Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Governo Federal anuncia R$1 bilhão para o agronegócio brasileiro em SP

A Câmara de Vereadores de Salvador definiu os integrantes de dez frentes parlamentares que vão ampliar ainda mais os debates realizados pela Casa.
29/04/2019 às 19:47
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira (29) o montante de R$ 1 bilhão para o Seguro Rural do Plano Safra 2019/2020, O anúncio foi feito durante abertura da Agrishow 2019, em Ribeirão Preto.“O agronegócio, a agropecuária, é um dos setores que está dando certo desde há muito e nós devemos valorizar quem trabalha nessa área.”, destacou.

2. Em seu discurso, o presidente destacou o alinhamento entre o governo e o Legislativo. “Nunca tivemos na historia do Brasil uma oportunidade de ter um governo, de ter grande parte da Câmara e do Senado irmanados com os interesses maiores do nosso Brasil. Juntos, colocaremos o Brasil no local de destaque que ele merece”, pontuou o presidente.   

3. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também destacou a sintonia entre os ministérios. “O presidente mudou a história ao pôr um ministro do Meio Ambiente (Ricardo Salles) e da Agricultura em perfeita sintonia, em prol do desenvolvimento e da sustentabilidade do país”.

4. A Agrishow é a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo. Ela reúne soluções para todos os tipos de culturas e tamanhos de propriedades, além de ser reconhecida como o palco dos lançamentos das principais tendências e inovações para o agronegócio. 
                                                                    *****
5. A unidade de terapia intensiva (UTI) cirúrgica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) foi premiada pela gestão de indicadores de qualidade e pelo desempenho positivo. Com melhor atuação entre as 200 UTIs selecionadas no país, a instituição baiana recebeu, na última semana, certificação da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib).

6. Diretor-geral do HGRS, o anestesiologista José Admirço Lima Filho conta que, graças ao esforço da equipe da UTI cirúrgica, o resultado foi muito superior ao inicialmente planejado. “Reduzimos a zero, desde julho de 2018, as infecções por PAV [pneumonia associada à ventilação mecânica], trato urinário e acesso venoso. A meta era reduzir 50%, mas conseguimos reduzir 100%”, completa ele.

7. De acordo com o selo conferido pela Amib ao HGRS, o hospital gerencia seus indicadores de qualidade e desempenho em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada nº 7 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de 24 de fevereiro de 2010, por meio do sistema Epimed Monitor UTI Adulto. Isso, ainda conforme a associação, contribui para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil.

8. A deputada estadual Neusa Cadore (PT/BA) disse que o presidente Jair Bolsonaro mais uma vez envergonha o Brasil e estimula a violência contra mulheres e gays. “Mesmo depois de todos os esforços que o país fez para diminuir os índices de violência contra a mulher um presidente da República fala absurdos. É algo inaceitável e vergonhoso”, afirma a deputada que é presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia.  

 9. Em um café da manhã com jornalistas, na quinta-feira (25), Bolsonaro disse que “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. Agora, não pode ficar conhecido como paraíso do mundo gay aqui dentro”. 

10. Neusa criticou duramente o pensamento de Bolsonaro. “Uma declaração desrespeitosa, machista e homofóbica que faz apologia ao turismo sexual. Nós exigimos respeito”, reagiu Neusa.

11. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realiza às 9 horas desta terça-feira (30) uma solenidade em homenagem a Tiradentes, o alferes de cavalaria Joaquim José da Silva Xavier, patrono das Polícias Militares do Brasil, como parte das comemorações dos 194 anos da PMBA, na Vila Policial Militar do Bonfim (VPMB).

12. Na programação haverá a entrega da Medalha do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica e da Medalha do Mérito Policial Militar a 259 militares e personalidades que tenham prestado relevantes serviços à sociedade e à corporação.

13. O evento contará com a presença do governador do Estado, Rui Costa, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante geral da PM, coronel Anselmo Brandão, além de oficiais e praças da instituição, comunidade em geral, entre outros convidados.

14. O líder da oposição, vereador Sidninho (Podemos), em sessão plenária na tarde desta segunda-feira (29), cobrou resolução da Embasa para o mau cheiro oriundo do canal da Avenida Lucaia, que assola os moradores dos bairros adjacentes, como Vale das Pedrinhas, Santa Cruz Nordeste de Amaralina, Rio Vermelho e Horto Florestal, bem como transeuntes e motoristas.

15. Segundo o dirigente, diversos ofícios foram enviados pelo seu gabinete em busca da solução do problema que, conforme ele é antigo, e nenhuma resposta lhe foi dada.

16. “Um problema como esse, em uma Avenida como a Lucaia, não pode continuar sendo ignorado pela Embasa. Uma resposta precisa ser dada o quanto antes a essas comunidades que convivem diariamente com o forte odor dentro das suas residências e estão sendo obrigadas a fechar suas janelas por não suportarem o mau cheiro. 

17. Isso é uma afronta, inclusive, a todos que por ali são obrigados a passar diariamente”, desabafou o vereador, complementando que sua fiscalização não tem endereço marcado.

18. Com a meta de arrecadar duas toneladas de donativos, os Institutos Sabin, Bancorbrás e Cooperforte se uniram para promover, pelo décimo ano consecutivo, a “Campanha Boação”. Com mais de três mil pessoas ao longo desses anos, a edição de 2019 terá como tema central “Quando a temperatura diminui, a solidariedade aumenta”, focada na chegada do outono e consequente queda das temperaturas.

19. As ações terão início hoje (29 de abril). O Sabin receberá as doações em pontos de coleta distribuídos pelo Distrito Federal e em cidades como Franca, Ribeirão Preto, Campinas e São José dos Campos (SP), Luis Eduardo Magalhães e Barreiras (BA), Uberlândia e Uberaba (MG), Londrina (PR), Belém (PA), Maringá (PR), Palmas (TO), Anápolis (GO), Campo Grande (MS), Florianópolis (SC) e Manaus (AM).

20. A Câmara definiu os integrantes de dez frentes parlamentares que vão ampliar ainda mais os debates realizados pela Casa. O vereador Sérgio Nogueira (PSDB) vai presidir os colegiados em defesa da Tecnologia e Inovação como Solução para Desafios Globais e como Geradores de Modelos de Negócios Repetíveis e Escaláveis e de Fomento à Micro, Pequena e Média Empresa.

21. O vereador Henrique Carballal (PV) também comandará duas frentes: a que defenderá os Direitos dos Estudantes do Município de Salvador e o colegiado dedicado à Defesa dos Direitos do Torcedor.

22. A Frente Parlamentar em Defesa da Família será dirigida pelo vereador Ricardo Almeida (PSC) e o vereador Orlando Palhinha vai comandar o colegiado em Defesa dos Direitos Autistas.

23. O colegiado em Defesa dos Direitos dos Deficientes Físicos será presidido pelo vereador Joceval Rodrigues (PPS) e o que defenderá os Direitos da Pessoa Idosa ficará sob o comando do vereador Toinho Carolino (Podemos).

24. Já a Frente Parlamentar em Defesa do Comércio vai ser presidida pelo vereador Carlos Muniz (Podemos). A vereadora Cátia Rodrigues (PHS) cuidará da Frente Parlamentar Evangélica.