Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TAXA OCUPAÇÃO DE LEITOS UTI COVID BAHIA VOLTA A SUBIR PARA 80%

A taxa de ocupação de leitos para adultos UTI voltou a subir o que dificulta a reabertura do comércio
16/07/2020 às 11:24
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. (BRASIL): O Brasil bateu nesta quinta-feira (16) a marca de 2 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde que a pandemia chegou ao país, há quase cinco meses. De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o acumulado de casos de covid-19 confirmados chega a 2.012.151, após um acréscimo de 45.403 novos registros de ontem para hoje.

  2. Já o número acumulado de mortes é de 76.688, com o registro de 1.322 novos óbitos contabilizados nas últimas 24 horas. Do total de infectados, 1.296.328 brasileiros já estão curados da covid-19, enquanto 639.135 casos continuam em acompanhamento.

   3. Há um mês, eram 923.189 casos e 45.241 óbitos em todo o país, conforme dados do governo federal. 

   4. (BAHIA): Dos 943 leitos de UTI adultos para pacientes na Bahia 750 estão ocupados. A taxa de ocupação voltou a subir para 80%. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) disponibiliza para acesso público, a base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus (Covid-19). 

   5. Para fazer o download, é simples: basta acessar o link bi.saude.ba.gov.br/transparencia/ e clicar no ícone localizado no topo da página. A iniciativa amplia transparência e possibilita que qualquer cidadão, em qualquer lugar do mundo, possa acompanhar e analisar a evolução da pandemia na Bahia. Progressivamente novas funcionalidades e filtros serão implementados.

  6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.380 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +3,0%), 55 óbitos (+2,1%) e 4.388 curados (+5,1%). Dos 116.373 casos confirmados desde o início da pandemia, 91.096 já são considerados curados, 22.584 encontram-se ativos e 2.693 tiveram óbito confirmado de coronavírus.

  7. Os casos confirmados ocorreram em 402 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (39,71%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.953,43), Itajuípe (2.488,90), Ipiaú (2.040,42), Lauro de Freitas (1.847,91) e Itabuna (1.788,74).

  8. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 229.503 casos descartados e 98.602 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (16).

   9. Na Bahia, 11.984 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  10. Óbitos:  Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 2.693 mortes pelo novo coronavírus. Em virtude da disponibilização da base de dados relacionada aos óbitos da Covid-19, os interessados no detalhamento dos perfis podem fazer o download do arquivo completo.

   11. Na próxima quarta-feira (dia 22), o conselheiro-corregedor do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA), Inaldo Araújo, fará uma palestra, às 15 h, enfocando o tema “Histórias de um contador ou um contador de histórias”. O evento integra a segunda edição do Ciclo de Palestras Online, realizado pelo TCE/BA, através da Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL).

  12. O curso será transmitido pelo canal do TCE/BA, no YouTube. Os interessados podem se inscrever acessando a página www.tce.ba.gov.br/eventos . Ao final, os inscritos receberão certificado de participação.
 
  13. Além de conselheiro do TCE/BA, Inaldo Araújo é vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Rui Barbosa (IRB). Também atua como professor de graduação e pós-graduação, autor de livros de auditoria e de contabilidade pública.

   14. A Frente Evangélica da Câmara de Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (15), um destaque do Projeto de Lei 1581/20 que derruba qualquer tributação da Receita Federal sobre os recursos financeiros das igrejas que são enviados para missionários ou qualquer outra atividade da congregação no exterior.

   15. O texto do PL regulamenta o acordo direto para pagamento com desconto ou parcelado de precatórios federais e, a partir de agora, o destaque exclui as igrejas da incidência da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e torna nulo todos os autos de infração de CSLL aplicado àquelas entidades. A emenda ainda tona nula todas as atuações de contribuição previdenciária realizadas contra os membros das igrejas.

   16. Para o deputado Alex Santana (PDT), membro da Frente Evangélica, a aprovação é sinônimo de justiça com todo o trabalho realizado pelas entidades evangélicas. 

   17. “Não podíamos admitir que o Fisco continuasse a cobrar tributações em cima de pagamentos de salários de pastores, além do Imposto de Renda em dinheiro que era remetido para o exterior, para missionários, por exemplo, aplicando multas, de forma que não era para fazer, sem cumprir a justiça e seguir a legislação que diz que as igrejas não podem ser tributadas em relação a isso”.

   18. O deputado federal João Roma (Republicanos) integra pela segundo ano consecutivo a lista de parlamentares mais influentes do Congresso Nacional elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Roma foi um dos 100 parlamentares (entre deputados federais e senadores) de todo o país apontados no levantamento e um dos seis baianos.

  19. Em seu primeiro mandato, o deputado já havia integrado a lista do ano passado. João Roma foi considerado novamente destaque no quesito “formuladores”, em que estão os parlamentares destacados pela qualidade intelectual e produtividade, dedicados a elaborar textos e propostas para deliberação, fortalecendo o debate e a dinâmica da agenda do Congresso.

  20. “É muito gratificante fazer parte do quadro de parlamentares mais influentes do Congresso. Mostra que estamos no caminho certo, dedicados à missão de trabalhar para honrar a confiança das pessoas que nos elegeram seus representantes, principalmente num momento de tantos desafios e tantas mudanças como esse que temos enfrentado em todo o mundo. 

   21. Por isso, pelo que estamos vivendo, ser reconhecido com destaque é uma grande conquista que me deixa muito feliz e orgulhoso da nossa caminhada”, afirmou.
18. O Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA) participou de uma reunião virtual com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), nesta quarta-feira (15), para tratar de uma proposta de formação continuada para Profissionais de Educação Física Escolar e um protocolo de retorno das aulas da disciplina, após o período de isolamento social decorrente da pandemia do novo Coronavírus.

  22. O encontro, realizado de forma virtual por meio da plataforma Microsoft Teams, foi mediado pelo coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, e contou com a participação do Presidente do Conselho Regional de Educação Física de Bahia (CREF13/BA), Rogério Moura, além do Secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.