Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO NADA DE BRAÇADAS NO BONFIM COM O PT AINDA SEM NOME DEFINIDO

Nesse primeiro round da pré-campanha eleitoral Bruno Reis levou vantagem e colocou adversários nas cordas
16/01/2020 às 11:11
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Aconteceu durante a Lavagem do Bonfim o que era previsto no meio político com o pré-candidato a prefeito do DEM e de ACM Neto circulando com desenvoltura, nome pré-estabelecido, consolidado, o PT, partido de oposição ao prefeito com vários nomes pré-candidatos ainda sem saber qual deles irá à disputa, e demais nomes de outros partidos, também de oposição a Neto, cada qual com seu bloco. 

   2. Ou seja, a população que se interessa pela política ficou seM saber qual será mesmo o adversário de Bruno e este, obviamente, levou vantagem na parada. Pelo menos por enquanto. O representante do governador, o vice João Leão, estava mais preocupado em divulgar seu feito com a assinatura do acordo para construir a ponte Salvador-Itaparica e ele e seus aliados vestiram uma camisa com a imagem  da ponte e a palavra "bonitona", marca folclória leonina.

  3. O PT ainda não definiu seu nome e espera o sinal verde do governador Rui Costa, seu principal "eleitor" ou "cabo eleitoral", mas, como o chefe do Executivo recupera-se de uma cirurgia de retirada de nódulos da mama não pode ir ao Bonfim, nem ainda parou para ouvir as diversas correntes do PT e tomar uma decisão.

  4. E, claro, sem Rui, sem a sua a palavra final o diretório municipal até discute internamente o assunto mas não resolve os finalmente. Nesse aspecto, a democracia petista na Bahia funciona igual a nacional, uma depende de Rui; a outra de Lula.

   5. O senador Jaques Wagner já se queixou que o PT está demorando demais, ele que controla o PT estadual, mas, nada comenta sobre Rui. O mesmo acontece com o líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto, o qual, hoje, voltou a dizer que 3 ou 4 pré-candidatos não levam a lugar algum e é preciso ter logo o nome petista. Rui parece não ter pressa e, em parte, tem razão porque Lavagem do Bonfim e festa civica ao 2 de Julho nunca elegeram prefeitos, o máximo que fazem é borbulhar nomes.

  6. Há tempo para definir o nome, óbvio. Nelson Pelegrino deputado licenciado e nome mais forte entre os petistas diz que o tempo dele é março, mas, como agora é secretário do governo e assumiu compromisso de ficar até o fim do mandato Rui, depende da palavra do governador. Nenhum outro nome se impõe por popularidade. Todos dependem de Rui e saber qual o tempo do governador, aí só perguntando a ele. 

   7. Eu não arriscaria um palpipte. Estamos no verão, pré-Carnaval e a população não está minimamente interessada em política.
                                                                  *****
  8. O prefeito ACM Neto teria se emocionado na chegada à Basílica do Senhor do Bonfim, após cumprir os nove quilômetros de caminhada do cortejo da tradicional lavagem, que acontece hoje (16). Foram mais de de cinco horas de caminhada ao lado do vice-prefeito Bruno Reis, secretários e dirigentes municipais, lideranças políticas e comunitárias e populares. 

  9. A emoção teria sido tão grande que o prefeito, saudado pelas baianas e pela população, não resistiu ao choro. "É muita emoção. Todo esse carinho que recebi aqui hoje me deixa realmente muito feliz e sensibilizado. Demonstra que fizemos e estamos fazendo o melhor por Salvador. Só nos dá ainda mais força para continuar trabalhando", comentou rapidamente ACM Neto.

  10. Durante todo o trajeto, ACM Neto recebeu o carinho dos soteropolitanos e turistas, fazendo questão de parar e cumprimentar as pessoas, além de tirar inúmeras fotos. Na saída do cortejo, no Comércio, o prefeito havia falado sobre o sentimento de participar da última Lavagem do Bonfim como prefeito. Este é o oitavo ano em que ele participa do evento como chefe do Executivo municipal.

  11. "Todos sabem que sempre estive aqui com a mesma disposição e alegria. E é muito bom chegar nesse último ano com o sentimento de dever cumprido. Vou agradecer ao Senhor do Bonfim por esses anos como prefeito e por ter orgulhado a cidade e ser merecedor do carinho das pessoas", declarou.
                                                            *****
   12. O vice-governador João Leão, secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), subiu a Colina Sagrada, nesta quinta-feira (15), dia do Senhor do Bonfim, para agradecer pela concretização, no final e 2019, da licitação para construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. 

   13. “Com fé em Senhor do Bonfim, daqui há 4 anos, voltaremos para agradecer a inauguração da “Bonitona”. Ontem, executivos da CRCC e eu visitamos a área onde deverá ser iniciada as obras da ponte”, afirma.

  14. O grupo chinês China Railway Construction Corporation Limited (CRCC) é detentor de uma das empresas que compõe o consórcio vencedor da licitação, a CR20. O consórcio tem um ano para elaborar o projeto definitivo e outros quatro anos para construir o equipamento. A gestão e administração da ponte terá duração de 30 anos. O investimento será de R$ 5,4 bilhões e o aporte do Estado será de R$ 1,5 bilhão. 
                                                                              ****
  15. As obras de mobilidade realizadas pelo Governo do Estado na capital baiana foram citadas pelo titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Nelson Pelegrino, durante a Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (16).

  16. “Neste ano, o nosso desafio é tocar a obra do VLT do Subúrbio, que vai figurar como uma revolução cidadã nesta região de Salvador, assim como foi o metrô para a população que mora no miolo do centro da cidade. Também daremos continuidade à implantação do tramo 3 do metrô, que vai de Pirajá até Águas Claras, sendo integrado com a nova Rodoviária  multi modal, que também será muito importante para a Bahia. Outras obras de qualificação de complexos viários, contenção de encostas, entre outras, continuarão em 2020”.

  17. O titular da Sedur também falou sobre ações que serão adotadas para a destinação de resíduos sólidos na Bahia. “Daremos a nossa contribuição para o enfrentamento de um problema que é crônico no Brasil, a destinação final dos resíduos sólidos, uma das prioridades estabelecidas pelo governador Rui Costa”. 

  18. Pelegrino revelou que o Estado está dialogando com consórcios intermunicipais. “A ideia é fazer um convênio de cooperação técnica para que os municípios possam fazer seus planos intermunicipais de destinação dos resíduos”, explicou.

  19. Diante do grande número de pessoas nas ruas no cortejo da Lavagem do Bonfim, o comandante-geral da Polícia Militar (PMBA), coronel Anselmo Brandão, citou o baixo número de ocorrências e o clima de paz nas ruas de Salvador na manhã desta quinta-feira (16).

   20. Durante a caminhada, Anselmo Brandão destacou o trabalho realizado no evento. "O policiamento ao longo de todo o cortejo foi tranquilo. A novidade deste ano, na Lavagem do Bonfim, foi a Ronda Ciclística que acompanhou os oito quilômetros de trajeto", pontuou.

  21. Além de bicicletas, os 1.758 policiais militares fizeram o policiamento ostensivo também em viaturas (carros e motos), cavalos e bases móveis. "Todas as nossas ações têm como objetivo oferecer mais segurança a baianos e turistas e podemos afirmar que este está sendo um Bonfim de paz", completou o coronel.