Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CORONAVIRUS E O MOMO: É PERIOGOSO OU NÃO? AUDIÊNCIA PÚBLICA, DIA 17

SinjorBA protesta contra detenção de jornalistas da Veja pela Policia baiana mas não vai dar nada
14/02/2020 às 19:14
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.  O Mandato do Vereador Marcos Mendes #PSOL vem a publico debater com especialistas a situação do risco do Coronavírus no Carnaval de Salvador, cuidados e impactos que ele pode causar com a chegada de turistas de várias partes do mundo.

   2. O Coronavírus é uma grande família de vírus que causa doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves e foi recentemente identificado na China.  Os sinais comuns de infecção incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades para respirar. Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte. Até o presente momento foram registrados mais de 40 mil casos com um total de 1380 mortes na China. No Brasil os casos ainda são desconhecidos.

   3. Considerando a situação do Coronavírus e a fragilidade do nosso sistema de saúde local, existe a necessidade de um alerta de emergência global, já que os especialistas não sabem como o vírus reagirá por aqui. É preciso discutir quais são esses riscos, qual a prevenção, o que fazer caso seja identificado algum caso durante ou após os festejos e até se as equipes de saúde conseguem identificá-lo dentre tantas viroses mais inofensivas.

  4. Conscientes do risco de se deflagrar uma epidemia a partir dos dias de folia na cidade e da urgência e gravidade dessa discussão, convidamos a toda sociedade para esta importante Audiência Pública que acontecerá no Auditório Bahia Center (prédio anexo a Câmara de Vereadores), na próxima segunda-feira dia 17 de fevereiro, a partir das 9h e buscar as prevenções adequadas durante as festividades do Carnaval que se iniciam em menos de uma semana.
                                                                  *****
  5. Os estudantes que pretendem concorrer a uma das vagas para o curso de Medicina da Unesulbahia ganharam uma nova chance. Até esse domingo, 16, é possível se inscrever no processo seletivo por meio da nota do ENEM. Serão aproveitados os resultados do exame a partir do ano de 2016.

  6. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no portal www.unesulbahia.com.br/medicina. Os resultados serão divulgados no dia 19 de fevereiro e os aprovados deverão se matricular nos dias 20 e 21 de fevereiro, na instituição ou através do site. O início das aulas está previsto para o dia 2 de março. 

  7. Instituição que há 20 anos forma os profissionais do extremo sul baiano, a Unesulbahia se modernizou para receber um curso de Medicina vanguardista e inovador. As estruturas foram remodeladas, apostando em tecnologia nas salas de aula e novos laboratórios para proporcionar a melhor experiência educacional.

   8. Clara Mariani, 19 anos, e Natálie Souza, 18 anos, alunas de teatro da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Itinga foram aprovadas no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

   9. Essa aprovação foi mais uma conquista dessas jovens em 2020. Elas integram o elenco de Tati Búfala, peça montada pelo grupo de teatro Junto e Misturado da BCS Itinga indicada, na categoria melhor espetáculo Infanto Juvenil, ao Prêmio Braskem 2020, um dos mais importantes do estado no reconhecimento da produção teatral baiana.

  10. O projeto Vidas em Cena trabalha com oficinas de iniciação teatral com duração de seis meses para os jovens da comunidade. O grupo Junto e Misturado, formado por 14 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos, residentes nos bairros de Itinga e Lauro de Freitas, é uma extensão desse projeto, que surgiu do interesse dos alunos de continuarem fazendo teatro. 

  11. O professor das jovens, soldado Prins, formado em Artes Cênicas pela Ufba, iniciou as atrizes nos palcos com o Projeto Vidas em Cena da BCS Itinga, em 2016.

  12. Em duas semanas de operação, o Conselho Regional de Educação Física da Bahia (CREF13/BA) em parceria com o PROCON Municipal de Lauro de Freitas fiscalizou mais de 50 academias da modalidade “crossfit” com funcionamento no município.

  13. A atuação conjunta do CREF13/BA com o PROCON fortaleceu a operação, inédita em Lauro de Freitas. Dentre as principais irregularidades encontradas estiveram: a ausência de profissional de Educação Física, o exercício ilegal da profissão, a ausência de equipamento para utilização de álcool em gel para os clientes, a ausência de tabela de preços, além da ausência do CDC e de alvará de funcionamento.

   14. “O fato da pessoa que está orientando e prescrevendo os exercícios físicos não possuir o registro no CREF condizente com a determinada área de intervenção profissional, infringe o artigo 47 do decreto 3688/41, combinado com a lei federal 9696/98” afirmou o Presidente do CREF13/BA, Rogério Moura, que juntamente com o Presidente da Comissão de Fiscalização, Edvaldo Paulo vêm acompanhando pessoalmente as operações, ao lado dos Agentes do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF13/BA. 

   15. As denúncias de exercício ilegal da profissão são feitas através do site: www.cref13.org.br.
16. A Prefeitura de Salvador promove neste sábado (15) o Dia D da Campanha Nacional de vacinação contra o Sarampo. No total, 111 pontos de imunização serão disponibilizados para população entre os postos de saúde fixos da rede municipal e volantes em locais estratégicos como escolas, creches, igrejas, supermercados, dentre outros, funcionando das 08 às 17 horas.            

   16. O grupo prioritário para essa primeira etapa da campanha contempla crianças e jovens de 05 anos a 19 anos não vacinados ou com esquema incompleto do tríplice viral (que protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola), seguindo determinação do Ministério da Saúde. Na capital baiana, cerca de 612 mil pessoas estão nessa faixa etária.

   17. “O objetivo é realmente alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto já que ainda há indícios de surtos ativos em algumas regiões do país. A fácil transmissão da doença é preocupante, por isso é fundamental garantir que a capital baiana tenha um bom número de pessoas vacinadas, sobretudo no período do carnaval onde aumenta a circulação de pessoas de todo o mundo em nossa cidade”, pontuou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.

   18. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) manifesta veemente repúdio pela prisão, nesta sexta (14), de dois jornalistas que apuravam as circunstâncias da morte do ex-capitão Adriano da Nóbrega, acusado de ser chefe da Milícia Escritório do Crime, após “confronto” com a Polícia Militar da Bahia, em Esplanada (BA), domingo passado. 

  19. Os dois jornalistas da revista Veja, Hugo Marques e Cristiano Mariz, estavam em pleno e livre exercício profissional e se identificaram quando abordados pela viatura da PM-BA. Mesmo assim, foram conduzidos a uma delegacia e tiveram o gravador de trabalho inspecionado, antes de sua devolução, em claro sinal de intimidação a consecução de suas tarefas.  

  20. A Constituição do Brasil garante a liberdade no trabalho da imprensa, preceito magno que vem sendo atropelado pelas autoridades de Segurança Pública. Vivemos um quadro de clara intimidação a quem tenta cumprir o papel social do jornalismo: informar os fatos, de forma transparente e responsável, aos cidadãos brasileiros. 

   21. Uma morte cujas circunstâncias e motivações são cercadas de dúvidas impõe que o trabalho da imprensa seja livre de sanções, para um melhor acompanhamento das investigações e divulgação dos fatos. O ocorrido com os dois jornalistas da Veja só ajuda a alimentar as suspeitas de que há mais a se informar do que foi até agora revelado.  

  22. O Sinjorba exige do Governo do Estado uma retratação e, sobretudo, uma mudança de postura dos agentes policiais para que cessem os abusos contra o trabalho da imprensa na Bahia.