Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VÍDEO DA REUNIÃO MINISTERIAL MOSTRA UM GOVERNO SEM PROJETO PARA O PAÍS

Veja a antecipação dos feriados na Bahia e em Salvador
23/05/2020 às 19:19
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O vídeo da reunião ministerial do último dia 22 de abril divulgado em parte (os dizeres sobre a China foram omitidos) por determinação do ministro do STF, Celso de Mello, peça citação do ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, dando conta de que o presidente da República manifestava-se em interferir na Policia Federal, aponta, além dessa assertiva dita pelo próprio presidente, o fato de que o governo Bolsonaro não tem um projeto para o Brasil. 

   2. Na reunião recheada de dezenas de palavrões, acusações iverossímeis, ameaças veladas a governadores, prefeitos e ministros do STF, até de prisõe, ameaças à imprensa e à órgãos de comunicação nacionais, ao Banco do Brasil e ao Meio Ambiente, vê-se que o país está sem uma diretriz para o seu desenvolvimento.

   3. O que se depreende desse video é que o governo está a completar 1 ano e 5 meses, atravessa uma pandemia na área da saúde com reflexos devastadores na economia, e o presidente e parte de sua equipe, agem na direção de um radicalismo inconsequente e que em nada contribui para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. 

   4. Pelo contrário, o governo deveria concentrar esforços para combater a pandemia, discutir com o Congresso medidas para votar as reformas tão necessárias ao país, avançar com uma política externa para fortalecer o agronegócio, mas, o que se viu foram análises de temas pessoais e familiares do presidente, ameaças a membros do STF, à imprensa, as instituições e aos políticos. 

   5. Enfim, os brasileiros que tinham alguma esperança de que o governo Bolsonaro poderia mudar o perfil da politica nacional e de sua economia perderam-na.

   6. Tudo ao contrário do que se imaginava. Uma decepção generalizada, salvo para os chamados bolsonaristas de raiz, hoje, poucos que ainda acreditam nele, afugentando uma quantidade enorme de brasileiros da classe média e outros que integraram boa parte dos 53 milhões de votos que obteve, em 2018. 

  7. Hoje, e a cada dia que passa, e a divulgação do video está levando muitas dessas pessoas, racionais, a se afastarem de Bolsonaro, cujo governo, na última pesquisa caiu para 27% de avaliação entre ótimo/bom, antes mesmo da divulgação da peça autorizada por Celso de Mello.

   8. Há, muitas perguntas no ar, entre elas, porque hostilizar governadores, prefeitos, ministros do STF e regozijar-se com passeio de jet sky, churrasco, envolver as Forças Armadas, acusar permanentemente à imprensa, querer interferir em assuntos da ciência com a cloroquina e outros tantos devaneios? Que propósitos são esses? 

   9. Um governo, portanto, que não está levando a nada, que conduz o Brasil a patinar, a perder mais uma esperança depois dos anos nefastos do Mensalão e do Petrolão, retrocedendo, dando as mãos à velha política e fazer crer que existe uma conspiração para derrubá-lo, com citações já reveladas pela imprensa nacional de que até espiões chineses andam por acá.

   10. Estamos caminhando, pois, para para um quadriênio perdido no país, infelizmente. 
                                                                            *****
   11. No fim da manhã deste sábado (23), o governador Rui Costa sancionou a lei que antecipa para todas as cidades do estado os feriados de São João (24/06) e da Independência da Bahia (02/07) para as próximas segunda e terça-feira (25 e 26/05), respectivamente. A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto, de autoria do Poder Executivo, durante votação extraordinária realizada hoje.

   12. Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão antecipar um feriado municipal previsto para este ano. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, para o dia 27/05. Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari também vão antecipar feriados municipais para a próxima quarta-feira.

   13. Todas as entidades, inclusive as bancárias, deverão seguir o que determina a legislação estadual, municipal e federal. Neste caso específico, a lei estadual determina que segunda e terça serão feriados, portanto os bancos estão proibidos de funcionar.

   14. Em decreto publicado no Diário Oficial deste sábado, o governador Rui Costa também determinou a suspensão dos serviços não essenciais nos dias 28 e 29/05 (quinta e sexta da próxima semana) em nove cidades com mais de cem casos confirmados da Covid-19: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari. Nestes locais, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados à saúde e à segurança. 

   15. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o governador Rui Costa anunciou as medidas ontem (22) e destacou que esta antecipação tem por finalidade reduzir a taxa de disseminação do novo coronavírus, que hoje está em pouco mais de 5% na Bahia.

   16. Os postos SAC, que foram abertos em regime especial durante a pandemia, vão suspender o atendimento na capital e no interior. A medida visa o cumprimento de leis estaduais e municipais publicadas neste sábado (23), que determinam a antecipação de feriados em toda a Bahia e estabelecem a suspensão de serviços não essenciais.

   17. Na capital e no município de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, os postos permanecerão fechados de segunda (25) a sexta-feira (29).

  18. No interior, estarão fechados na segunda (25) e terça-feira (26) os postos de Barreiras, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Conquista I, Eunápolis, Irecê, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Já o posto Feira II estará com o funcionamento suspenso de segunda (25) a sexta-feira (29).

     19. Em Salvador, por determinação municipal, o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, será antecipado para o dia 27 de maio.

  20. Fica a cargo de outros municípios da Bahia decretarem também o 27 de maio como feriado municipal. Em função disso, portanto, outros postos SAC do interior ainda podem suspender o funcionamento nesta data.

  21. Para os dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), o Governo do Estado publicou o Decreto 19.722, com a suspensão dos serviços não essenciais em nove cidades com mais de 100 casos confirmados da Covid-19, dentre elas a de Feira de Santana.

   22. Em Feira e em outros sete municípios (Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçar), nos dias 28 e 29 de maio, será permitido apenas o funcionamento das agências bancárias, farmácias, indústrias, limpeza pública, manutenção urbana, supermercados e outros serviços relacionados à saúde e segurança.

  23. Quando retomarem o atendimento à população, os postos voltam a funcionar, exclusivamente, por hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos no SAC Digital. Para ter acesso ao SAC Digital, basta digitar o endereço www.sacdigital.ba.gov.br na internet ou baixar o aplicativo disponível para smartphone Android e iOS, seguindo o passo a passo para cadastro.

  24. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: 0800 071 5353.

   25. A Prefeitura liberou o funcionamento das agências da Caixa Econômica Federal (CEF) em Salvador nos três dias de feriados antecipados, na segunda (25), terça (26) e quarta (27). Entretanto, o atendimento terá que ser exclusivo para o pagamento de benefícios relacionados à pandemia do novo coronavírus. Haverá fiscalização por parte da força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur).

   26. A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) havia sugerido o funcionamento das 9h às 14h para os bancos nos dias de feriados antecipados. Entretanto, nenhum outra instituição bancária está autorizada a abrir de segunda a quarta. 

   27. "Vamos fiscalizar o cumprimento dessa lei de antecipação dos feriados também nos bancos, isso já a partir de segunda-feira. Quem descumprir, será fechado", advertiu o titular da Sedur, Sérgio Guanabara. 

   28. Em decisão conjunta entre a Prefeitura e o governo do Estado, três feriados foram antecipados para os três primeiros dias "úteis" da semana que vem. O São João, no dia 24 de junho, e a data comemorativa à Independência da Bahia, em 2 de julho, são os estaduais, alterados para a segunda (25) e a terça (26). O municipal, transferido para a próxima quarta (27), será o 8 de dezembro, ou seja, o dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia.