Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

COVID NÃO DÁ TRÉGUA E CONSUMIDORES NÃO VOLTARAM AS LOJAS DOS SHOPPINGS

Prefeitura de Salvador libera primeiro Drive-in em área do Centro de Convenções de Salvador
28/07/2020 às 19:24
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (BRASIL)  O Brasil tem 88.017 mortes por coronavírus confirmadas até as 13h desta terça-feira (28), segundo levantamento do consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Desde o balanço das 20h de segunda-feira (27), 8 estados e o DF atualizaram seus dados: CE, GO, MG, MS, PE, PI, RN e RR.

  2. Veja os números consolidados: 88.017 mortes confirmadas; 2.455.905 casos confirmados

  3. (BAHIA) Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 4.204 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +2,8%), 43 óbitos (+1,3%) e 3.567 curados (+2,7%). Dos 153.313 casos confirmados desde o início da pandemia, 136.511 já são considerados curados, 13.532 encontram-se ativos e 3.270 tiveram óbito confirmado.

  4. Os casos confirmados ocorreram em 407 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (35,54%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (3.533,62%), Itajuípe (3.250,21%), Dário Meira (3.062,56%), Ipíaú (2.807,75%) e Almadina (2.800,15%). Os municípios que não possuem casos do novo coronavírus são: Brejolândia, Brotas de Macaubas, Canápolis, Érico Cardoso, Gavião, Ipupiara, Novo Horizonte, Santana, Sítio do Mato, Tanque Novo.

   5. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. 

  6. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia.

  7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 30.8998 casos descartados e 80.151 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas destas terça-feira (28).

  8. Na Bahia, 14.511 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

  9. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 3.270 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.
                                                      *****
  10. (SEM CRISE): O governador Rui Costa participou, na manhã desta terça-feira (28), da entrega de ambulâncias, ônibus rurais escolares, tratores agrícolas com e sem implementos e ainda veículos administrativos. A ação, que aconteceu em um evento fechado no Parque de Exposições de Salvador, envolveu mais de R$ 13 milhões em investimentos e beneficia diretamente 120 prefeituras de diferentes regiões do território baiano.

  11. Ao todo, foram 48 ambulâncias, 44 veículos administrativos, 37 ônibus rurais escolares e 18 tratores agrícolas, sendo oito com implementos e dez sem.

  12. O governador lembrou que os recursos são fruto de emendas parlamentares e que os municípios são os que mais ganham quando há uma boa relação entre governo e parlamento. “Dentre os veículos entregues hoje, temos ambulâncias que vão fortalecer esse momento de pandemia da Covid-19, reforçando a Atenção Básica, inclusive na zona rural de muitos municípios. Além disso, outros veículos foram entregues para dar mais mobilidade às equipes de saúde e de outras áreas pelo interior da Bahia”, explicou Rui Costa.

  13. Segundo o titular da pasta da Saúde, Fábio Vilas Boas, as ambulâncias vão levar mais agilidade à remoção dos pacientes, neste primeiro momento de pandemia, e posteriormente deverá ser deixado como um legado para a saúde da Bahia”, frisou o secretário.

   14. Prefeito de Nova Soure, Luis Cássio, mais conhecido como Cassinho, garante que a ambulância que recebeu vai fazer a diferença para o município. “Nova Soure é uma cidade carente e pobre que vem evoluindo muito na área da saúde e esse equipamento chega em uma hora importante, num momento de crise”, assegurou.

  15. O projeto do Big Bompreço Drive-In Salvador, que funcionará no novo Centro de Convenções, na orla da Boca do Rio, foi autorizado hoje (28) pela Central Integrada de Licenciamento de Eventos (CLE), após análise do pedido por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). A data de pré-estreia do espaço, só para convidados, está prevista para esta quarta-feira (29), às 19h, com a exibição do filme "Axé - Canto do Povo de um Lugar", dirigido por Chico Kertész.

  16. Segundo o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara, o evento apresenta os pré-requisitos exigidos pela gestão pública municipal. "A primeira solicitação, já aprovada, foi a da Zum Produções, responsável pelo projeto do Big Bompreço Drive-In Salvador. Fomos procurados também pela OK Produções, que tem interesse em fazer o drive-in no Shopping da Bahia. Esse pedido ainda está sob análise", afirmou.

  17. Regras - Quem deseja organizar e participar de um evento no sistema drive-in precisa respeitar o protocolo definido pela Prefeitura no decreto de número 32.461. As regras são as seguintes:

  18.  A quantidade de carros será limitada ao número de vagas de estacionamento, desde que garantido o afastamento mínimo de 1,5m entre os veículos; - Deve ser observado o limite máximo de quatro pessoas por carro, devendo-se evitar pessoas que não morem na mesma residência; - A quantidade mínima de banheiros a serem disponibilizados levará em consideração o total de ingressos vendidos;

  19. - Previamente à realização do evento, todos os funcionários devem realizar testes para Covid-19 e medir a temperatura diariamente. E, havendo resultado positivo para os testes ou estando a temperatura igual ou superior a 37,5°, a pessoa deve ser encaminhados para o tratamento adequado;

  20. - Caso algum funcionário apresente qualquer sintoma de Covid-19, a exemplo de tosse persistente, coriza, fraqueza e perda de olfato, deverá comunicar aos organizadores e buscar o tratamento adequado;
- Os organizadores do evento deverão afixar, em local visível na entrada, a capacidade máxima de veículos;

   21. - Todos os ocupantes do veículo deverão usar máscaras na chegada e saída e nos momentos de eventuais interações, como ida ao banheiro, e devem ter sua temperatura medida na chegada; - Fica proibido aos clientes sair do veiculo, exceto no caso de necessidade de ida ao banheiro;
- As vendas de ingressos serão totalmente online, sendo que, na verificação durante entrada, o funcionário não deverá tocar no celular do cliente, realizando o procedimento através do vidro do carro;

  23. - Totens de álcool em gel 70% devem ser colocados na entrada dos sanitários e na portaria do evento; - Todos os funcionários devem estar equipados com o EPI necessário, fornecido pela empresa, contendo máscara, luvas e protetor facial (Face Shield); - Nas caminhonetes, não será permitido acesso à carroceria;