Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR BELA E VIOLENTA: TURISTA É ESTUPRADA NA PRAIA DE ITAPUÃ

Há um esforço enorme da Prefeitura para melhorar o turismo em Salvador, mas a violência atrapalha
09/01/2020 às 11:45
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Como o turismo em Salvador pode crescer? Não vai nunca. Veja o que aconteceu com um casal de turistas do Piaui na praia de Itapuã, a mais famosa da cidade na Orla Atlânttica:

    2. Uma jovem de 19 anos, natural de Teresina (PI), foi estuprada durante um assalto em Itapuã, um dos principais bairros turísticos de Salvador, se acordo relato do G1.

   3. O crime ocorreu na noite da última terça-feira (7) enquanto a vítima estava em uma praia do bairro, acompanhada do namorado, de 27 anos, que também é do Piauí. Eles relataram que foram abordados por dois criminosos.

   4. "Eu só pensava que ia matar a gente. Ele disse que estava doido para matar gente", disse o homem.
O casal de Teresina está na capital baiana a passeio. A praia onde ocorreu o assalto fica em uma região de bares, restaurantes e perto do monumento da Sereia de Itapuã. Além disso, a praia fica próxima ao hotel onde os dois estão hospedados.

   5. "A gente veio andando pela praia e resolvemos sentar numa pedra. A praia estava cheia, mas começou a esvaziar. Depois dois homens chegaram por trás dizendo: 'É assalto, é assalto. Você é polícia? Passa tudo. Ele pediu dinheiro e eu disse que o dinheiro estava no hotel. Ele então mandou que eu fosse no hotel pegar o dinheiro e disse que se eu não voltasse, ele mataria a minha namorada. Quando eu saí, ao invés de ir para o hotel fui para delegacia", contou o turista.

   6. Segundo a jovem, o suspeito perguntou para ela sobre o lugar que ela morava e disse que não gostava de ninguém do Piauí, porque foi o lugar onde a companheira dele morreu. O homem também disse para a vítima que ele perdeu o filho há três dias.

   7. “Me contou um pouco sobre a vida pessoal dele. Perguntou de onde eu era, eu falei, aí ele disse que não gostava de ninguém da minha cidade, por conta de que a mulher dele tinha morrido lá [Piauí] e o filho só tinha uns três dias que morreu”, relatou a vítima.

   8. “Depois que ele falou isso, ele mandou eu me levantar, porque ele queria me olhar. Aí eu falei que não, sempre pedindo para ele não fazer nada comigo e ele falou: ‘Vamos, se levante’. Aí eu me levantei e ele falou: ‘Até que você é bonitinha’, aí mandou eu tirar o short".

   9. A jovem vítima de estupro visita Salvador pela primeira vez e relembrou os momentos de terror quando esteve rendida pelo assaltante, que estava armado.

   10. "Ele me levou para trás de uma pedra e me estuprou. Depois, quando viu as luzes da viatura da polícia, ele me puxou pelo braço e disse que era pra eu fingir que éramos um casal e começou a correr", contou.
                                                                    *****
  11. Servidores estaduais com cadastro no SEI Bahia passarão a contar com mais serviços da plataforma na palma da mão. A partir desta quinta-feira (9), a administração baiana terá acesso a mais nova versão do aplicativo SEI!, versão mobile do sistema. 

   12. Desenvolvido pelo governo federal, através da Secretaria de Gestão (SEGES) do Ministério da Economia, o aplicativo terá, com a atualização, novas funcionalidades, como a criação de processos eletrônicos e edição de documentos diretamente no celular.

   13. De acordo com a SEGES, a atualização contempla correções de erros, melhorias de segurança, criação de processos, criação e edição de documentos, notificações para atribuição de processos, dentre outros. Os usuários também vão experimentar melhorias na gestão de blocos de assinatura e blocos internos, novos filtros de pesquisa e gerenciamento de marcadores, além de maior usabilidade na assinatura de documentos.

   14. O aplicativo é compatível com os principais sistemas operacionais, estando disponível nas lojas da Google Play e Apple Store - só na Google Play, o app conta com mais de 50 mil downloads. Em caso de dúvidas quanto ao funcionamento do aplicativo, assim como relato de problemas ou dificuldades, é preciso entrar em contato com a Central de Atendimento do Processo Eletrônico Nacional (PEN) pelo telefone 0800 978 9005 ou pelo endereço eletrônico portaldeservicos.planejamento.gov.br.

   15.  A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, recebeu nesta quarta-feira (08), das mãos do secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, às chaves de mais uma ambulância para o transporte de pacientes do município. O veículo zero km, modelo Renaut Master faz parte do conjunto de três novas ambulâncias adquiridas pela Prefeitura com recursos de convênios originados em emendas parlamentares.

   16. Com este novo veículo, fruto de uma emenda parlamentar da então deputada federal Moema Gramacho, Lauro de Freitas passa a contar com 14 ambulâncias, sendo três UTIs móveis exclusivas para atendimento do SAMU.  “Esses veículos reforçam e ampliam a estrutura da saúde no município, consequentemente melhorando o atendimento prestado à população”, disse a prefeita.

   17. Além das ambulâncias, a prefeita recebeu equipamentos para serem utilizados em atendimentos na rede de Atenção Básica e Especializados do município. Entre os equipamentos estão cadeiras de rodas para a locomoção de pacientes, autoclave vertical, mesa hospitalar, nebulizador, detector fetal, cadeira para coleta de sangue, Raio X odontológico, Raio X fixo,  desfibrilador de água, ventilador pulmonar e carro de emergência.

   18. A Justiça Militar da União decidiu nesta quinta-feira (9) transformar em réu, por tráfico internacional de entorpecentes, o sargento brasileiro detido com drogas em Sevilha (Espanha) em junho de 2019.

   19. Manoel da Silva Rodrigues foi flagrado com 37 quilos de cocaína pura, embarcada em um voo oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão, naquele momento, era que a comitiva do presidente Jair Bolsonaro fizesse o mesmo percurso dias depois rumo a Osaka, no Japão – a escala foi feita em Portugal.

   20. O crime não está previsto no Código Penal Militar mas, segundo a Justiça, pode ser enquadrado como um "crime militar por extensão". Segundo o Superior Tribunal Militar, Rodrigues segue detido em Sevilha, a pedido da justiça espanhola.