

Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,30%).
22/08/2020 às 10:56
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.147 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 2.305 curados (+1,1%). Dos 229.743 casos confirmados desde o início da pandemia, 211.237 já são considerados curados, 13.749 encontram-se ativos. 

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,30%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 428.413 casos descartados e 84.678 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (21).

  5. Na Bahia, 18.639 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 72 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                    *****
  7. Pelos menos 590 famílias que residem no Alto do Cabrito serão beneficiadas pela maior geomanta instalada pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) na capital baiana. A obra, localizada na Rua Antônio Carvalhal, será entregue pelo prefeito ACM Neto nesta segunda (24), às 10h. No mesmo evento, o prefeito vai tratar das medidas contra o novo coronavírus.

  8. A gestão pública municipal investiu R$ 495.942,99 mil para implantar a tecnologia na encosta, que possui a extensão de 3.584,18 metros quadrados. Desde 2016, a Prefeitura aplicou 118 mil metros quadrados de geomantas na cidade, com investimento superior a R$17 milhões. Essas intervenções já beneficiaram mais de 7.600 famílias.

  9. O Senai Cimatec está realizando o reparo de respiradores mecânicos com defeito, em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria do Planejamento (Seplan). Até esta sexta-feira (21), esta ação já reparou e devolveu em pleno funcionamento 300 respiradores mecânicos para os hospitais da Bahia.

   10. “Este é um trabalho que reforça as UTIs com equipamentos que são essenciais para o tratamento das pessoas que apresentam os mais graves sintomas da Covid-19. Esta ação se junta a outras iniciativas em parceria com o Senai Cimatec e evidencia o comprometimento da instituição com a sociedade, além da sua competência técnica e capacidade de inovar”, destacou o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

   11. De acordo com o diretor do Senai Cimatec, Leone Andrade a equipe de profissionais dedicada a esta ação conta com engenheiros clínicos, técnicos e engenheiros de eletrônica e mecânica, engenheiros de automação, gestores e o pessoal de logística. Leone também ressalta que esta iniciativa do Senai Cimatec está sendo replicada em outros estados brasileiros, além de países da América Latina e África.

  12. “A iniciativa de manutenção de aparelhos surgiu aqui na Bahia. Rodamos todo o piloto deste programa, validamos os procedimentos de recolher, transportar, fazer limpeza e assepsia, realizar os testes iniciais e triagem, conserto e limpeza de filtros, calibração e teste de segurança elétrica. Estamos fazendo a capacitação remota em outros estados e países, espalhando esta iniciativa. Já são mais de 2 mil respiradores mecânicos recuperados em todo o país”, explica.

  13. A primeira semana de funcionamento do gripário – unidade dedicada ao atendimento às síndromes gripais – implantado pela Prefeitura de Salvador na área anexa ao Pronto-Atendimento Maria Conceição Imbassahy, no bairro do Pau Miúdo, já beneficiou cerca de 300 pacientes.

  14. A resolutividade do serviço sob gestão da FABAMED, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, auxilia a desafogar os leitos e o fluxo de pacientes na UPA. Entre a segunda (17) e sexta-feira (21), 13 pessoas foram internadas e já conseguiram transferência ou regulação para hospitais referência com o tratamento adequado.

  15. Apesar de não ser um ponto referência de testes para detecção da Covid-19, no equipamento foram identificados nessa primeira semana, 20 pacientes positivados para o novo coronavírus através das testagens rápida e laboratorial, além do descarte de 54 casos para o vírus.

  16. Sem filas de espera, o local preserva o acolhimento dos pacientes desde a chegada, com a instalação de um toldo para que aguardem o chamado médico, sem se expor a condições climáticas na estrutura externa do equipamento, além de evitar aglomerações na recepção.

  17. De acordo com o superintendente da Fabamed, José Rodrigues Saturnino, essas unidades destinadas exclusivamente para casos de doenças respiratórias, como a Covid-19 e o H1N1, tem o fluxo de atendimento semelhante a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), baseado no protocolo de classificação de risco, ou seja, os pacientes com estado clínico mais agravado têm prioridade no acolhimento.

   18. A Secretaria da Educação do Estado realizou, nesta sexta-feira (21), uma live de lançamento da Escuta On-line para os estudantes baianos contribuírem na elaboração do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) - Etapa do Ensino Médio. 

   19. O objetivo é representar, da melhor forma possível, as expectativas, os anseios e as necessidades dos jovens por meio do subsídio da escrita e aperfeiçoamento do processo de implementação do Novo Ensino Médio no Estado da Bahia. A Escuta On-line estará disponível para acesso no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) até 21 de setembro.

   20. O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, falou do processo de escuta da SEC. “Este debate traz uma expectativa do que esperamos dos estudantes, que é ouvi-los para nos ajudar a construir uma escola mais próxima da sua realidade e do seu interesse. Um espaço para a construção de sonhos e um futuro produtivo. Queremos que o estudante engaje seus colegas a participarem e acreditarem na educação”.

   21. Para a superintendente de Políticas para a Educação Básica (SEC), Manuelita Brito, é fundamental ouvir os estudantes neste momento de transição curricular. “É a oportunidade dos estudantes apresentarem suas inquietações, nos ajudando a construir um currículo que será uma realidade para as novas gerações. 

  22. Abordando o Ensino Médio regular, assim como todas as modalidades, como EJA (Educação de Jovens e Adultos); Educação Profissional; Educação do Campo; Quilombola e Indígena; e a Educação Inclusiva”, ressaltou.

  23. A necessidade do isolamento social levou ao boom de um segmento do mercado imobiliário que deve se tornar tendência para os próximos anos: as casas de veraneio. Nos meses de junho e julho, a OR – braço imobiliário do Grupo Odebrecht – registrou nas diárias do Quintas Private Residences – empreendimento de alto padrão situado na região de Sauípe no litoral norte da Bahia – um aumento de procura superior a 1000% em relação ao mesmo período do ano passado.