Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TAXA LEITOS PACIENTES COVID SSA CAI PARA 55% E PRAIAS SERÃO REABERTAS

Autoridades baianas lamentam a morte do professor Elsimar Coutinho
17/08/2020 às 19:11
MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.085 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de + 0,5%) e 2.189 curados (+1,1%). Dos 217.115 casos confirmados desde o início da pandemia, 199.181 já são considerados curados e 13.459 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

   2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   3. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,69%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.795,02), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.180,76), Itapé (4.166,19) e Ibirataia (4.088,30).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 410.546 casos descartados e 82.075 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira (17).

  5. Na Bahia, 18.105 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. A taxa de ocupação de leitos com pacientes Covid adultos em Salvador caiu para 55%.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 69 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                                  ******
  8. O prefeito ACM Neto anuncia nesta terça-feira (18), às 10h, novas ações para estimular a economia na cidade durante a pandemia do novo coronavírus. Dessa vez, as iniciativas abrangem os setores ligados à economia criativa da cidade. A coletiva acontece no estacionamento da Codeba, ao lado do Terminal Turístico Náutico, no Comércio (logo após o prédio da alfândega da Receita Federal). 

    9. Uma das ações será o início da implantação de um polo físico de negócios para fomentar o desenvolvimento de empresas, bem como a produção e a distribuição de bens e serviços que usam o capital intelectual, a criatividade e a cultura como insumos primários. Somente nessa ação, o investimento é de R$9 milhões, atingindo pelo menos 40 empresas criativas da cidade em setores como a cultura, a música, o entretenimento, o design, a mídia e os conteúdos digitais. 

    10. Atualmente, o setor de economia criativa em Salvador, composto por 85% de microempresas, atua de forma isolada, sem conexão com os diversos profissionais criativos que atuam no segmento.

   11. O governador da Bahia, Rui Costa, decreta luto nesta terça-feira (18), pelo falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho, ocorrido nesta segunda (17). O governador lamentou a morte e destacou o trabalho de Elsimar, que se destacou nacional e internacionalmente na pesquisa da área de reprodução humana. 

   12. “O Brasil perdeu hoje um dos seus grandes cientistas. Uma das principais referências em reprodução humana do país, Elsimar Coutinho foi antes de tudo um homem inquieto, dedicado ao seu trabalho como médico e pesquisador, levando o nome da Bahia para todo o mundo. Para os pacientes, é a perda de um profissional brilhante e, para família e amigos, a dor da partida de um de um ente querido.  Que Deus os conforte nesse momento tão triste para todos nós. Siga em paz, dr. Elsimar!”.

  13. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, disse, agora a pouco (17.08), que a morte do cientista e médico baiano Elsimar Coutinho deixa a Ciência e a Medicina mais pobres. 

  14. “Não é somente uma perda para a Bahia, mas para a Ciência e a Medicina de todo o mundo, porque o Dr. Elsimar Coutinho era uma das grandes sumidades internacionais em fertilidade feminina e reprodução humana. Também gostaria de ressaltar a simpatia e a gentileza constantes dele, características marcantes da personalidade deste baiano genial”, diz Leal, chefe do Legislativo da Bahia, que está encaminhando Moção de Pesar à Mesa Diretora da ALBA pelo passamento, aos 90 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, do cientista baiano.

   15. O prefeito ACM Neto lamentou a morte do médico e cientista Elsimar Coutinho, ocorrida nesta segunda-feira (17), em São Paulo. “A Bahia e Brasil perdem um patrimônio, uma inteligência rara, com essa triste partida do professor Elsimar Coutinho, cuja contribuição para a medicina e para a ciência é reconhecida  em todo o planeta”, disse Neto.

  16. “Perdemos um dos grandes nomes da nossa história, uma pessoa que não tinha nenhuma vaidade e que veio ao mundo para servir. Sua dedicação à humanidade o fez publicar centenas de trabalhos científicos em revistas reconhecidas pela comunidade médica internacional".

  17. O prefeito também lembrou da amizade do cientista com a família Magalhães, especialmente com o seu avô Antonio Carlos Magalhães.

   18. O pré-candidato a vereador de Salvador, Pedro Godinho (DEM), lamentou nesta segunda-feira (17) o falecimento do médico e cientista Elsimar Coutinho. Elsimar faleceu aos 90 anos, em São Paulo, por complicações em decorrência da Covid-19. O médico foi internado no dia 20 de julho, no Hospital Aliança, em Salvador, com sintomas da doença. 

  19. Após cerca de 10 dias, Coutinho foi transferido da capital baiana para a UTI do Hospital Sírio Libanês, tendo sua morte decretada nesta tarde. 

  20. “Infelizmente, não está mais entre nós um dos meus fraternos amigos e um dos maiores cientistas do planeta na área de reprodução humana. Dr. Elsimar Coutinho sempre foi motivo de orgulho para a Bahia e a sua despedida é um momento muito triste. Mas há pessoas que partem e outra que entram para história da humanidade, Elsimar entrou para a história com suas grandes contribuições para o avanço da ciência. 

   21. Dedico toda a minha solidariedade e pesar à amiga Tereza Coutinho e toda a sua querida família. Meu amigo Elsimar Coutinho, descanse em paz! Seu legado é eterno!”, lamentou Godinho.  

  22. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou um aumento no fluxo de veículos nas ruas da cidade no último final de semana – o primeiro após reabertura de bares e restaurantes –, em comparação ao anterior. O aumento foi de 12% no sábado e de 4,3% no domingo.

  23. No sábado (15), 518.508 veículos circularam pelas vias, conforme registro dos radares. Ontem (16), foram 349.946. No final de semana anterior, o número de automóveis e demais veículos nas ruas foi de 462.492 no sábado (08) e 335.358 no domingo (09). Comparado aos dias normais (antes da pandemia), a redução do fluxo de veículos foi de 14% ontem e de 4% sábado (15).

  24. Na segunda-feira (10), dia de início da segunda fase de retomada das atividades em Salvador, o total de veículos que circularam pela cidade chegou a ser maior (em 1%) que o registrado em dias normais. Na terça-feira (11), a redução do fluxo foi de 16% em relação aos dias normais. Na quarta (12), foi menor em 6%. A queda foi de 12% na quinta (13) e de 3% na sexta-feira (3%).

   25. Segundo o titular da Transalvador, Fabrizzio Müller, o aumento no fluxo de veículo nas vias já era esperado com a retomada gradual das atividades. “Nas ruas, as pessoas já começam a perceber que as vias estão mais cheias e também voltamos a registrar mais pontos de congestionamento. O que esperamos é que a população tenha consciência e responsabilidade ao dirigir. Ainda estamos numa pandemia e o cuidado com a saúde deve se manter intenso”, alerta.